Qual a diferença entre queda e quebra do cabelo?

Conversamos com dermatologistas para entender melhor o que é um cabelo enfraquecido, que quebra com facilidade

A quebra e a queda do cabelo são duas condições diferentes, mas é super normal que a gente confunda um pouco as duas. Um cabelo enfraquecido, por exemplo, é um cabelo quebra com muita facilidade. Já a queda capilar pode acontecer por uma série de causas, que vão desde doenças autoimunes a pós-cirúrgicos.

O que é a quebra de cabelo?

Quando falamos de quebra de cabelo, queremos dizer que houve uma fratura da haste capilar. E por que um cabelo quebra? “Os fios se quebram quando sua estrutura está danificada, seja por falta de proteínas ou por excesso de procedimentos químicos”, afirma a Dra. Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

+ Você sabe qual o seu tipo de cabelo?

Por exemplo, alisamentos e descoloração agridem os fios e deixam eles mais fracos mesmo. A SBD-RJ afirma em seu site que esses tipos de procedimentos químicos “oferecem muita agressão aos fios, tornando-os frágeis e suscetíveis a quebra após qualquer mínimo trauma, como o simples ato de escovar.”

E é fácil notar o que é um cabelo enfraquecido, viu? É aquele cabelo mais fino, seco, com pontas duplas e que se quebra com muita facilidade.

+ Estresse pode causar queda de cabelo?

A Dra. Cintia Guedes ainda complementa, que alguns hábitos, como secar o cabelo com o secador também podem deixar os fios fragilizados. “O calor do secador e modelador retira a água dos fios e altera sua estrutura. Com isso, os fios ficam mais secos e mais suscetíveis à quebra. Use protetores térmicos se preferir secar e/ou modelar seus fios.”

Queda de cabelo

Primeiro, a gente precisa entender que há uma queda natural do cabelo. Ele nasce, cresce e “morre”, ou seja, cai. "A queda de cabelo considerada natural e aceitável fisiologicamente, é uma queda de 100 a 120 fios de cabelos ao dia, que corresponde aproximadamente a 10% do total capilar. Geralmente, quando o cabelo cai nessa quantidade não causa espanto, porque as pessoas se acostumam a queda corriqueira", explica a Dra. Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

+ Xampu a seco: é bom pra todo mundo?

Uma queda considerada excessiva costuma passar dos 150/200 fios por dia, podendo chegar a 600 fios em determinadas condições. E as causas são variadas, como já te contamos aqui no blog, e precisam ser investigadas por um médico.

“A queda dos fios acontece por falta de nutrientes, estresse ou algum processo que altere o ciclo capilar, como cirurgias, medicamentos e pós-parto, por exemplo”, aponta a Dra. Cintia Guedes.

E como perceber se meu cabelo está caindo ou quebrando?

É fácil! A quebra não acontece na raiz do cabelo e ocorre quando o fio está enfraquecido. Se você pegar um desses fios, vai notar que ele está partido, provavelmente com tamanho diferente dos demais.

+ Lavar o cabelo com água quente faz mal para os fios?

Já quando ocorre a queda, você consegue ver um pontinho branco em uma das extremidades do fio, o bulbo capilar.

Cabelos enfraquecidos

E um cabelo enfraquecido cai mais ou quebra mais? A Dra. Cintia Guedes é direta: “O cabelo fraco tende a se quebrar mais.”

Para manter os fios fortes, valem as dicas: evitar lavar os cabelos com água muito quente, investir em um cronograma capilar, evitar o uso excessivo de secador/modelador de cabelo, evitar químicas constantes nos fios, ter uma alimentação adequada e balanceada, além de apostar em um protetor solar específico para os fios se for se expor ao sol.

+ 5 coisas que aprendi com minha transição capilar - por Luane Dias

Qual a rotina ideal para evitar que os cabelos fiquem quebradiços?

A Dra. Cintia dá as dicas:

  • Lave os cabelos com água morna ou fria 3x por semana (essa frequência pode mudar de acordo com hábitos pessoais);
  • Use produtos próprios para seu tipo de cabelo;
  • Invista em um cronograma capilar;
  • Prefira secar os cabelos naturalmente;
  • Use protetor térmico se for secar ou modelar os fios;
  • Evite químicas em excesso: por exemplo, quem tinge ou descolore os fios deve evitar as progressivas;
  • Use protetor solar para os fios se for ficar exposto ao sol;
  • Evite pentear os cabelos muitas vezes ao dia;
  • Use óleos para diminuir a perda de água dos fios.

Tônico Antiqueda

O Tônico Antiqueda é um tônico feito para reduzir a queda de cabelo e estimular o crescimento dos fios, sem incomodar ou pesar o couro cabeludo, além de proporcionar fios mais fortes e encorpados, e menos quebradiços.

Sua fórmula possui baicalina e extrato de alcaçuz, poderosa combinação de ativos antiqueda e estimulantes de crescimento, além da biotina, para que os fios cresçam fortes e o pantenol, que atua fortalecendo a barreira cutânea do couro cabeludo. Ah, e ele também pode ser usado na barba, viu?

E aí, que tal incluir o Tônico Antiqueda na sua rotina?

Voltar para o blog