cravo preto

Qual é a diferença entre o cravo preto e o cravo branco?

O cravo preto é sujeira? Qual é a diferença entre cravo preto e cravo branco? E como eliminar cada um sem precisar espremer? Dra. Monalisa Nunes ensina.

O que será que tantos vídeos de extração de cravos e espinhas na internet contam pra gente? Sim, que há um prazer coletivo em assistir a extração deles por profissionais. Quando se fala em cravo, porém, em casa, é difícil resistir ao conselho de não espremer: eles saem de forma bem fácil e indolor. A vontade de cutucá-los com os dedinhos fica ainda maior quando lembramos que corre por aí que cravos pretos são, na verdade, sujeira acumulada nos poros. Mas é isso mesmo?

cravo preto

O que é o cravo branco?

Vamos começar pelo básico: cravos, também conhecidos por comedões, são aqueles pontinhos brancos na pele que aparecem quando há excesso de produção de sebo na pele. Esse excesso de sebo entope os poros e, com isso, se forma o cravo.

"O cravo branco nasce embaixo da pele mesmo, não embaixo de um poro, então ele acaba ficando branquinho porque ao crescer, ele vai esticando a pele, e assim você consegue ver um pouquinho do sebo que está acumulado ali embaixo", explica Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

+ Quais são os graus de acne e quais os tratamentos para cada um?

O que acontece quando o cravo fica preto?

Por sua vez, o cravo preto tem a mesma causa do cravo branco, só que ele nasce num poro aberto. Ele ganha essa coloração por ter contato direto com o oxigênio, causando uma reação química, a oxidação, que o deixa com a pontinha preta.

Ou seja: os dois são cravos, iguaizinhos. Apenas a cor muda: um é o cravo aberto (preto), e o outro o cravo fechado (branco).

Como tirar cravos?

Segundo Dra. Monalisa Nunes, o tratamento dos dois cravos é parecido. A diferença é que o cravo preto é mais fácil de ser extraído por estar num poro, já aberto.

"Dermocosméticos são ótimos para eliminar cravos, eles ajudam muito", afirma a dermatologista, citando o ácido salicílico e ácido glicólico como dois ingredientes excelentes para se livrar dos cravos sem precisar espremer nada.

+ Estresse também causa acne: por que acontece e como tratar

Eles ajudam nessa eliminação ao promoverem uma esfoliação química da pele. Assim, essa esfoliação suave, eles eliminam o excesso de sebo, queratinização e células mortas da pele, não só eliminando os cravos como evitando que eles se formem. Por sua vez, o ácido salicílico, sendo um BHA, também consegue penetrar nos poros dissolvendo o sebo ali acumulado. Assim, ele ajuda a e eliminar os cravos.

E aquelas fitinhas no nariz, funcionam?

Dra. Monalisa Nunes, porém, afirma que aquelas fitinhas de remoção de cravos do nariz até podem ajudar em sua remoção, mas ela não recomenda seu uso: "Acho o processo muito agressivo, especialmente no nariz, onde os cravos são muito pequeneninhos. Nestes casos, recomendo uma limpeza de pele mesmo.

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

causas das espinhas

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Lembrando sempre: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? ;)

Voltar para o blog