Dicas simples (e de graça) para você incluir na sua rotina de skincare

Quer deixar sua rotina de skincare ainda mais poderosa? Esses truques são simples e não custam nada - e você pode começar hoje mesmo!

rotina de skincare

Quando falamos em cuidado com a pele, a palavra rotina pode denotar algumas coisas. A primeira, é algo pré-estabelecido, uma fórmula única para todo mundo. Rotinas de skincare, porém, são muitas: depende do seu tipo de pele, dos seus objetivos, e do quanto tempo você tem/quer ter para ela. Outra coisa: podemos pensar também que os cuidados com a nossa pele são restritos àqueles 10 (ou cinco, ou 15) minutos que você passa na frente do espelho passando seus cosméticos. A palavra rotina, quando se fala em pele, deve dar a pista apenas de que aqueles passos devem ser feitos com consistência.

+ Afinal de contas: qual é a ordem certa da sua rotina de skincare?

Cuidar da pele é algo igualmente amplo e variado, e pequenos truques podem te ajudar a tirar ainda mais proveito dos produtos que você usa na sua pele. Significa fazer sua rotina maior? Não, nada disso: significa você inserir alguns truquinhos simples (e que não custam nada!) para potencializar o efeito de tudo o que você usa. Quer ver?

Aquele restinho de produto que fica na sua mão? Tem uso!

Sabe quando você está passando seus cosméticos e um pouquinho fica na sua mão - seja tônico, sérum ou hidratante? Tire proveito dele também! Pegue as mãos ainda com produto e vá espalhando-os pelo pescoço, ombros e colo - há dermatologistas que indicam até passar até ali logo abaixo do peito. Igualmente simples: esfregar as mãos uma na outra, para expandir o tratamento para as costas das mãos também, que nunca recebem tanta atenção quanto o rosto. "Mesmo que a gente hidrate a região com cremes para as mãos, no geral eles são só hidratantes. A gente usa produtos muito bons paro rosto, aproveita e usa nas mãos também! Sabe aquele restinho mesmo, que a mão ainda fica escorregando? Passa uma mão na outra e pronto", ensina Julia Petit.

+ 7 regiões do corpo em que você pode usar seu Tônico Renovador

Uma massagem facial descomplicada amplia o efeito do seu hidratante - e ainda relaxa!

Com os movimentos e pressão equilibrados nos dedos e palmas das mãos, você consegue, com uma boa massagem facial, estimular a circulação sanguínea e de oxigênio (o que dá aquele gás na produção de colágeno), promover uma drenagem linfática que vai desinchar seu rosto e ressaltar seu contorno facial (sem maquiagem!), e relaxar a tensão muscular, além de dar aquele viço na pele e ajudar na diminuição de sinais. Lembra que a Julia já ensinou pra gente como fazer uma massagem facial específica para ampliar ainda mais os efeitos do Antioxidante Hidratante? Então? Mãos à obra ao rosto!

Aliás, como você toca sua pele é parte integral do skincare

Entre as tantas dicas valiosas de Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, uma é tão simples e fácil de se lembrar sempre: é preciso delicadeza na hora de manipular a nossa pele.

"Usar muita força na hora de lavar a pele, como se você estivesse lavando uma peça de roupa, não é legal", continua Dra. Monalisa Nunes. Os movimentos devem ser circulares e delicados para fazer a limpeza da pele. "Isso evita irritações, vermelhidão e até ressecamento", ela conta.

Usar força demais ao lavar o rosto, por exemplo, pode causar um atrito em excesso na pele, que por sua vez abre caminho para um quadro de irritação. "Se o sabonete é esfoliante, é ainda pior: ele pode fazer microfissuras na pele, deixando-a mais sensível e até predispô-la a infecções", segue a dermatologista. "Além disso, você acaba retirando demais os óleos naturais da sua pele, que são importantes para a sua barreira protetora e sua saúde. Movimentos muitos bruscos aumentam a permeação do sabonete, e ele acaba ficando mais potente do que ele deveria ser. Isso não é necessário."

Lavar o rosto com água fria

A gente já falou aqui sobre como a água quente não é amiga da sua pele, por isso que tal trocá-la pela fria? Ela ajuda a diminuir a vermelhidão (o que é bem-vindo especialmente para quem tem rosácea) e o inchaço da pele, não agride sua barreira protetora e não sensibiliza a pele como a água quente pode fazer. Para quem tem acne, a água fria é uma boa aliada, já que a água quente pode incentivar sua pele a produzir ainda mais óleo. Ah, e a água fria pode ajudar a deixar sua pele até mais viçosa, sabia?

Não consegue lavar o rosto com água fria, especialmente no inverno? A água morna ainda é melhor para a sua pele do que a água quente.

Aqueles cinco minutinhos de ouro da hidratação

Sabia que hidratar a pele logo depois de lavá-la ou sair do banho (claro, seguindo a ordem de uso dos produtos que você usa) potencializa a hidratação da sua rotina de skincare? É que nesse período sua pele ainda está úmida e recebe melhor o hidratante.

Sim, o sono impacta sua rotina de skincare

Nós já falamos muito aqui sobre a importância do sono e como ele afeta diretamente a aparência e saúde da sua pele, por isso ter mais carinho com seu momento do sono é importante também. É durante o sono que sua pele capricha na renovação celular. Mas há mais benefícios ainda em um sono regulado: quando dormimos, nosso corpo produz a quantidade certa de hormônios que precisa, como a melatonina e GH (hormônio do crescimento), prevenindo o envelhecimento da pele. Sem qualquer interferência de uma produção alterada desses hormônios, a pele, por sua vez, consegue repor ativamente suas células de colágeno e elastina, que são naturalmente produzidas pelo nosso organismo enquanto estamos dormindo.

Alimentos que podem ajudar a manter a pele saudável

Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, completa: "A desidratação da pele que acontece com o sono desregulado e o cansaço também são um fator que influi no surgimento de linhas finas, já que ela acentua as linhas finas da pele". Isso sem falar que o sono em dia evita olheiras e inchaço.

+ Pele cansada: 5 efeitos do cansaço na sua pele

Toalhas, pincéis e esponjinhas sempre limpos: essencial para a saúde da sua pele!

Ainda na listinha de truques que não custam nada na sua rotina de skincare está sempre manter suas toalhas, pincéis de maquiagem e esponjinhas limpos, para evitar a proliferação de bactérias e acúmulo de sujeira que podem entupir seus poros ou até infeccionar sua pele também. "Fazer o skincare com as mãos limpas também minimiza o risco de infecções e acne", acrescenta Dra. Monalisa.

+ Você lava frequentemente suas ferramentas de skincare e maquiagem?

Você e sua pele: uma relação de atenção e cumplicidade

Prestar atenção nas reações da sua pele, e como ela sinaliza para você o que pode estar errado ou simplesmente precisa de um ajuste - tanto na sua rotina de skincare quanto nos seus hábitos é tão importante quanto bons produtos. E isso vale para a alimentação: Julia conta que bebidas alcóolicas geralmente atacam sua rosácea, assim como queijos: "Então sei que se eu tomar alguns drinks no fim de semana, vou acordar segunda-feira com algumas bolinhas no rosto", ela diz.

+ Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor

"Não é nada grave porque foi um dia só, mas sei que é da rosácea, do que eu bebi, então sei o que fazer no dia seguinte. Porque rosácea às vezes pode ser confundida com espinhas, só que já entendi que é uma reação que sempre acontece. Quando como queijo, por outro lado, tenho espinhas no nariz, perto da boca, vem da lactose", segue Julia, que faz questão de frisar: "Sei que vou continuar comendo porque eu amo queijo, mas sei também que no dia seguinte vou ter uma espinha. São aquelas coisas que a gente já reconhece a reação do corpo quando faz. E não necessariamente a gente para de fazer as coisas. Eu não to nem aí se vai ter espinha, eu gosto mesmo é de comer o queijo e tomar uma caipirinha de vez em quando!", ela ri. "É bom ter esse relacionamento de entender a reação da sua pele e saber que vão ter coisas que vão dar uma reação, e como você pode conviver com elas".

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!