maskne

O que é maskne? Como evitar as condições de pele causadas pela máscara

Máscaras são essenciais em tempos de pandemia, mas elas podem potencializar problemas de pele, como maskne. Aprenda a tratar e prevenir aqui

maskne

A gente já falou aqui sobre como a pandemia deu uma piorada na pele de (quase) todo mundo: a acne adulta da qual tanta gente vem reclamando, já explicamos, tem tudo a ver com estresse. É um daqueles efeitos colaterais da pandemia que é quase impossível escapar, mas não é o único quando falamos de pele. O uso de máscaras, que tornou-se obrigatório, também pode trazer alguns diagnósticos de problemas de pele bem chatos. Entre eles uma nova categoria de acne: a maskne!

O que é a maskne?

A maskne é um quadro de espinhas bem naquela região que fica coberta pela máscara de proteção, e pode ser causada por dois fatores: o aumento da inflamação e o microambiente quente e úmido. O aumento da inflamação pode se dar pelo atrito do material da máscara contra a pele. Especialmente se ela for de um tecido abrasivo. A pele também pode ficar inflamada como reação irritativa ao uso de materiais de limpeza da máscara, caso você use uma de tecido.

+ As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

Outro fator é o microambiente quente e úmido que se cria ali dentro da máscara - e que você já deve ter notado. Esse microambiente propicia a proliferação de bactérias e o aumento da secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas, aumentando a oleosidade da pele.

Quais outras condições de pele o uso de máscaras pode causar, além da maskne?

Mas há outros problemas de pele que podem surgir com o uso de máscaras, como a dermatite. Mais especificamente a dermatite perioral, que é uma afecção inflamatória na região da face, principalmente ao redor da boca e nariz. "A causa ainda é desconhecida, mas acredita -se que tenha relação com uma alteração da flora cutânea e imunidade da pele", explica a Dra. Karla Azuaga, que lista entre os principais fatores desencadeantes do quadro o uso de corticóides tópicos, cosméticos, pasta de dente fluorada e maquiagem.

+ #jornadadapele: Isabela Bellemo e uma conversa ampla sobre dermatite

A máscara cirúrgica, que se tornou acessório obrigatório se queremos colocar o pé na rua, entra na lista: "Pelo uso frequente e prolongado das máscaras atualmente, a região perioral fica muita abafada, o que leva a uma desordem dessa microflora, podendo desencadear a dermatite perioral", completa a dermatologista.

Ah, e não ache que você está imune à maskne por que nunca sofreu com acne, viu? O quadro pode se desenvolver em qualquer tipo de pele, seja ela propensa ao surgimento de espinhas ou não.

O álcool em gel

Embora não seja a causa mais frequente, o álcool em gel também pode entrar na conta de um caso de dermatite perioral atualmente, por conta de seu uso muito mais constante. Sabe aquela nossa mania de ficar tocando o rosto, tantas vezes sem nem perceber? "Muitas vezes acabamos levando a mão ao rosto e eventualmente acabamos passando o álcool para a região. O álcool é uma substância agressiva para a pele, que pode levar a uma irritação local por perda da barreira cutânea", explica Dra. Karla Azuaga.

maskne

Como prevenir a maskne (e outras condições causadas pelo uso da máscara)?

A Dra. Karla afirma que o ideal é, se possível, evitar ao máximo o uso de máscaras por tempo prolongado. Se você é como nós aqui da Sallve e aderiu às máscaras reutilizáveis para evitar o aumento de lixo, ela dá suas dicas: troque sua máscara sempre que senti-la úmida e, se for inevitável o uso por tempo prolongado demais, evite usar cremes mais pesados ou maquiagem. "Água termal, compressas com soro fisiológico gelado ou cremes leves para peles sensíveis podem te auxiliar a acalmar a pele", indica a dermatologista.

+ Máscara cirúrgica e maquiagem: combina?

Outra dica importante é dar preferência a tecidos de algodão quando for encomendar sua máscara. Ah, e quando for lavá-la, prefira sempre um sabão neutro sem perfume, e não use amaciante.

Se você começar a perceber que está desenvolvendo alguma doença de pele, a recomendação é a mesma de sempre: consulte seu dermatologista. "O quadro clínico dessas doenças podem ser muito parecidos, porém os tratamentos serão diferentes. Por isso um diagnóstico correto é fundamental para acertar o tipo de produto a ser usado", alerta Dra. Karla.

A hidratação como aliada ao combate à maskne e outras doenças de pele causadas pelo uso de máscaras

maskne

Hidratar a pele religiosamente também é fundamental, para que sua barreira cutânea mantenha sua função de proteção íntegra, diminuindo a inflamação e mantendo sua pele em homeostase.

É aí que o Hidratante Reparador pode ser seu aliado perfeito: nosso hidratante múltiplo e não comedogênico nutre e acalma peles secas e sensibilizadas, repara danos e restaura regiões extremamente ressecadas. Sua fórmula combina ingredientes emolientes e umectantes poderosos como as ceramidas biomiméticas e o pantenol, com propriedades calmantes e que auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele. E barreira da pele íntegra é uma pele mais protegida contra agressões externas - como o uso constante de máscaras cirúrgicas.

O alfa-bisabolol contribui com ação anti inflamatória, calmante e antioxidante, enquanto a manteiga de karité hidrata criando uma barreira e reduz a perda de água e os eletrólitos garantem o balanço hídrico da pele.

O Hidratante Reparador foi formulado especialmente para peles sensíveis, secas e ressecadas, mas com benefícios comprovados em todos os tipos de pele, reduzindo a vermelhidão e deixando a pele luminosa e com toque macio. É um cremão vegano, sem silicone, sem óleo mineral e sem crueldade.

A Linha Antiacne para prevenir ou tratar a acne

Uma grande aliada para lidar com a maskne? Nossa Linha Antiacne! Ela é uma jornada especialista em pele acneica, com uma rotina completa de tratamento antiacne. Conheça melhor cada integrante:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Você pode aplicá-lo sobre toda a região da pele que vai ser coberta pela máscara antes de sair de casa, para protegê-la dessas causas da maskne, já agindo na prevenção.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog