Umectantes x emolientes: qual é a diferença entre eles?

Você sabe como funcionam emolientes e umectantes? A gente te explica <3

Você não precisa nem ser tão "nerd do skincare" para saber que uma pele hidratada é fundamental para sua saúde. A hidratação, resumindo de forma bem concisa, nada mais é do que a retenção ou reposição de molécula de águas no organismo - que pode acontecer com a ingestão de água e o uso de hidratantes.

"O hidratante serve para recuperar a barreira cutânea, para deixar uma pele controlada, com todos os seus fatores de hidratação e proteção equilibrados - afinal de contas, nossa pele é uma barreira entre o interno e o externo do nosso organismo, então tudo tem que estar equilibrado. E o hidratante é peça chave para isso", já nos ensinou a dermatologista Dra. Camila Rosa, que ressalta: todos os tipos de pele precisam ser hidratados diariamente!

E como os hidratantes funcionam?

Antes de tudo, vale repetir: a água é essencial para o funcionamento da nossa pele - especialmente em sua camada mais externa, o estrato córneo. E como o hidratante garante que isso aconteça? De três formas: pela hidratação por dentro das células, pela ação de umectantes ou emolientes. Você certamente já ouviu esses dois termos por aí, mas sabe exatamente o que eles significam?

Não tem problema: a gente te explica.

Emolientes

Grandes amigos das peles ressecadas, emolientes são óleos vegetais, ácidos graxos (ômega 6 e 3) ou lipídios não gordurosos de consistência fluida que formam uma camada protetora sobre a pele. Essa camada previne que a sua pele perca água, mantendo a umidade no interior das células córneas e ainda assegurando o nível adequado de umidade no extrato córneo. Resultado? Pele macia, suave e flexível.

Conforme vamos envelhecendo, a capacidade da nossa pele de reter água vai diminuindo, o que vai deixando-a mais seca e rugosa. Agentes emolientes são ótimos justamente para a prevenção destas rugas do ressecamento da pele. Além disso, em uma fórmula, eles são responsáveis por fazer com que ela se espalhe melhor sobre a nossa pele.

Ao contrário do que pode se pensar, porém, emolientes não depositam água na pele: eles criam uma capacidade maior de retê-la. Sabe aquele velho papo de passar seu hidratante logo após o banho? É exatamente por isso: quando você o faz, retém toda aquela água na sua pele - e o emoliente dá um super boost nesse processo, agindo como um escudo.

Umectantes

Umectantes são agentes que contém água em sua formulação. Sua função também é reter a hidratação da pele, mas aqui o mecanismo é diferente: umectantes retém essa hidratação natural da pele atraindo moléculas de água para a superfície da camada córnea. Esse processo ajuda a compensar níveis reduzidos de agentes naturais de hidratação - os umectantes naturais chamados de NMF.

Nas fórmulas, os umectantes agem também para melhorar a consistência de um produto, evitando que ele cristalize.

Entre os umectantes, destacam-se a glicerina, aloe vera e dois ativos do nosso Hidratante Firmador: o pantenol e o ácido hialurônico (que também está presente na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante). Vale lembrar aqui que o pantenol, além de poderoso umectante, tem ótima ação antiinflamatória.

Quanto ao ácido hialurônico, o herói do skincare, ele ajuda na prevenção e suavização de linhas finas preenchendo os espaços entre as células, deixando a pele com um aspecto liso e hidratado. Quer ter uma ideia do seu poder? Um grama de ácido hialurônico consegue reter mil vezes seu peso em água!

Entendendo de forma ainda mais ampla a importância da hidratação da sua pele, agora fica ainda mais claro o quão essencial é este passo, né?

Que tal incluir nosso Hidratante Firmador na sua rotina de skincare?

vamos conversar?

buscar

sua sacola

  • Loading