Skincare antes e após exercícios: o que é melhor para a pele?

Skincare antes e após exercícios: o que é melhor para a pele?

Atividades de alta intensidade pedem produtos que tragam mais hi-dra-ta-ção!

Todos sabemos que é preciso se exercitar, aliás, é essencial para a saúde! Mas como você cuida da sua pele antes e após o exercício físico? Essa dúvida de uma das nossas leitoras nos deixou curiosas e por isso resolvemos dividir a resposta com todo mundo.

Vida sedentária? 10 dicas para se exercitar 

Qual é a melhor rotina após a prática de exercícios físicos? Produtos mais pesados e hidratantes? E se eu for me exercitar pela manhã, lavo o rosto ou não? As dúvidas não são poucas. Então, vamos lá!

Lavar o rosto: 7 erros comuns que você pode cometer e como evitá-los

Exercícios e skincare: quais os cuidados?

A primeira dúvida talvez seja por que você deve ter cuidados de fato com a pele após se exercitar. A gente explica: a rotina é importante pois o suor possui um pH muito ácido, o que pode prejudicar o tecido cutâneo, gerando desidratação, irritação e até mesmo acne devido ao entupimento dos poros.

+ pH da sua pele: entenda sua função e sua importância

Com a palavra, a Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. "Essa rotina de cuidados ajudará a remover o suor e impurezas, controlar a oleosidade, reestabelecer o pH e auxiliar na recuperação e fotoproteção do tecido cutâneo, auxiliando assim na manutenção da saúde de sua pele”, explica.

Além disso, é importante tirar a roupa suada o mais breve possível, para permitir que a pele respire adequadamente, prevenindo o entupimento dos poros e o aparecimento de foliculite. Tomar banho muito quente e demorado também não é indicado, pois o hábito pode retirar a camada de proteção da pele, fazendo com que ela se torne mais ressecada. E ninguém quer isso, né?

+ A água quente não é amiga da sua pele

“Caso você sofra com irritação e vermelhidão da pele causada pelos exercícios físicos, uma boa dica também é lavar o rosto com água fria de duas a três vezes para acalmar a pele e fazer com que volte a coloração natural”, indica a Dra. Claudia.

“Caso sua pele fique vermelha ao malhar é interessante também que você procure por produtos que contenham ativos tranquilizantes, calmantes ou anti-inflamatórios em sua formulação, já que esses ingredientes relaxam o tecido e combatem irritações”, completa.

Exercícios de alta intensidade

Alô, galera do crossfit, da corrida e de todos os exercícios de alta intensidade! Atentas (os) aqui! Atividades que causem mais impacto requerem produtos que tragam mais hidratação e melhora da microcirculação, ok?

Pexels/ Scott Webb

Lembrando que a escolha do hidratante deve respeitar o tipo de pele de cada um: mais fluido e suave para peles oleosas e um pouco mais pesado para pessoas de pele seca. É bacana consultar um dermatologista para entender melhor o que a sua pele precisa.

+ Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor

Além disso, atenção aos antioxidantes. “Quem pratica atividade física mais pesada, sofre um processo de envelhecimento da pele mais acentuado, pelo estresse oxidativo que a atividade de alto impacto causa, além do consumo das bolsas de gordura, etc”, conta a Dra. Ana Carolina Sumam.

“Esses pacientes precisam de mais cuidados com a pele, sim. Não só em relação a hidratação, mas também com ativos que estimulem a produção de colágeno, ativos antioxidantes, que vão ajudar a diminuir essa degradação. Substâncias como ácido hialurônicovitamina C, além da hidratação e protetor solar sempre”, completa.

Exercícios na água

Quem pratica exercícios aquáticos deve ficar de olho com os cuidados com a pele. “Pessoas que praticam natação, por exemplo, estão mais expostas a compostos químicos, sejam eles o cloro da água, a água salinizada ou o ozônio. É ainda pior quando essa água é aquecida e o paciente está em um ambiente fechado, porque isso faz com que a agressão seja maior”, aponta a especialista Dra. Claudia Marçal.

+ O que a água faz pela nossa pele?

Os maiores danos são: a pele pode ficar mais seca, irritadiça e hiper-reativa. Além ainda de sensibilidade, podendo provocar coceira, aspereza, esbranquiçamento da pele e a sensação de que a pele de alguma maneira foi agredida.

Pexels/ Guduru Ajay Bhargav

E o que fazer? “Logo depois de sair da piscina, já tome um banho imediatamente com água doce. Use de preferência um sabonete dermatológico para pele sensível, infantil ou de glicerina, que pode ser também acompanhado de extratos botânicos naturais, calmantes e anti-inflamatórios, além de hidratantes. Depois, usar um hidratante para recompor esse manto hidrolipídico, aplicando nos primeiros cinco minutos após o banho, que é quando essa hidratação é mais significativa e duradoura”, explica a especialista.

+ O que é barreira cutânea e qual sua função na nossa pele?

“Gosto muito de indicar a água termal para ser aplicada logo depois da natação, tanto nos cabelos quanto em relação às áreas mais sensíveis como rosto, pescoço e colo. Muitas vezes após o banho, antes de fazer hidratação, é interessante passar a água termal rica em óleos minerais, que acalmam, restabelecem o pH e ajudam na fixação do hidratante que vai ser utilizado logo a seguir”, indica ainda.

Quem está curioso sobre a pele do corpo? Aqui vai a dica! Após o chuveiro sempre hidrate muito bem a pele do corpo com compostos hidratantes mais pesados, na forma de bálsamos concentrados, principalmente, ricos em ômegas, como 3, 6, 7 e 9, e vitaminas que são regeneradoras, como a pró-Vitamina B5, sem esquecer dos ativos antioxidantes também.

Dicas de rotina: antes e depois

Para facilitar, vamos tirar algumas dúvidas e dar dicas de rotinas de cuidados possíveis para antes e depois da prática de exercícios físicos, de acordo com o momento do dia que você se exercita, é claro.

Se faço exercícios logo de manhã cedo, lavo o rosto antes ou só depois do exercício?

Atentos a dica da Dra. Letícia Bortoloni, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia: “Gosto de orientar minhas pacientes a lavar a face já ao acordar para retirar a oleosidade que se acumula a noite e os resquícios dos cremes.  Depois da atividade física, por causa da transpiração, vai ser necessário lavar novamente durante o banho. Podemos lavar o rosto de duas a três vezes ao dia. Lavar mais do que isso pode ser exagero em retirar a hidratação natural da pele.”

Pexels/ RFstudio

A Dra. Roberta Padovan faz coro: “O ideal é lavar a face antes e depois. Antes, pois durante a madrugada nosso corpo acaba produzindo mais oleosidade, devido à diminuição da temperatura corporal, e como uma forma de defesa para não deixar a região da pele mais seca. Além do fato de usarmos a noite, geralmente, ácidos que são incompatíveis com o sol. Então, há necessidade da lavagem. Depois, pois a pele fica úmida pela transpiração e suscetível ao surgimento de bactérias e ao aparecimento de cravos, espinhas e também à foliculite, principalmente no rosto, colo e costas.”

Se eu não lavar o rosto pela manhã, antes do exercício, protetor solar segue obrigatório?

Bom, como falamos, o recomendado é lavar o rosto pela manhã, antes do exercício. E, quanto ao protetor, acho que você já sabe a resposta que vamos dar aqui, né?

Protetor solar é um item diário da rotina de skincare. Todos os dias, faça chuva ou faça sol. “Sim, o uso do protetor solar é indispensável, principalmente, para treinos ao ar livre, onde há excesso de sol”, completa a Dra. Roberta.

Após o treino, pela manhã, fazemos a rotina de skincare normalmente? Precisa de alguma etapa de limpeza especial?

A Dra. Letícia afirma que gosta de orientar que os pacientes façam a rotina com os cremes antioxidantes ou uniformizadores depois do treino, porque o creme precisa de tempo para ser absorvido pela pele e fazer sua ação.

+ É obrigatório lavar o rosto duas vezes por dia?

“Se aplicarmos os cremes e logo depois começarmos a suar, sua efetividade não será adequada. O que pode ser feito é lavar o rosto e aplicar o protetor solar. E depois do rosto lavado novamente após a atividade, aplica-se os cremes e novamente o protetor solar, já que este deve ser reaplicado a cada 3 horas, e sempre depois de transpiração ou banho”, dá a dica.

Dra. Roberta Padovan ainda completa: “A rotina skincare ajudará a remover impurezas e suor, controlar o excesso oleosidade. O que podemos incluir é o uso de tônico adstringente após lavagem para regularizar o pH da pele que se torna mais ácido devido ao suor.”

A prática de exercícios altera em algum passo a rotina de skincare da noite?

Caso a atividade física seja feita a noite, a Dra. Letícia afirma que o ideal é deixar para fazer a rotina depois dos exercícios: “Quando estiver utilizando ácidos que deixam a pele mais sensível, ou alguma substância a noite que não deve entrar em contato com o sol do dia. Nesse caso, será necessário lavar a face logo ao levantar antes de fazer a atividade física da manhã”, relembra.

Qual o principal cuidado que devemos ter com a nossa pele após fazer exercícios?

“Isso vai depender bastante do tipo de exercício e do ambiente em que ele é feito. Mas basicamente, lavar a pele, hidratar corpo e rosto, e usar sempre o protetor solar. Se os exercícios são feitos no frio, ao ar livre, ou na praia no vento, intensifique a hidratação. Se a atividade física for extenuante, repor eletrólitos e hidratação oral também é muito importante. Cuidar da pele dos pés também deve ser lembrado, para evitar calos e bolhas, além dos traumas nas unhas”, afirma a Dra. Letícia.

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

Quando o assunto é pele do rosto, a dica é da Dra. Claudia Marçal. “Após o treino, é fundamental higienizar, tonificarhidratar e, caso você malhe durante o dia, proteger a pele”, diz.

Como seria uma rotina de skincare ideal antes e depois dos exercícios?

Cada pele é uma pele e o ideal é sempre consultar um dermatologista para entender com mais detalhes e segurança o que sua pele precisa. Mas aqui vai uma possibilidade de rotina, de acordo com o período que você treina:

  • Manhã

Antes: Lavar o rosto e aplicar protetor solar.

Depois: Lavar o rosto, aplicar um tônico (se você quiser) e seguir com sua rotina de skincare normalmente, podendo incluir produtos hidratantes, antioxidantes, uniformizadores ou o que você costuma utilizar geralmente. Por fim, aplique o protetor solar.

  • Tarde

Antes: para quem treina a tarde, o ideal é seguir normalmente sua rotina de cuidados pela manhã, sempre lembrando de reaplicar o protetor solar durante o dia.

Depois: lavar o rosto, aplicar um tônico e, se ainda estiver claro, aplicar proteção solar. Caso já esteja anoitecendo, você pode seguir normalmente sua rotina noturna de skincare. “Podemos fazer a rotina assim que chegarmos em casa e tomarmos banho, não há necessidade de deixar para a hora de dormir”, explica a Dra. Letícia Bortoloni,

  • Noite

Antes: para quem treina a noite, o ideal é seguir normalmente sua rotina de cuidados pela manhã.

Depois: lavar o rosto, aplicar um tônico e seguir sua rotina noturna de cuidados com a pele, incluindo ácidos e produtos com ativos que não devem entrar em contato com o sol do dia.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;) 

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog