Limpador Enzimático: como funciona a atividade enzimática?

Limpador Enzimático: como funciona a atividade enzimática?

Nosso Limpador Enzimático conta com papaína na fórmula, uma enzima

O Limpador Enzimático chegou para trazer uma renovação diária da pele, limpeza profunda e sem ressacar. E como você leu por ali, temos uma ação enzimática nessa fórmula, por conta da presença da papaína, uma enzima que vem do mamão verde.

limpador enzimático

O que são enzimas?

Enzimas são um “catalisador biológico”. Isso significa que são compostos que aceleram reações químicas por diminuírem sua energia de ativação. Existem reações que podem ser extremamente lentas. A função das enzimas é justamente acelerar o processo e fazê-las acontecer mais rapidamente.

+ A importância de limpar a pele do nosso rosto

Um exemplo: as enzimas do nosso sistema digestivo agem nos macronutrientes (proteínas, lipídios e carboidratos) dos alimentos, fazendo uma "quebra" para que se tornem menores e assim possamos absorvê-los.

No caso da papaína, ela é uma enzima que degrada proteínas. Ou seja, é uma protease. E o que isso significa para a pele? Que ela vai “quebrar” proteínas presentes no estrato córneo, mais precisamente, o excesso de queratina. É como se a enzima "digerisse" o acúmulo de queratina na parte mais externa da pele, mas sem danificar a pele saudável que está embaixo.

+ Física, química, enzimática: os 3 tipos de esfoliação e as suas diferenças

O Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista, já explicou por aqui sobre a ação das enzimas: "Enzimas proteolíticas vindas da natureza quebram a proteína e fazem a degradação da queratina na camada mais superficial da pele, deixando a região em que foi feita a esfoliação mais fina."

Esse tipo de esfoliação ajuda a reduzir a espessura da camada mais externa da pele. E isso é bom por quê? Bem, além de deixar a pele mais fina, uniforme, iluminada e viçosa, melhora a textura, desobstrui poros, auxilia com redução de cravos e colabora com a manutenção da hidratação.

Qual mecanismo de ação do Limpador Enzimático?

Para entender melhor como nosso Limpador Enzimático age, como é essa ação enzimática do produto, fizemos um teste pré-clínico in vitro. "Queríamos entender se ele quebrava, principalmente, queratina. Sabemos que um dos fatores que colaboram para formação de cravos e espinhas é o acúmulo, o excesso de queratina no estrato córneo", explica Ana Paula Fonseca, da área de Segurança e Eficácia de Produtos da Sallve.

+ Renovação Celular: o que é por que é tão importante

Por isso, fizemos um estudo para entender melhor essa ação enzimática. Nele, comparamos a ação enzimática da tripsina – uma protease muito usada em laboratório - com o Limpador Enzimático e também a papaína isolada. "E como resultado conseguimos ver que todos estavam exercendo a função de protease”, conta Ana Paula.

+ Cravos: o que são, como evitar, como tratar e remover

O estudo para avaliação da atividade enzimática da protease utilizou queratina humana da epiderme. Tivemos um grupo de controle e todos os demais grupos foram comparados a ele:

  • Tripsina: foi observada redução de 37,49% (±2,45) em relação ao grupo controle confirmando a reação enzimática;
  • Papaína: demonstrou redução de 32,07 (±4,12) em relação ao grupo controle; 
  • Limpador Enzimático: demonstrou redução de 36,88% (±3,45) em relação ao grupo controle.

Na análise estatística, foi observada diferença entre o grupo controle dos demais grupos (p<0,001). Ou seja, os três (tripsina, papaína e Limpador Enzimático) tiveram a mesma performance, estatisticamente, conseguindo exercer ação enzimática na queratina humana.

Vai sensibilizar minha pele?

Mas, Sallve, um limpador de uso diário e com ação enzimática? Não vai sensibilizar ou deixar minha pele com barreira cutânea prejudicada? A resposta é não.

Fizemos um teste de aceitabilidade cutânea em uso. Ou seja, os participantes de pesquisa levaram para casa o produto, aplicaram no próprio rosto com água, durante 21 dias e foi feito um exame médico antes e ao final do estudo. Não tivemos nenhuma reação. Ou seja, é um produto de alta tolerância cutânea.

“É um esfoliante enzimático, que vai sim auxiliar na quebra do excesso de queratina, mas ao mesmo tempo ele tem o perfil de alta tolerância cutânea, não vai deixar ressecada ou desidratada. É um produto seguro para ser usado”, completa Ana Paula.

Voltar para o blog