Água terma: como funciona e quais são seus benefícios

Será que água termal funciona mesmo ou é só modinha? Aqui uma dermatologista explica por que ela é mesmo eficaz e quais são as melhores formas de usá-la.

De alguns anos para cá, a água termal virou um verdadeiro hit entre os amantes do skincare. Muita gente duvida que esse produto tão queridinho seja realmente efetivo e traga benefícios reais para a pele e cabelo, acha que é moda passageira. Mas será que é só mito mesmo?

Crédito: Pexels

O que é a água termal?

A água termal é originária de estações termais da França e é famosa por ser mais mineralizada que a água comum. “Pelo fato de possibilitar a melhora de estados inflamatórios e de irritação, esses reservatórios recebem ao longo do ano muitos pacientes acometidos por doenças dermatológicas, como a dermatite atópica e a psoríase, bem como quem busca tratamento, como pacientes com queimaduras”, explica a dermatologista Dra. Lívia Lavagnoli.

Os benefícios da água termal

Já deu para perceber que a água termal tem benefícios, e não são poucos não! Eis alguns deles:

  • É antioxidante, já que protege da ação dos radicais livres
  • Repara e acalma a pele, proporciona alívio pós-procedimentos, como peeling, barba e depilação
  • Ação refrescante, tendo ótimo efeito após exercícios físicos, por exemplo
  • Ameniza a sensação de queimaduras solares
  • Suaviza irritações e coceiras
  • Hidrata, sendo inclusive ótima também para os cabelos

Crédito: Pexels

A água termal não é mito

Para quem ainda tem dúvidas, a Dra. Lívia Lavagnoli reforça“Não é modinha, a água termal é conhecida no mundo inteiro e tem sua eficácia comprovada! Quando se sabe de seus benefícios e suas indicações, conseguimos usufruir de seus benefícios com consciência!”, afirma a dermatologista. 

Quer mais uma boa notícia? A dermatologista diz ainda que todo mundo pode se beneficiar do ativo: “Ela é bem-vinda em todos os tipos de pele, bem como nos cabelos, com intuito de hidratar!”, esclarece.

Como usar?

Crédito: Pexels

Com tantos benefícios, talvez você esteja curiosa (o) para saber como incluir a água termal em sua rotina de beleza. As possibilidades são muitas! Você pode, por exemplo, usar na preparação da pele para a maquiagem (por sua ação tonificadora), para refrescar a pele em dias muito quentes e repor minerais perdidos. 

É só borrifar, pelo menos 20 cm de distância do local desejado, na pele do rosto durante exercícios físicos, enquanto estiver na praia e sempre que achar necessário. Você pode usá-la também nos pós-procedimentos (dermatológicos). Em casos de queimadura da pele, ela também age como calmante e reparador. Nos cabelos, borrife logo após a lavagem. "Ela tem o poder de hidratar e devolver sais minerais!”, completa a dermatologista.

Ah, vale lembrar: não confunda a água termal com produto para limpar a pele. Essa não é uma de suas funções!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading