Testes Clínicos do Protetor Solar Bastão

Antes de chegar nas suas mãos, o nosso Protetor Solar em Bastão FPS 60 passou por uma série de testes em Institutos de Pesquisa Clínica. Esses são os resumos de alguns deles e os resultados:

Segurança

Estudos Clínicos de Segurança

O Protetor Solar em Bastão FPS 60 passou por uma série de testes clínicos que garantem a segurança do produto:

  • Oftalmologicamente testado - produto seguro para ser aplicado sobre a pele ao redor da região dos olhos;
  • Dermatologicamente testado - produto seguro para ser aplicado sobre a pele;
  • Não-comedogênico e não-acnegênico - produto não provoca aumento em comedões (cravos), pústulas e pápulas (espinhas);
  • Hipoalergênico - o produto não causa irritação/sensibilização na pele;
  • Não-fototóxico e não-sensibilizante - o produto não causa irritação/sensibilização na pele, mesmo na presença de radiação solar UVA.

Durante o estudo, os participantes da pesquisa foram acompanhados por uma equipe de médicos dermatologistas e oftalmologistas, entre outros técnicos e especialistas em Pesquisa Clínica.

Eficácia

Determinação do UVB e UVA

Em protocolo padrão, decretado pela ANVISA, foram feitos os testes para determinação do FP-UVB e FP-UVA. Os resultados mostraram alta proteção solar:

FPS (UVB)
70,4


FP-UVA
20,8
Muito alta proteção: PA++++

Além disso, o Protetor Solar Corporal é resistente à água e suor

O Protetor Solar em Bastão é muito resistente à água e ao suor, ou seja, mesmo após 80 minutos de imersão em água, mantém a proteção solar.

Nesse teste*, a pele de participantes de pesquisa é tratada com o filtro solar (na quantidade recomendada) e há uma espera de 15 a 30 minutos para que o produto seque. Depois, são feitas imersões em água, onde eles entram em uma banheira com agitação da água controlada e pH controlado. Na primeira imersão, os participantes ficam 20 minutos na água. Depois, saem 15 minutos para o tempo de secagem (sem toalhas). Há então uma segunda, terceira e quarta imersão de 20 minutos na água. Sempre com tempo de secagem entre elas. Por fim, há um último período de 15 minutos ou até que o participante esteja completamente seco (sem uso de toalhas). Depois desses 80 minutos, o FPS é medido novamente. O protetor solar é considerado resistente à água quando o valor do FPS médio após a imersão em água for de no mínimo 50% do valor de FPS em pele seca. Ou seja, se o FPS for 50, é necessário no mínimo 25.

No caso do nosso Protetor Solar em Bastão FPS 60, após a imersão de 80 minutos, seu Fator de Proteção Solar ficou em 41,2, com isso, foi considerado muito resistente à água e ao suor.

*Protocolo COLIPA Guidelines for Evaluating Sun Product Water Resistance, Dec 2005.

Eficácia Percebida

Nesse teste, um grupo de participantes de pesquisa aplicaram o produto de acordo com o nosso modo de uso durante 28 dias e, após esse período, nos contam o que perceberam do produto. Tivemos ótimos resultados:

Atributo Após 28 dias de uso*
gostaram da textura do produto 90%
perceberam sua pele matificada, sequinha após usar o produto 84%
concordam que o produto deixou a pele macia 97%
concordam que o produto não ressecou a pele 94%
concordam que o produto não deixou a pele excessivamente brilhosa 90%
concordam que a pele está mais hidratada 97%
não sentiram irritação nos olhos 100%

*Porcentagem de pessoas que concordaram com o atributo.