Dermatologista indica receitas caseiras de cosméticos

Em busca de receitas caseiras para a pele? A Dra Liliana Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve, tem boas dicas!

Quem acompanha os nossos textos aqui no blog da Sallve já sabe que uma das melhores lições que podemos levar para a nossa vida (e de consequência para a nossa autoestima e pele) é a de encontrar e valorizar um tempinho só nosso. Ainda mais nesse momento em que o mundo freou bruscamente e que quem pode, fica em casa - trabalhando em home office, se desdobrando em mil pra dar conta do tranco ou se re-inventando.

É importante ter um momento para um banho tranquilo, para uma máscara, uma esfoliação, uma massagem facial (um auto-carinho que faz um bem danado)... É um luxo que não precisa custar caro. Você pode até mesmo preparar algumas receitas em casa. Mas calma lá. Nada de misturar ingredientes a caso ou seguindo uma receita que a amiga da amiga disse que deu certo.

Rocknwool / Unsplash

"Tente achar um local gostoso, escolha uma música, borrife um aroma de lavanda e comece seus cuidados", inicia a Dra Liliana Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve.

Antes de começar...

"O segredo para não haver intercorrência, são algumas regras simples, tais como:
1. entender se algum daqueles ingredientes pode reagir com a pele,
2. não se expor ao sol quando aplicar uma máscara,
3. preparar a máscara e logo utilizá-la,
4. não reaproveitar jamais a receita, pois são itens naturais, sem uso de conservantes, que se não utilizado de imediato podem se contaminar com microorganismos indesejáveis.
5. Não abusar do tempo da máscara em contato com a pele ou cabelos".

Hidrate a pele do rosto

"O iogurte com mel é uma ótima opção, já que o iogurte é rico em lipídeos e o mel tem propriedades antissépticas", ensina a Dra Liliana. O mel, aliás, é um grande amigo de quem tem pele mista. O mel é umectante e antibacteriano, cheio de minerais e vitaminas. Hidrata, equilibra e ajuda a tratar possíveis espinhas. 

Escalda pés

Sabe aquele dia que você tá pra baixo, com cólica ou que precisa de um carinho mas está sozinho em casa? Escalda pés!

A prática, que tem origem na antiga medicina chinesa, serve para irradiar o bem estar para o corpo inteiro: isso porque os nossos pés têm 72.000 terminações nervosas. O escalda pés nos faz relaxar e você pode também hidrata-los ao mesmo tempo. A dica da dermatologista é a de após o escalda pés (que você pode fazer com água e sal grosso junto de chá de camomila), aplicar óleo de coco e proteger os pés com filme plástico.

Nos já falamos aqui sobre o óleo de coco, lembra? Ele é muito conhecido por suas funções hidratantes, principalmente, para a pele seca e é por isso que é perfeito para hidratar os nossos pés. Mais: ele é eficaz no tratamento de eczema, irritação cutânea que pode causar diferentes tipos de lesões, preservando a barreira natural da pele, promovendo a cicatrização e a integridade do tecido.

Tire o esmalte

Outra dica da Dra Liliana é a de "retirar o esmalte das mãos e aproveitar para hidratar suas unhas com óleos do tipo o de melaleuca".

Conhecido também como Tea Tree Oil, o óleo de melaleuca tem propriedades antissépticas e antibacterianas e pode ajudar a curar infecções por fungos nas unhas.

Bolsas sob os olhos

"Faça compressas de chá de camomila para suavizar as bolsas e o cansaço dos olhos", ensina a dermatologista. A compressa gelada atua como anti-inflamatório, reduzindo a constrição dos vasos sanguíneos da região.

Orientações e contra indicações

Cítricos: “Não use limão. Ele mancha a pele em contato com o sol. É um ingrediente fotossensível e perigoso”, adverte a Dra Liliana.

Sol: “Jamais aplique máscaras e vá para o sol. Muitos componentes se transformam em contato com a luz solar”.

Reação: "Para sua segurança teste no antebraço antes de colocar o produto no rosto, afinal, apesar de ingredientes conhecidos a mistura foi elaborada em casa e não foi testada!

Fazer e guardar? “Faça a receita e utilize na mesma hora. Em contato com o ar, as matérias-primas, ainda mais as caseiras, podem oxidar ou se contaminar".

Máscaras: "Não abuse do tempo. Não fique mais de 20 a 30 minutos com ela no rosto”.

Esfoliação: Se esfoliar, que seja de uma a duas vezes na semana e não esqueça de hidratar depois.

vamos conversar?

buscar

sua sacola

  • Loading