Turnê Sallve: Rio Grande do Norte

Turnê Sallve: Rio Grande do Norte

A Turnê Sallve chegou no nordeste do Brasil e a nossa parada é no Rio Grande do Norte.

Sentiu falta da Turnê Sallve na semana passada? Nós também! Mas esse intervalo durou pouco e cá estamos em uma nova parada virtual, no Nordeste. Hoje vamos conhecer mais um pouquinho das peles do Rio Grande do Norte. Bora?

As nossas anfitriãs são a cantora Daniela Cruz e a motociclista Gabriela S. Ourique. E é a Gabi que nos antecipa como é o clima do RN: "Natal é muito quente, é muito úmido e você sua muito. A gente vive no Nordeste, um lugar onde o sol é beeeem cruel".

Contamos também com a participação das convidadas Anna Luiza, a Dani Ferreira, a Gabriele Negreiros, a Heloísa Helena, e a Iza Freitas. Um time ótimo e com um sotaque delicioso.

Capacete: pele que sofre

No começo desse ano a gente conversou aqui no blog da Sallve sobre os efeitos da poluição na pele, lembra? Esse é um dos fatores que deixam a pele mais suscetível aos danos dos radicais livres e como consequência, o envelhecimento precoce. E a Gabi Ourique sabe bem que o cuidado é fundamental. "Eu sou motociclista e meus cuidados com a pele começaram por ai: porque andando de moto e viajando de moto, tem muito vento e muitos poluentes. A minha vida é 90% a minha moto e eu vivo de capacete e suo muito, até meu cabelo sente muito".

"O grande diferencial pra cuidar da minha pele foi a moto, porque com pele oleosa, abafada com o capacete no sol de Natal, não é brincadeira. A minha pele é oleosas daquelas que no fim do dia dá pra fritar coxinha e pastel. Eu já tinha espinha e comecei a ter mais e doloridas. Foi quando comecei a ter essa necessidade de cuidar da pele".

Receitas caseiras

Vamos falar a verdade: to-do mundo tem uma receitinha de cuidados com a pele ou a cabelo feito em casa, misturando ingredientes - nós também temos os nossos, viu? Mas vamos combinar uma coisa? É importante a gente saber o que a gente está aplicando sobre a pele, porque não é por ser natural que signifique que vai dar tudo certo, viu?

"Tudo o que vocês imaginarem de receita caseira eu já taquei na pele: ás vezes dava muito certo e ás vezes dava muito errado. Estou sempre pesquisando e como sou bióloga o grande diferencial par mim é que a marca investir em produtos que sejam sustentáveis também", conta a Gabi. E ela tem uma dica ótima pra quem não segue a rotina à risca: "Sou muito negligente comigo mesma, então coloquei um dia que é o meu dia do skincare, faço máscara de argila". A Gabi contou ainda que uma das receitas que a sua dermatologista baniu da sua vida é a esfoliação com mel e açúcar, para evitar entupir os poros.

Essa é a praia também da Isa Freitas. "Eu sou entusiasta de skincare desde novinha, de receitas caseiras, máscaras, argilas. Eu comecei recentemente a investir e a Sallve tem um grande pedacinho no meu coração.
Sempre fiz receitinhas pra acabar com a oleosidade, nem me preocupava em hidratar a pele, só em tirar a oleosidade. E chega num momento que a pele ainda tá oleosa mas tá ressecada e você diz: o que eu tô fazendo de errado? Comecei a pesquisar hidratantes e comecei a sentir uma melhora enorme quando comecei a limpar, hidratar, aplicar uma máscara uma vez por semana, esfoliante. Quando comecei a adotar uma rotina mesmo, melhorou muito. Sempre tive mais oleosidade e cravinho - espremo mesmo".

A Dani Cruz também faz parte desse time: "eu gosto muito de óleos essenciais porque tem as propriedades aromaterapeuticas também".

Hidratação, hidratação e hidratação

A Dani Cruz ama uma água termal, assim que sai do banho passa no rosto, e a usa também após a higienização da face, substituindo o tônico. "Outra coisa que tenho muita atenção é de sempre usar protetor solar. Há uns dois anos tento reduzir a maquiagem. Eu era bem descuidada e ás vezes dormia com maquiagem. Comecei a querer cuidar mais da pele da face e o protetor solar vem sendo o meu melhor amigo, junto da água termal", nos contou

"A minha relação com a pele já está tão incorporada na minha rotina. Eu sou a louca dos hidratantes porque a minha pele é muito seca".

