De uns tempos para cá, o óleo de coco virou um ingrediente sensação: é bom para o cabelo, para reduzir o colesterol, fortalecer o sistema imunológico. E, é claro, que também seria um grande aliado da pele. Mas será que é realmente positivo incluí-lo na sua rotina de skincare? O que já podemos adiantar é que, sim, ele apresenta algumas vantagens. Porém, há ressalvas.
Como você já deve imaginar, o ingrediente vem do coco, mais precisamente de uma árvore chamada Cocos Nucifera L. O óleo virgem é extraído do leite de coco, é incolor e tem em sua composição ácidos graxos de cadeia média, como o ácido láurico (45-56%), o mirístico (16-21%), o palmítico (7,5-10%), o caprílico (4-10%) e o cáprico (4-8%), todos facilmente metabolizados pelo organismo.
Crédito: Jonas Ducker/Unsplash
É antibacteriano e antifúngico?
Entre os ácidos graxos presentes no óleo de coco, está o ácido láurico, que tem propriedades antimicrobianas, ajudando a proteger de uma possível contaminação por bactérias ou fungos. A aplicação do composto diretamente na pele pode impedir o crescimento desses microrganismos.
Um estudo da Universidade de Michigan testou as propriedades antibacterianas de 30 tipos de ácidos graxos contra 20 bactérias diferentes. O ácido láurico foi apontado como o mais eficaz em bloquear o crescimento de bactérias.
Além disso, o ácido cáprico - também encontrado no óleo de coco, só que em menor grau – demonstrou em pesquisas que tem propriedades antimicrobianas potentes, sendo capaz de inibir o crescimento de certos tipos de fungos.
Tem propriedades anti-inflamatórias?
Sim! Alguns estudos já demonstraram que o óleo de coco apresenta propriedades que combatem inflamações na pele, causadas por dermatites, e também alivia as dores causadas por essas lesões.
Hidrata a pele?
Sim, o óleo de coco é muito conhecido por suas funções hidratantes, principalmente, para a pele seca. Uma pesquisa feita nas Filipinas comparou os efeitos do composto ao óleo mineral, que é extraído do petróleo e muito usado em produtos para peles ressecadas. A surpresa? O óleo de coco é tão eficaz e seguro quando usado como hidratante.
Além disso, exatamente por essa propriedade, o composto se mostrou eficaz no tratamento de eczema, irritação cutânea que pode causar diferentes tipos de lesões, preservando a barreira natural da pele, promovendo a cicatrização e a integridade do tecido.
Crédito: Pexels
É bom para acne?
Talvez você já tenha lido por aí que o óleo de coco pode ser um aliado contra a acne. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia apontou que o ácido láurico (presente no óleo) pode matar a Propionibacterium acnes, um tipo de bactéria que leva ao desenvolvimento de acne inflamatória. O composto se mostrou mais eficaz até que o peróxido de benzoíla, que é um velho conhecido de quem tem pele acneica.
Tudo isso parece ótimo, né? Mas há uma ressalva importante. Apesar de ser riquíssimo em ácido láurico em sua composição, o óleo de coco é quatro na escala (de zero a cinco) de ingredientes comedogênicos. Dessa forma, ele faz parte daqueles que podem entupir seus lindos poros. Para quem tem pele oleosa e acneica, a combinação pode ser ruim.
Aplicar o óleo de coco direto na pele pode acabar gerando mais acne, caso você tenha propensão a isso. Porém, como tudo na vida, há exceções. Existem pessoas que reagem bem à aplicação do composto no rosto bem como não apresentam mais espinhas ou cravos por isso. O ideal é conversar com o seu dermatologista sobre o assunto.
Algumas referências e estudos usados para este texto
Crédito: Giphy
Why using coconut oil is one fad you should follow
Study: Coconut Oil As A Cure For Dry Skin
The Science Behind coconut oil
In vitro anti-inflammatory and skin protective properties of Virgin coconut oil
Health Effects of Coconut Oil-A Narrative Review of Current Evidence
Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils
Coconut Oil - Harvard, School of Public Health
The surprising benefits of coconut oil in skin therapy
Anti-inflammatory, analgesic, and antipyretic activities of virgin coconut oil
Tem dúvidas, quer saber mais ou sugerir algum tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!