Pele queimada x pele bronzeada: tem diferença?

A linha pode ser tênue se você não se cuidar!

Se você é do time que adora deitar ao sol para ficar com aquele bronzeado, aqui é o seu lugar. Com o verão, isso fica muito mais constante na vida das pessoas e muita gente adora ver a pele ficar com aquela carinha de quem curtiu conscientemente os dias de sol e calor.

Porém, a linha entre bronzeado e queimado é tênue. “A pele bronzeada surge devido ao aumento da melanina em resposta à radiação solar, enquanto a pele queimada apresenta um aspecto avermelhado ou rosado, muitas vezes dolorido”, explica o Dr. Fábio Gontijo, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em Oncodermatologia do Hospital Albert Einsten.

E se bronzear é realmente seguro e uma boa ideia? Bem, do ponto de vista médico, é claro que ficar exposto ao sol não é exatamente a melhor coisa a se fazer. Porém, o especialista dá dicas para quem quer se bronzear de uma forma saudável.

“O ideal é não se bronzear nem se queimar. De qualquer forma, cabem algumas orientações para quem ainda assim quiser ficar bronzeado. Não se expor ao sol das 10h às 16h. Utilizar o protetor solar e lembrar de reaplicá-lo”, afirma o Dr. Gontijo.

Além disso, o médico alerta que é preciso paciência. “A melanina se forma somente de 48h a 72h após a exposição solar. Além disso, o sol em excesso pode levar a queimaduras solares e formação de bolhas”, aponta.

Passou do limite e o bronzeado virou queimado? Atenta (o)! “Em casos de queimaduras de primeiro grau, ou seja, somente vermelhidão, o ideal é aplicar hidratantes e loções calmantes. Em casos de bolhas, o paciente deve procurar o hospital! Devemos lembrar que as queimaduras solares aumentam muito o risco de câncer de pele, por isso, não se esqueça nunca do filtro solar”, completa.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

buscar

sua sacola

  • Loading