Dani Cruz

Sabe aquela turma que tem uma preguiiiiiça de passar o hidratante corporal? A Dani é exatamente o contrário: "Saio do banho e passo hidratante. É um hábito que já tenho há muitos anos", conta ela. Tenho também a pele sensível, quando eu viajo, a minha pele, nossa senhora, por questões do clima e tudo mais, fica muito sensível. Aqui eu sinto menos", disse a Daniela Cruz.

Entender a nossa pele

A gente repete, repete e não cansa: mas tudo faz muito sentido quando a gente começa um processo de auto-conhecimento. É a tal história de ouvir a nossa pele, aprender a conversar e principalmente a interpretar o que o nosso corpo nos diz. A Anna Luiza passou por esse processo e nos conta:

"Eu e a minha dermatologista sempre víamos a minha pele oleosa porém há cinco anos eu a percebi mista. A maioria deve já deve ter vivenciado essa indústria da beleza de esconder os poros, mascarar expressões. Esse tipo de coisas que estou avaliando e tentando entender melhor essa relação. Eu usava muita make pra disfarçar, esconder tudo, matizar, deixar com cara plastificada, de boneca, que já não me agrada tanto".

"Hoje a minha vivência é entender que a minha pele é mista, tem um viço e tem um brilho porque é uma parte viva do meu corpo e tudo certo".

Anna Luiza

A Anna tem também uma história com a acne, assim como muitas mulheres. "Já tive muito problema com acne na adolescência e também acne adulta por vários fatores somados a SOP - síndrome de ovários policísticos - e tá muito recente, esse receio da acne adulta voltar, tentar manter o controle".

Ouvindo a pele na quarentena

A Dani Ferreira, mais conhecida como OxiDany, é fotógrafa, ama praia e assim como tanta gente, passou a prestar mais atenção na sua pele durante esse período em casa. "Foi nessa quarentena que comecei a cuidar mais da minha pele, olhar vários tutoriais. A minha pele é seca e aveludada, nunca tive nenhuma espinha. Esses anos comecei a consumir conteúdos de algumas influenciadoras e comecei a pesquisar. Usava muita maquiagem por conta do trabalho, pra fotografar evento. Eu percebia que quando não limpava bem a pele, ficava irritada, principalmente na testa. Tenho me interessado a cada dia mais porque senti algumas diferenças desde que comecei a me cuidar".

Cuidado que se passa pra frente

A Gabi Negreiros é a irmã que todo mundo aqui já sonhou em ter ao seu lado. Ela pesquisa, se informa, testa os produtos e todo esse conhecimento ela leva também para as peles da irmã e da mãe. Muito amor.

"Eu sempre tive a pele muito sensível e desde sempre sou amiga da dermatologista. Eu sou a que mais cuida da pele aqui em casa. Sempre tive muita espinha e foliculite, se eu usar uma roupa mais apertada já me dá uma irritação. Eu usava muitos ácidos e via que piorava, então aprendi que se eu usasse um hidratante e não um produto para descamar, ela ia melhorando. Eu entendo que a minha pele é acneica e em alguns pontos oleosa".

Tenho uma irmã de 15 anos e uma mãe de 40: eu testo, vou testando nelas e o conhecimento, que eu não tive, vou repassando para elas. Esse cuidado eu passo pra todo mundo.

Gabi Negreiros

Dedicação

A gente vai aprendendo com o tempo (alguns antes, alguns mais tarde) que a nossa relação com a pele é feita, em primeiro lugar, com a dedicação. Não é com um efeito imediato que vemos o resultado na pele: é no dia-a-dia, na rotina. E a Heloísa Helena se deu conta desse processo muito cedo:

"Eu sempre precisei tratar muito por ter uma pele extremamente sensível. Eu e minha irmã de 14 anos temos esse cuidado desde cedo, sempre usamos protetor e isso passou a carretar o uso de outros produtos, como um esfoliante. A minha pele é mista muito mais pra seca. E a minha pele precisa de dedicação, precisa lavar, precisa de tônico e de hidratar. Se eu não fizer isso, eu percebo a região dos olhos seca até a descamar".

E a Anna junta mais uma dedicação: "Sinto a necessidade de usar sempre um balm labial, assim como mantenho a saúde da minha pele faço o mesmo com os lábios".

Fique de olho aqui no blog da Sallve: a nossa turnê continua na semana que vem ;)

Voltar para o blog