Os alimentos da estação: primavera e verão

Chegou a época mais quente do ano e você pode se beneficiar com os alimentos da estação. Saiba mais sobre a alimentação na primavera e verão.

Ah, a primavera e o verão. Época para aproveitarmos dos alimentos da estação, com frutas cheias de água (melancia, melão, coco), de vegetais refrescantes (pepino) e de saladas nutritivas. O médico norte-americano de medicina funcional Dr Mark Hyman adverte que a revolução do nosso corpo começa pela nossa mesa e que "comida não é 'como remédio': é remédio, e é a nossa ferramenta número um para criar a saúde vibrante que merecemos".

Elena Koycheva / Unsplash

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Conhecer e dar prioridade aos alimentos da estação é o melhor presente que podemos dar ao nosso corpo. E se você tiver a oportunidade, procure a compra direta do produtos. Em várias cidades se organizam as feiras do agricultor, em outras, existem grupos de entrega com a caixa da produção da semana (com um pouco de cada vegetal), e os pontos de venda de orgânicos. Com uma busca restrita na tua região você pode encontrar uma forma de garantir um alimento mais fresco, de estimular a economia local e de ajudar famílias que dependem dessa produção. Além de saber de onde vem o teu alimento.

Não sabe por onde começar? O site Feiras Orgânicas reune datas e endereços das feiras em todo o Brasil.

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Alimentos da estação

Quando a gente concentra toda a compra nos grandes supermercados (o que sim, é prático), encontra o tomate ali vermelhinho o ano todo. É fácil se perder e não lembrar mais qual fruta ou verdura é a da estação. Pra facilitar o planejamento da alimentação, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo divulgou quais são os alimentos da estação mais quente, o verão.
Junte ainda as frutas da primavera que ainda encontramos no início de dezembro: kiwi, maracujá e morango.

Os alimentos amarelos (laranja, abacaxi...) são ricos em vitamina C. Os de cor alaranjada (mamão, manga, cenoura), além da vitamina C têm betacaroteno, um precursor da vitamina A, um grande aliado da pele, dos cabelos e das unhas.

Os tubérculos e raízes: além da cenoura e da beterraba, ainda encontramos a batata e o inhame, que têm vitamina C. A beterraba e outros alimentos roxos são ricos de ácido elágico, que combate o envelhecimento precoce.

Na lista dos legumes: durante a primavera encontramos também a abobrinha, a couve-flor e a vagem.

Anota a longa lista das propriedades dos vegetais vermelhos: vitaminas A, C, vitaminas do complexo B, sais minerais (ácido fólico, potássio e cálcio), o antioxidante licopeno (no tomate, morango e pimentão) e os flavonóides, grande amigo da pele saudável.

Os verdes são ricos em vitamina K, que contribui na saúde da flora intestinal e são rico de clorofila, que inibe os radicais livres.
Mais um bom motivo para comer verdes todos os dias: uma publicação da revista Neurology associa o consumo de nutrientes e bioativos de vegetais de folhas verdes à preservação da memória.

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Hidratação é essencial

A hidratação é fundamental para o nosso organismo, principalmente e no verão.

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Além da água, aproveite a época do ano para se esbaldar de água de coco (que delícia), de sucos feitos no momento e de chás gelados (você pode preparar de acordo com o teu gosto: junte uma fatia de gengibre com a fruta, ou adicione uma cenoura ou um funcho na centrífuga de frutas).

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E se o inverno pede sopas e caldos para esquentar, o verão pode ser mais refrescante com sopas frias.

Victoria Shes / Unsplash

Lembre-se a recomendação da OMS - Organização Mundial da Saúde - é de pelo menos cinco porções de vegetais ao dia, ou seja, cerca de 400 gramas. Uma porção representa uma maça ou um prato de salada. O importante é comer de tudo um pouco, misturando cores no prato, preferindo os alimentos da estação.

+ A nossa alimentação está melhorando?

Se você tem boas dicas de receitinhas deliciosas e refrescantes, deixe aqui no espaço dos comentários. E beba muita água ;)

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