Maskne e outras doenças de pele causadas pelo uso de máscaras

Máscaras são essenciais em tempos de pandemia, mas elas podem potencializar problemas de pele. Aqui a gente te explica quais são e como se prevenir!

A gente já falou aqui sobre como a pandemia deu uma piorada na pele de (quase) todo mundo: a acne adulta da qual tanta gente vem reclamando, já explicamos, tem tudo a ver com estresse. É um daqueles efeitos colaterais da pandemia que é quase impossível escapar, mas não é o único quando falamos de pele. O uso de máscaras, que tornou-se obrigatório, também pode trazer alguns diagnósticos de problemas de pele bem chatos. Entre eles uma nova categoria de acne: a maskne!

O que é a maskne?

A maskne é um quadro de espinhas bem naquela região que fica coberta pela máscara de proteção, e pode ser causada por dois fatores: o aumento da inflamação e o microambiente quente e úmido. O aumento da inflamação pode se dar pelo atrito do material da máscara contra a pele. Especialmente se ela for de um tecido abrasivo. A pele também pode ficar inflamada como reação irritativa ao uso de materiais de impeza da máscara, caso você use uma de tecido.

Outro fator é o microambiente quente e úmido que se cria ali dentro da máscara - e que você já deve ter notado. Esse microambiente propicia a proliferação de bactérias e o aumento da secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas, aumentando a oleosidade da pele.

Dermatite perioral no uso de máscaras

Mas há outros problemas de pele que podem surgir com o uso de máscaras, como a dermatite. Mais especificamente a dermatite perioral, que é uma afecção inflamatória na região da face, principalmente ao redor da boca e nariz. "A causa ainda é desconhecida, mas acredita -se que tenha relação com uma alteração da flora cutânea e imunidade da pele", explica a Dra. Karla Azuaga, que lista entre os principais fatores desencadeantes do quadro o uso de corticóides tópicos, cosméticos, pasta de dente fluorada e maquiagem.

A máscara cirúrgica, que se tornou acessório obrigatório se queremos colocar o pé na rua, entra na lista: "Pelo uso frequente e prolongado das máscaras atualmente, a região perioral fica muita abafada, o que leva a uma desordem dessa microflora, podendo desencadear a dermatite perioral", completa a dermatologista.

Ah, e não ache que você está imune à maskne por que nunca sofreu com acne, viu? O quadro pode se desenvolver em qualquer tipo de pele, seja ela propensa ao surgimento de espinhas ou não.

O álcool em gel

Embora não seja a causa mais frequente, o álcool em gel também pode entrar na conta de um caso de dermatite perioral atualmente, por conta de seu uso muito mais constante. Sabe aquela nossa mania de ficar tocando o rosto, tantas vezes sem nem perceber? "Muitas vezes acabamos levando a mão ao rosto e eventualmente acabamos passando o álcool para a região. O álcool é uma substância agressiva para a pele, que pode levar a uma irritação local por perda da barreira cutânea", explica Dra. Karla Azuaga.

maskne

Como prevenir?

A Dra. Karla afirma que o ideal é, se possível, evitar ao máximo o uso de máscaras por tempo prolongado. Se você é como nós aqui da Sallve e aderiu às máscaras reutilizáveis para evitar o aumento de lixo, ela dá suas dicas: troque sua máscara sempre que senti-la úmida e, se for inevitável o uso por tempo prolongado demais, evite usar cremes mais pesados ou maquiagem. "Água termal, compressas com soro fisiológico gelado ou cremes leves para peles sensíveis podem te auxiliar a acalmar a pele", indica a dermatologista.

Outra dica importante é dar preferência a tecidos de algodão quando for encomendar sua máscara. Ah, e quando for lavá-la, prefira sempre um sabão neutro sem perfume, e não use amaciante.

A hidratação como aliada ao combate à maskne e outras doenças de pele causadas pelo uso de máscaras

Hidratar a pele religiosamente também é fundamental, para que sua barreira cutânea mantenha sua função de proteção íntegra, diminuindo a inflamação e mantendo sua pele em homeostase.

É aí que o Hidratante Reparador pode ser seu aliado perfeito: nosso hidratante múltiplo e não comedogênico nutre e acalma peles secas e sensibilizadas, repara danos e restaura regiões extremamente ressecadas. Sua fórmula combina ingredientes emolientes e umectantes poderosos como as ceramidas biomiméticas e o pantenol, com propriedades calmantes e que auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele. E barreira da pele íntegra é uma pele mais protegida contra agressões externas - como o uso constante de máscaras cirúrgicas.

O alfa-bisabolol contribui com ação anti inflamatória, calmante e antioxidante, enquanto a manteiga de karité hidrata criando uma barreira e reduz a perda de água e os eletrólitos garantem o balanço hídrico da pele.

O Hidratante Reparador foi formulado especialmente para peles sensíveis, secas e ressecadas, mas com benefícios comprovados em todos os tipos de pele, reduzindo a vermelhidão e deixando a pele luminosa e com toque macio. É um cremão vegano, sem silicone, sem óleo mineral e sem crueldade.

O sérum antiacne para prevenir ou tratar a maskne

Um grande aliado para lidar com a maskne? Nosso sérum antiacne! Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir a acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu, que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne (olha como ajuda a prevenir a maskne!), a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Você pode aplicá-lo sobre toda a região da pele que vai ser coberta pela máscara antes de sair de casa, para protegê-la dessas causas da maskne, já agindo na prevenção.

E aí: que tal inserí-lo em sua rotina de cuidados com a pele?

Se você começar a perceber que está desenvolvendo alguma doença de pele, a recomendação é a mesma de sempre: consulte seu dermatologista. "O quadro clínico dessas doenças podem ser muito parecidos, porém os tratamentos serão diferentes. Por isso um diagnóstico correto é fundamental para acertar o tipo de produto a ser usado", alerta Dra. Karla.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!