água protetor

Água do mar e da piscina removem o protetor solar?

Dermatologistas explicam se a água remove completamente o protetor solar e quando é ideal a reaplicação

Com a chegada dos dias mais quentes, muita gente procura maneiras de se refrescar e, em geral, elas envolvem água. Água do mar e piscina viram figurinhas frequentes nos dias de sol. E, é claro, que nesses casos de exposição solar prolongada o protetor solar vira ainda mais indispensável.

água protetor

Água do mar e da piscina removem o protetor solar?

Mas dona Sallve, água do mar e da piscina realmente removem totalmente o protetor solar? Não sobra nem um pouquinho? Não, não removem totalmente. Mas podem remover um pouco.

+ Apps no smartphone para lembrar de reaplicar o protetor solar

“A gente não pode garantir que a proteção é a mesma, que o FPS é o mesmo. Por isso que é indicado, sim, reaplicar toda vez que você entra na água”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

E a proteção solar resistente à água?

Aqui são muitas variáveis que precisam ser levadas em consideração. Todo protetor solar que se diz "resistente à água" passa por um teste para que isso seja atestado. “O teste de resistência à água avalia se um determinado protetor solar é capaz de manter a sua eficácia (FPS) mesmo após períodos de imersão em água. Essa avaliação é particularmente importante para produtos destinados à exposição intencional ao sol: atividades aquáticas e práticas esportivas”, explica o Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

+ 70% da nossa pele é água: já parou pra pensar nessa relação?

"Um protetor solar ‘resistente à água’ é aquele que mantém intactas suas propriedades fotoprotetoras após duas imersões de 20 minutos em água, enquanto um filtro ‘muito resistente’ é aquele que se mantém efetivo após quatro imersões de 20 minutos", acrescenta ainda o Dr. Daniel.

De forma geral, para determinar o FPS úmido (SPFw) é realizado um protocolo chamado COLIPA. A pele do participante de pesquisa é tratada com o filtro solar (na quantidade recomendada), há uma espera de 15 a 30 minutos para que o produto seque e depois é feita a imersão em água.

"Eles entram em uma banheira com agitação da água controlada, ph controlado, etc", aponta Renata Ribon de Melo, pesquisadora sênior da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

+ Já contou quantos copos de água você bebe ao dia?

Na primeira imersão, os participantes ficam 20 minutos na água. Depois, saem 15 minutos para tempo de secagem (sem toalhas). Há então uma segunda imersão de 20 minutos na água. Por fim, há um período de 15 minutos ou até que o participante esteja completamente seco (sem uso de toalhas).

"Depois desses 40 minutos, o FPS é medido novamente. O protetor solar é considerado resistente à água quando  o valor do FPS médio após a imersão em água for de no mínimo 50% do valor de FPS em pele seca", explica ainda Renata.

Um protetor solar ainda pode ser "muito resistente à água". Além daquelas imersões de 20 minutos, são feitas mais duas, da mesma forma, com um intervalo de secagem entre elas. Após 80 minutos, se o valor médio do FPS for de no mínimo 50% do valor de FPS em pele seca, ele é considerado "muito resistente à água".

Reaplicar mesmo se protetor for resistente à água?

Como você deve ter notado, mesmo que o protetor solar seja resistente à água ou muito resistente à água há uma perda de Fator de Proteção Solar. Ou seja, o protetor ser à prova d’água não significa que você não vai precisar reaplicar quando sair da água.

+ Benefícios do sol para a saúde: muito além da vitamina D

"Mesmo com esse claim de resistente à agua, ele pode perder até 50% do fator de proteção. Por exemplo, se o protetor tiver um FPS inicial 50, quando a pessoa ficar na água por 40 ou 80 minutos, ele precisa ter após essa imersão no mínimo 25. E ainda tem a agitação dentro da água, tudo isso influencia para o protetor sair", explica Renata Ribon de Melo, nossa pesquisadora.

Qual é a regra de aplicação após aquele mergulho?

O indicado pelos dermatologistas é reaplicar todas as vezes que entrar na água, não tem muito segredo, viu?

+5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

“Entrou na água, volta, seca o corpo todo e reaplica. Porque a água acaba que vai diminuir o FPS e a gente já não aplica a quantidade correta. Entrando na água vai diminuir mesmo, vai tirar uma quantidade significativa”, completa a Dra. Monalisa Nunes.

Protetor Solar Corporal FPS 50

Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia.

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal FPS 50 hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados?

Protetor Solar Muito Resistente

Um protetor facial muito resistente? Temos por aqui também. Conheça um protetor solar com alta proteção FPS 60 UVA/UVB e muita resistência à água e ao suor, sendo ideal para uso diário e também para prática de esportes.

Seu formato em bastão, além de ser prático para carregar na bolsa, proporciona uma aplicação rápida e simples, facilitando a reaplicação do protetor ao longo do dia.

Invisível na pele, sua fórmula conta com vitamina E e carnosina, que ajudam a preservar o colágeno e a prevenir os sinais do tempo. Além da alta proteção contra radiação solar, ele também protege contra os danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição. Tudo isso sem deixar a pele pegajosa, arder os olhos ou escorrer.

Voltar para o blog