acne no homem adulto

Acne no homem adulto: por que acontece e como tratar

A acne no homem adulto é a já conhecida acne vulgar. Aqui, uma dermatologista fala sobre tratamento e cuidados para se ter em casa.

acne no homem adulto

Quando se fala em acne, conhecemos alguns "tipos", digamos assim: a acne fúngica, a acne solar, a acne gestacional... Tem também a acne da mulher adulta, que sempre gera muitas dúvidas. Mas e a acne no homem adulto? Ela é diferente, então? É isso que você vai aprender aqui.

A acne no homem adulto x acne da mulher adulta

Antes de mais nada, é bom esclarecer: não existe o termo técnico "acne no homem adulto" ou "acne do homem adulto". A acne que acontece no homem na idade adulta nada mais é do que a acne vulgar.

+ Manchas de espinhas: o que são, por que acontecem e como tratar

E qual a diferença da acne que acomete o homem adulto e a acne da mulher adulta, essa sim específica? "No homem, a acne adulta não é causada por uma alteração hormonal significativa e não há uma mudança de padrão, como acontece na acne da mulher adulta. Sendo assim, seus sintomas não são suficientes para considerar a acne no homem adulto uma outra afecção", explica Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. "A acne da mulher adulta é completamente diferente. O padrão hormonal da mulher muda, a acne é mais inflamada, mais interna e dolorosa e não necessariamente está ligada à oleosidade da pele", segue a dermatologista.

O que causa acne no homem adulto?

Os gatilhos da acne no homem adulto são os mesmos da acne vulgar que você já conhece e é tão frequente na adolescência: o excesso de oleosidade, uso de medicamentos, alimentação desequilibrada, falta de exercício físico, exposição solar e genética, por exemplo.

+ As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

"Normalmente os homens têm uma acne mais grave e persistente quando esse quadro passa da adolescência. Isso acontece porque um dos principais causadores da acne é o hormônio masculino. Como no tratamento do homem cisgênero não diminuímos esse hormônio, ou seja, não incluímos medicamentos que mudam esse padrão hormonal, é uma acne mais difícil de lidar mesmo", segue Dra. Monalisa Nunes.

Como tratar a acne no homem adulto

O tratamento da acne no homem adulto, segundo a dermatologista, tem como base uma rotina de dermocosméticos com fórmulas específicas para a pele oleosa e acneica: "Eles vão ajudar bastante a complementar e manter o tratamento. Eles também auxiliam na prevenção e nos efeitos colaterais do tratamento, como irritação, sensibilidade e ressecamento da pele", explica. "Com essa rotina de cuidados com a pele organizada, nós dermatologistas entramos com tratamento em dose medicamentosa, tanto tópico quanto oral". Há ainda procedimentos que podem ajudar, como peeling, microagulhamento para ajudar nas cicatrizes de acne, laser, LED e Fotona, entre outros. Todos são feitos por profissionais em consultório.

+ As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare

E qual dica Dra. Monalisa Nunes tem para homens que têm acne adulta? Cuidem da sua pele, simples assim. "Não fiquem adiando esse cuidado, porque quanto mais demorar para tratar, mais cicatrizes e lesões você vai ter", ela alerta. "Pacientes homems costumam chegar no consultório com muitas cicatrizes de acne porque depois de tratarem na adolescência, eles param de cuidar da pele. Eles perdem o hábito mesmo quando vêem uma melhora, por exemplo, de um grau 4 para um grau 2. É uma evolução muito grande mesmo, mas é importante seguir cuidando dessa pele. E se esse quadro for persistente, ou seja, se não se resolver com dermocosméticos, procure um dermatologista para seguir com um tratamento maior".

Outra dica? Cuide da acne da barba com produtos de texturas mais aquosas. "É importante manter a barba sempre limpa, lavada, sem acúmulo de sujeira. Portanto, monte uma rotina que você consiga aplicar na barba também", finaliza.

Linha Antiacne

linha antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Super Ácido Glicólico 10%

Um poderoso sérum antioleosidade, formulado especialmente para as necessidades da pele oleosa. Combina a máxima concentração permitida de ácido glicólico (10%) a um tecnológico peptídeo, que age diretamente na causa raiz da oleosidade. Sua fórmula conta ainda com a niacinamida 5% e o gentil ácido lactobiônico para uma ação ainda mais completa.

Assim, controla a produção de sebo excessiva e reduz a oleosidade da pele ao longo do tempo, além de minimizar a aparência de poros dilatados e contribuir para uniformizar a textura geral da pele. Um tratamento antioleosidade que pode ser usado 1x ao dia, na rotina noturna.

Super Ácido Salicílico 2%

peptídeo antiacne

Um sérum de alta performance para potencializar o seu tratamento antiacne. Sua fórmula reúne a máxima concentração permitida dos ácidos salicílico (2%) e mandélico (10%) aliados ao poderoso peptídeo antiacne e ao zinco PCA.

Juntos, agem dissolvendo o sebo, desobstruindo poros e esfoliando células mortas, além de reequilibrar o microbioma cutâneo e reduzir a presença de bactérias causadoras da acne. O resultado você vê na pele: redução de cravos e espinhas, prevenção da acne e uma melhora efetiva na textura da pele, suavizando marcas deixadas pelas espinhas. um tratamento poderoso para você usar 1x ao dia, na rotina diurna ou noturna.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Voltar para o blog