Por que é tão importante hidratar a pele?

Hoje chegamos ao terceiro dos quatro passos básicos da rotina: a hidratação.

Vamos começar com a pergunta primordial para essa nossa conversa de hoje: você tem uma rotina de skincare?

Seguir uma rotina significa ter quatros passos básicos de cuidados com a pele do rosto: higienizar, tonificar, hidratar e proteger. Todos os dias. Deixando a preguiça de lado e seguindo esse ritual faça chuva ou faça sol ;)
Relembre os dois primeiros:

1. Lavar o rosto ao menos duas vezes ao dia (de manhã e a noite), com produtos específicos para o teu tipo de pele. Falamos aqui sobre a importância de se usar um limpador para o rosto e porquê o sabonete que você usa no chuveiro, em todo o corpo, não é indicado para essa tarefa. 

2. Tonificar a pele: é o tônico aplicado logo em seguida ao primeiro passo que vai completar a limpeza e retirar resíduos de poluição e resquícios de maquiagem: "O tônico é importante porque complementa a limpeza da pele, ajudando a desobstruir os poros, evitando o risco de infecções, cravos e espinhas", explicou a Dra. Camila Rosa em um nosso post especial sobre tônico - veja mais aqui.

Hoje chegamos ao terceiro dos quatro passos básicos da rotina: a hidratação

Por que hidratar o rosto?

Vimos recentemente que um consumo de dois litros de água ao dia nos ajuda a ter um organismo que funciona com muito mais energia e vigor. De quebra, a nossa pele agradece e reflete os seus efeitos com maior elasticidade e viço. Mas só o correto consumo de água ao dia não é o suficiente para termos lindos poros. 

A SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - indica que "uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora". Isso significa: dois litros de água ao dia e o uso rotineiro de dermocosméticos específicos [para cada tipo de pele] para hidratar a cútis. 

"O rosto é o local do corpo que está em contato com o meio externo, sem proteção. A pele do rosto, pescoço, colo e mãos são as que necessitam mais da hidratação, já que precisamos protegê-las dos fatores externos, como radiação ultravioleta, poluição e da baixa umidade relativa do ar", explicou o dermatologista Dr. Alberto Cordeiro.

Já vimos, inclusive, que o melhor primer para uma maquiagem é uma pele bem hidratada, lembra? Além da maquiadora Jo Baker, que revelou que o segredo do make com pele linda da Lucy Boyton no Globo de Ouro é um truque bem bacana, emprestado do skincare: o hidratante como iluminador.

Quando não a hidratamos a pele perde a sua barreira de proteção e fica mais sensível a radiação ultravioleta e mais exposta aos poluentes, contribuindo para um envelhecimento precoce, com perda de elasticidade e sem viço. 

Pele oleosa é igual a pele hidratada?

A resposta é não. Todos os tipos de pele precisam de hidratação - esse terceiro passo da rotina é essencial para todo mundo. “É possível a pessoa ter uma pele oleosa e desidratada, já que oleosidade tem relação com a quantidade de produção de sebo a partir da glândula sebácea, enquanto a hidratação significa a quantidade de água que tem dentro da célula”, explicou o Dr. Alberto Cordeiro.

Posso aplicar o hidratante só quando sentir a pele ressecada?

Outra vez a resposta é não. O hidratante deve ser aplicado diariamente para dessa forma manter a pele saudável e evitar o envelhecimento precoce. 
O ideal é aplica-lo como o terceiro passo da manhã (após a limpeza e o tônico) e também à noite, depois da higienização da face. 

Como aplicar?

O ideal é seguir um movimento de dentro para fora na região do rosto e de baixo para cima no pescoço. 

Tem mais dúvidas? Nos pergunte no espaço dos comentários. A Sallve quer muito saber mais sobre você e te ajudar a construir uma rotina de skincare para todos os dias. E lembre-se: é importante seguir as recomendações de um dermatologista de acordo com o teu tipo de pele. 

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading