A importância de demaquilar a pele

Sabe por que é tão importante tirar a maquiagem da sua pele - e mais ainda com delicadeza?

Tá, a gente já sabe muito bem: uma pele bem cuidada é essencial para que a nossa maquiagem fique ainda mais linda. A gente sabe também que preparar essa pele antes de entrar com a maquiagem também é um passo fundamental para o sucesso. Outra coisa que já ouvimos tanto?

Tem que tirar toda a maquiagem no fim do dia (ou antes de dormir)

Você pode não lembrar exatamente onde, mas com certeza já ouviu o conselho vindo de mil lugares: é fundamental demaquilar sua pele após um dia ou noite inteiros usando maquiagem. Será que é exagero? Frescura? Não, é coisa séria mesmo.

"Retirar a maquiagem antes de dormir é um dos passos mais essenciais do seu cuidado com a pele", afirma a Dra. Monalisa Nunes. "A maquiagem tem substâncias que não foram feitas para serem absorvidas pela pele ou para ficarem sobre ela por longos períodos", explica a dermatologista, alertando sobre as consequências de teimar em não tirar sua maquiagem, como o envelhecimento precoce: "É que além da maquiagem, a gente ainda tem toda a poluição do ambiente que foi acumulada na pele durante o dia (ou noite). Além disso, muitas das maquiagens, especialmente as que as brasileiras usam, acabam sendo muito oleosas, oclusivas - ou seja, elas formam uma capa sobre a pele, que impede sua oxigenação adequeada e entope os poros. Esse entupimento de poros, por sua vez, gera as famosas espinhas e cravos."

Mas não acaba por aí: a Dra. Monalisa cita ainda dermatites e até manchas de pele podem surgir quando você não tira toda a sua maquiagem. "É bem comum. Às vezes a pessoa pode ter uma sensibilidade a algum componente da fórmula, que acaba irritando a pele, e acontece de depois a pessoa pegar Sol e acabar com uma dermatite de contato, que pode resultar numa mancha - especialmente em peles mais pigmentadas, como morenas e negras", explica.

"Durante o período da noite, nossa pele regenera com uma velocidade maior. Deixar a pele suja, obstruída, impede esse processo. A própria oclusão que acontece quando deitamos nosso rosto no travesseiro facilita todos esses quadros. Por isso é essencial limpar a pele antes de dormir", atesta.

Ah, mas e a "máscara do dia seguinte"?

Sabe aquela máscara meio embolotada, borrado, que dá um visual ótimo no dia seguinte da maquiagem? Então: é melhor aprender a fazer o visual sem dormir de maquiagem. É que a Dra. Monalisa faz questão de ressaltar o perigo de se dormir com maquiagem especificamente na região dos olhos: "Muita gente tira a maquiagem da pele e fica com preguiça de tirar dos olhos, para já acordar com rímel. Pego vários casos assim no meu consultório. Isso pode causar infecções, terçol, conjuntivite e dermatites nas áreas dos olhos... É bem comum mesmo", avisa.

Julia Petit complementa: além de todos esses perigos, dormir de rímel resseca seus cílios, além de quebrá-los, deixando você com os fios bem curtinhos com o passar do tempo.

"Os passos de limpeza são os mais importantes da nossa rotina de skincare", ela diz, reforçando os conselhos da Dra. Monalisa: "Aprender que a gente precisa limpar a pele com produtos específicos para ela e tirar resíduo é o básico, é o chão do cuidado com a pele, sabe?", segue Julia. "Se você usa produtos de maquiagem ou protetor solar, você precisa retirar esse resíduo da pele depois, ou é como se você tivesse acumulando lixo sobre ela. Até porque se você ama maquiagem, ter uma pele limpa, bonita, hidratada e bem cuidada é importante para a próxima maquiagem ficar linda também: a aderência da base, do blush, do corretivo, da sombra, tudo fica melhor", ensina.

Como remover sua maquiagem

Tá, é super importante tirar a maquiagem. Mas tão importante quanto saber isso é entender que o passo não deve perturbar ainda mais sua pele: "Você precisa de um produto que vai fazer isso suavemente, e depois você precisa lavar o rosto para tirar os resíduos que seu demaquilante pode ter deixado", diz Julia, que explica ainda as vantagens de usar um demaquilante com óleo em sua formulação, como nosso Bálsamo Demaquilante: "Junto com a retirada da maquiagem e do filtro solar, ele também vai desobstruir seus poros e tirar resíduos de poluição."

Um segredo para tirar sua maquiagem sem agredir sua pele é ter calma e paciência. "Você tem que se dar o tempo de massagear essa maquiagem, de derreter o rímel... Não fica tímido com medo de borrar, vai borrar tudo mesmo!", brinca Julia. "Depois do borrão você tira tudo com o seu limpador."

É importante entender que você não precisa ficar esfregando seu rosto com força usando algodão ou toalha. Basta derreter sua maquiagem. Aliás, o ideal é usar as mãos mesmo para demaquilar."

Julia Petit

Lavar o rosto depois? Sim!

A importância de se lavar o rosto depois de demaquilar sua pele é simples: você pode até ter a impressão de que sua pele ficou limpinha apenas com o demaquilante - seja ele do formato que for, até em lencinhos, mas um sabonete facial não tem capacidade de tirar certos tipos de produtos mais pesados. "Ele tira maquiagem leve, mas não maquiagem à prova d'água ou protetores solares mais pesados. Para tirar uma base de longa duração, por exemplo, você precisa de mais do que apenas lavar o rosto com seu sabonete facial." Ou seja: limpar seu rosto logo após demaquilar é um passo natural, quase instintivo mesmo, para uma limpeza completa da sua pele.

Para deixar sua pele mais limpa ainda, você pode entrar ainda com o tônico facial. Sua toalhinha saiu bem limpinha? Sinal de que o trabalho está feito!

O equilíbrio, esse lindo!

Como sempre falamos aqui na Sallve, nossos produtos prezam pelo equilíbrio, um fator tão importante para a nossa pele, mas que pode facilmente ficar em segundo plano: no caso do nosso Bálsamo Demaquilante, esse equilíbrio acontece com a entrega da retirada das maquiagens mais pesadas mas ao mesmo tempo transformando esse passo em mais um passo do tratamento da sua pele. Nosso Bálsamo Demaquilante hidratada, limpa os poros e cravos, ajuda a repor sua barreira lipídica e, graças aos ômegas de sua fórmula, tem ação antioxidante.

"Ele não é só um produto que você passa para arrancar na sua maquiagem: ele pode ser uma parte do seu tratamento também. É como se você tivesse incluindo mais passos dentro de um só: você pode estar demaquilando e ao mesmo tempo hidratando sua pele, aplicando um antioxidante junto com esse produto", explica Julia.

E aí: que tal incluir nosso Bálsamo Demaquilante na sua rotina de skincare?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading