Ácido salicílico microemulsionado: afinal, o que é isso?

Ácido salicílico microemulsionado: afinal, o que é isso?

Ativo está no nosso Sérum Antiacne

O ácido salicílico é uma grande estrela dos produtos para acne. Aqui na Sallve, ele está presente na fórmula do Sérum Antiacne, que funciona como tratamento e prevenção - tudo num só produto. Só que na nossa fórmula, ele é microemulsionado. Mas o que isso quer dizer? A gente te explica!

Ácido salicílico microemulsionado

BHA perfeito para peles acneicas

Primeiro, vamos relembrar que o ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) poderoso e multifuncional, e seu benefício mais conhecido tem a ver com suas propriedades esfoliantes: ele descola as células mortas da pele, além de facilitar a remoção da sujeira da superfície e também de dentro dos poros, desobstruindo os que estão “entupidos”, excelente para quem tem cravos e espinhas.

+ Como cada ingrediente do Sérum Antiacne trata a acne

Além disso, o composto promove a renovação celular e aumenta a produção de colágeno, o que disfarça linhas de expressão. Ou seja, ele deixa a pele mais uniforme!

Ácido salicílico microemulsionado

Tudo muito incrível, mas há um detalhe técnico quando o assunto é formulação: o ácido salicílico é um ingrediente pouco solúvel em água, mas muito solúvel em um solvente que é velho conhecido de muita gente: o álcool.

+ Kit Antiacne: o trio perfeitinho para a pele acneica

O álcool, porém, pode causar irritabilidade na pele sensível, e por isso mesmo costumamos evitar seu uso em nossas fórmulas, evitando maiores ressecamentos e pensando em todos os tipos de pele.

Ácido salicílico microemulsionado

Agora a gente entra na microemulsão. Microemulsões são formulações com gotas emulsificadas (junção de líquidos que não se misturam) muito pequenas, o que torna a formulação transparente e mais estável.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

Sendo assim, o ácido salicílico microemulsionado facilita sua incorporação na fórmula permitindo que ele seja incorporado em uma formulação aquosa, livre de álcool ou óleo.

Já conhece o Sérum Antiacne?

No Sérum Antiacne, o ácido salicílico aparece em sua concentração máxima permitida para cosméticos (2%). Se ele não fosse microemulsionado, porém, seria muito mais complicado de estabilizá-lo em água, já que muitas vezes ele pode cristalizar e turvar a fórmula. Ou seja: com ciência e inovação, conseguimos usar o ácido em sua concentração máxima, e em uma fórmula livre de álcool e óleo, com uma experiência sensorial agradável.

O Sérum Antiacne é muito mais do que um secativo poderoso. Ele ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Além do ácido salicílico, ele também conta com a melaleuca com o 4-terpineol, que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios, sem irritar a pele; a niacinamida e o extrato de buchu que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados. 

Voltar para o blog