acne da mulher adulta

Acne da mulher adulta: o que é mito quando se fala no assunto?

A acne da mulher adulta é cercada de mitos, sabia? Eles só atrapalham no tratamento, na verdade. Aqui, Dra. Monalisa Nunes conta quais são eles.

acne da mulher adulta

Não é à toa que a acne da mulher adulta é uma grande preocupação das brasileiras. Para se ter uma ideia, a condição atinge cerca de 16 milhões de mulheres no país, confirmando que acne passa longe de ser um problema de adolescente. O quadro tem suas peculiaridades, por isso é extremamente importante que seja acompanhado por uma dermatologista, que não só vai receitar o tratamento correto como avaliar seu tipo de pele - assim, você consegue montar uma rotina de skincare específica para ajudar nesse processo. Sim, acne da mulher adulta não é exclusiva de quem tem pele oleosa. Ah, não sabia? Então cola aqui, que vamos desmistificar este e outros mitos sobre a acne da mulher adulta.

+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

Para isso, convidamos a dermatologista consultora da Sallve, Dra. Monalisa Nunes. Ao entender o que é mito sobre o assunto, fica muito mais fácil não só entender a importância de um dermatologista no acompanhamento desta condição como a manter esse tratamento em casa, com cosméticos adequados.

Vamos lá?

1- A acne da mulher adulta só pode ser tratada com anticoncepcional

Esse é um dos mitos mais difundidos sobre a acne da mulher adulta. "É possível tratar sem o anticoncepcional. Inclusive, dependendo do anticoncepcional, da forma como o anticoncepcional é usado e pausado, ele pode ser uma das causas", esclarece Dra. Monalisa.

+ Manchas de espinhas: o que são, por que acontecem e como tratar

2- Só quem tem pele oleosa pode ter acne da mulher adulta

A acne da mulher adulta não é uma exclusividade de quem tem pele oleosa. "Na verdade, acreditar nisso e usar produtos específicos para pele oleosa e acneica só vai piorar seu quadro caso sua pele seja seca, por exemplo", afirma a dermatologista. "Essa condição pode aparecer em qualquer tipo de pele, por isso que é necessária uma avaliação correta, para que você possa usar os dermocosméticos adequados".

3- Má alimentação pode ser a causa

A alimentação em si não é a causa da acne, mas influencia muito no quadro, segundo Dra. Monalisa: "A principal causa é genética, mas há interferência de vários outros fatores nesta condição, como cosméticos, má alimentação, estresse, estilo de vida, medicamentos... Mas principalmente para quem tem intolerâncias alimentares, como a lactose ou glúten, a alimentação pode piorar muito a acne da mulher adulta, mesmo com algum tipo de tratamento".

+ Como ter uma pele viçosa: as dicas e cuidados de dermatologistas

4- Esse tipo de acne nunca vai passar

Embora a acne não tenha cura, a acne da mulher adulta, segundo Dra. Monalisa Nunes, muitas vezes some: "Mas esse momento também é determinado geneticamente", esclarece. "Normalmente, isso acontece quando a paciente começa a ter as alterações da menopausa, porque a mudança hormonal é grande. Mas sim, tem mulheres que vão ter acne da mulher adulta a vida inteira.

5- É um problema puramente estético

Quem tem acne pode até saber disso, mas quem não tem pode achar que a doença de pele é um problema puramente estético. E não é, viu? "A acne da mulher adulta pode ser pior que a do adolescente, porque costuma ser mais inflamada e dá muita dor. É difícil de retirar, de espremer... Já tive pacientes que furaram espinhas com a agulha para aliviar a dor, para se ter uma ideia. Então não, não é estético. Tem toda uma questão de qualidade de vida também, de auto-estima, de ser um tratamento médico, por uma espinha se tratar de uma inflamação, e daí por diante".

6- Basta usar cosméticos que você trata ela em casa

Não é verdade. A acne da mulher adulta é aquela acne que, mesmo você já tendo tentado de tudo, ela persiste na sua pele. São espinhas muito mais profundas e dolorosas, possivelmente alguma ligação com hormônios (nem sempre sobre níveis desregulados ou síndrome do ovário policístico, por exemplo, mas como sua pele capta esses hormônios, entendeu?), e por isso é tão importante ter o acompanhamento de um dermatologista. Os cosméticos, nesse caso, ajudam a manter o tratamento.

+ Acne corporal: o que é, como prevenir e cuidar

7- A maquiagem pode piorar o quadro

Nada disso, viu? A maquiagem em si não causa acne, e sim como você cuida da sua pele antes e depois de passá-la: "Maquiagem não dá espinha contanto que você limpe bem a pele depois", afirma a dermatologista. "O mais importante é o pós-maquiagem. É ter a paciência e cuidado para retirar com calma toda a maquiagem da sua pele. E, após limpá-la muito bem, siga com seus cuidados habituais".

Ela segue, sobre a importância de retirar bem a maquiagem antes de dormir: "Esse é um dos passos mais essenciais do seu cuidado com a pele. A maquiagem tem substâncias que não foram feitas para serem absorvidas pela pele ou para ficarem sobre ela por longos períodos".

Linha Antiacne

linha antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois reúne uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Voltar para o blog