Sua quarentena não precisa virar spa-day todo dia

Sua quarentena não precisa virar spa-day todo dia

Se uma rotina de skincare caprichada está te gerando ansiedade, acredite: está errado.

Foto: Jiroe/ Unsplash

Sejamos francos: nós amamos skincare. Amamos o bem que nossas rotinas de limpar, tonificar, hidratar e proteger fazem por nós, adoramos pesquisar e entender cada vez a ligação entre cuidar da pele, saúde e bem estar. Nossa pele é mesmo incrível, e cuidar dela é uma jornada sem volta.

Desde que a pandemia chegou de fato no Brasil forçando todos nós (que podemos) a ficar em casa, os mais aficcionados por skincare viram neste momento uma oportunidade única para mergulhar ainda mais fundo em suas rotinas. Já que estamos em casa, o dia todo, por que não transformar todo dia em um spa day? A gente pode fazer máscara enquanto responde email, pode trocar aquela hora no transporte público por uma massagem facial, pode fazer tudo com calma, sem pressa. O céu é o limite quando se tem tempo e zero compromissos fora de casa: rodízio de tratamentos, aquele banho demorado passando óleo no corpo... Aquela esfoliação mais caprichada...

Mas peraí um minuto

https://giphy.com/gifs/abcnetwork-hold-up-wait-a-minute-xULW8MYvpNOfMXfDH2

Sim, tudo isso é delicioso. SE você está curtindo cada um desses passos. SE está te fazendo bem. SE tem zero pressão envolvida.

Se você não está a fim de ficar um tempão estudando seus poros dilatados, se você não está com cabeça para fazer uma sheet mask ou passar a escova vibratória... Não vai adiantar nada. Nossas rotinas de skincare comprovadamente podem ajudar a diminuir a ansiedade em tempos difíceis, mas o que acontece quando seguí-las à risca e em versão redux vira obrigação, vira pressão? Sim, elas geram ansiedade. Dá no mesmo.

Por isso, presta atenção: se você não tiver a fim de dar aquela incrementada no seu skincare durante a pandemia, não se culpe e nem se sinta "menos que". É normal. Cada um reage de uma forma ao que está acontecendo, e se seus cuidados com a pele se resumem hoje ao essencial, não tem absolutamente nada de errado com você.

A gente tem que se permitir e entender que até mesmo nosso relacionamento com as coisas que primariamente nos fazem bem também passam por altos e baixos - pode ser por vontade e pode ser muitas vezes por orçamento também. O que tem que ficar bem claro é que o cuidado mais caprichado com a pele (leia aqui além do básico) não pode nunca ser forma de opressão nem ferramenta de exclusão.

Por isso, vamos sempre nos lembrar que tem espaço pra todo mundo no rolê. E dentro do seu rolê, tem que ter liberdade absoluta para você decidir o que quer fazer ou não. Hidratação profunda no cabelo à noite pode parecer demais depois de um dia inteiro assistindo aula via vídeo? Se joga no Tiny Desk do Harry Styles. O gua sha pode esperar para quando você estiver com vontade. E se não for a sua também... Tá tranquilo. Relaxa.

Voltar para o blog