Por que antioxidar a pele a partir dos 18 anos?

Antioxidantes são nossos melhores aliados na hora de combater os efeitos nocivos dos radicais livres

Muito se fala sobre a importância dos antioxidantes na rotina diária do skincare. Talvez, você até conheça alguns pelo nome - oi, Vitamina C – e tenha até os seus ingredientes queridinhos nessa categoria. Mas você sabe mesmo quais os benefícios dessas belezinhas para a sua pele? Estamos aqui para ajudar a esclarecer tu-do!

Crédito: Pexels

O problema

Para começo de conversa, temos que falar sobre os radicais livres, moléculas instáveis liberadas pelo metabolismo do nosso corpo, que apresentam um elétron que tende a se associar rapidamente a moléculas de carga positiva, podendo reagir e oxidar, causando danos a células saudáveis, por exemplo.

Ao serem produzidos naturalmente ao longo da vida, são neutralizados por enzimas protetoras. A má notícia é que essas enzimas neutralizantes diminuem a partir dos 18 anos e fontes externas podem aumentar bastante a produção dos radicais livres e gerar consequências nada agradáveis, como o envelhecimento precoce da nossa pele. Eles causam um aumento na degradação das fibras de colágeno, por exemplo, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez.

A poluição ambiental, a radiação ultravioleta, a luz azul (dos eletrônicos), o cigarro, o consumo excessivo de álcoolmá alimentação, resíduos de pesticidas nos alimentos e o estresse do dia a dia são alguns dos fatores que contribuem para esse aumento desenfreado.

Crédito: Pexels

Bem-vindos, antioxidantes!

E é justamente nessa batalha que nossos amigos antioxidantes entram! “São substâncias importantes por (se ligarem) aos radicais livres para neutralizá-los. Também hidratam a pele e ajudam a manter a barreira cutânea com uma boa qualidade. Atualmente, na dermatologia, recomendamos o uso de antioxidantes tanto pela manhã quanto à noite, inserindo o componente na rotina diária de skincare”, explicou o Dr. Alberto Cordeio, dermatologista.

Quer um exemplo prático? A vitamina C é um antioxidante potente. Ela não só consegue promover a síntese de colágeno na pele, como também previne a degradação da proteína. A pele terá mais fibras, ou seja, mais firmeza e menos sinais e linhas finas. Tá bom pra você?

Além da Vitamina C, há vários outros ingredientes que agem como antioxidantes, como a Vitamina E, o Resveratrol, a Niacinamida, a Cafeína, o beta-caroteno, entre outros.

Os antioxidantes ainda ajudam a potencializar a proteção contra os raios UV, ajudando a reduzir o impacto da radiação solar, diminuindo danos oxidativos. Porém, lembre-se: o filtro solar é seu aliado diário e, em hipótese alguma, deve ser dispensado.

Por sinal, você já conhece o nosso Antioxidante Hidratante com nano vitamina C a 10% + ácido hialurônico? Só vem!

Crédito: Pexels

Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para a sua pele, combinado? ;)

Algumas referências e artigos científicos usados para este texto

Skin Photoaging and the Role of Antioxidants in Its Prevention

Antioxidants in dermatology

Antioxidants: Beyond the Hype

Free Radicals and Extrinsic Skin Aging

O que são radicais livres?

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

 

 

vamos conversar?