AHA, BHA, LHA, PHA...é muita sigla e dá para confundir a cabeça de qualquer pessoa, né? Mas acalme o seu coração apaixonado por skincare, que estamos aqui para te explicar direitinho a diferença entre esses hidroxiácidos, que são facilmente encontrados em tantos dermocosméticos.
O que são hidroxiácidos?
O grupo dos hidroxiácidos são conhecidos por serem esfoliantes químicos. De uma forma bem geral, agem diminuindo a adesão entre as células superficiais da pele, acelerando o processo de renovação celular.
+ Esfoliação da pele: como fazer e qual a sua importância
Os benefícios deles para a pele são muitos. Podem ajudar a suavizar sinais e linhas finas, minimizar manchas, uniformizar a pele, ajudar com a acne, melhorar a textura, dar viço e muito mais. Apesar de terem funções em comum, algumas são específicas e podem agradar mais alguns tipos de pele do que outros. Por isso, é importante entender a diferença entre eles.
AHA, BHA, LHA ou PHA: qual a diferença?
Já falamos aqui no blog especificamente sobre cada um dos hidroxiácidos mais comuns na rotina de cuidados. Mas sempre surge aquela dúvida do que cada um faz de diferente do outro.
+ Como começar a usar ácidos na pele
Os nomes (alfa, beta, poli...), por exemplo, tem a ver com sua estrutura química, que são diferentes uma das outras. Para facilitar e você entender direitinho as diferenças e também as semelhanças entre eles, resolvemos fazer uma comparação. Preparados? Só vem!
AHA (alfa-hidróxiácidos)
- solúvel em água;
- esfoliante químico;
- o processo de renovação celular dos AHAs é na epiderme;
- nesse grupo, alguns dos ativos principais são: ácido glicólico, ácido láctico, ácido málico, ácido mandélico e ácido cítrico;
- nem todos os AHA têm o mesmo poder esfoliante. Cada um tem sua função e sua força na hora da esfoliação. É possível usar vários ácidos juntos, em baixas concentrações, que podem ser muito menos irritantes do que o ácido glicólico sozinho;
- ajudam a deixar a pele mais macia, suave e com aquele viço que amamos, além de hidratar, ajudar a reduzir linhas finas e rugas, clarear manchas leves, uniformizar textura e colaborar na síntese de colágeno.
+ AHAs e BHAs: a combinação que é um sucesso para pele acneica
BHA (beta-hidroxiácidos)
- solúvel em óleo;
- esfoliante químico;
- são uma categoria solitária no skincare, de apenas um integrante, mas um bem famoso e amado, o ácido salicílico;
- diferente dos AHAs, por ser solúvel em óleo, o BHA penetra com mais facilidade nos poros. Assim, ajuda a dissolver o sebo em excesso e esfolia células mortas que entopem os poros (por isso ele é tão indicado para quem tem acne)
- enquanto os AHAs têm o podem estimular a produção de colágeno, os BHAs, por essa ação mais profunda, podem ajudar a reduzir a inflamação e a proliferação de bactérias na pele (que podem causar, entre outros, um quadro de acne).
- costumam ser mais indicados para peles oleosas/acneicas;
+ ABC dos ácidos nos cosméticos: um guia completo
- solúvel em água;
- esfoliante químico;
- são conhecidos como uma segunda geração dos AHAs;
- apesar de serem da família dos AHAs, os PHAs têm estruturas moleculares muito maiores do que os alfa-hidroxiácidos mais comuns, como os ácidos glicólico e lático;
- por terem estruturas moleculares maiores, isso limita a capacidade de penetrar a pele, tendo menor potencial de sensibilização. Apesar de penetrarem menos, isso não afeta a eficácia dos polihidroxiácidos;
- os PHAs mais comuns são: glucolactona, galactose e ácido lactobiônico;
- estimula a renovação celular, ajuda a suavizar linhas finas e tem propriedades antioxidantes;
- são hidratantes e ajuda a melhorar a função de barreira do estrato córneo;
- é amigo das peles sensíveis, exatamente por ter menor potencial irritativo. são muito mais gentis que os AHAs e BHAs.
+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar
LHA (lipo-hidroxiácidos)
- solúvel em óleo;
- esfoliante químico;
- é um derivado do BHA. O Capryloyl Salicylic Acid é lipo-hidroxiácido do ácido salicílico, ou seja, um derivado desse ácido. Ele também é conhecido pelo nome de 2‐hydroxy‐5‐octanoyl benzoic acid.
- é mais suave do que o ácido salicílico, o que é incrível para quem não tolera a força do BHA;
- o LHA tem um tamanho molecular maior, junto com sua estrutura de ácido graxo, e penetra “menos” na pele, tendendo a permanecer no estrato córneo (a camada mais externa da pele), enquanto o ácido salicílico penetra até 58% mais, segundo estudos;
- o LHA tem atividade queratolítica (ou corneolíticas). Ativos queratolíticos ajudam a "dissolver" a camada córnea da pele. Geralmente, eles estão ligados a tratamentos que visam fazer desaparecer lesões em que nosso corpo produz um excesso de pele, como na acne;
- aliado das peles oleosas/acneicas, já que assim como o BHA é solúvel em óleo, ajudando a desobstruir poros;
+ 9 dicas para cuidar da pele oleosa e que são simples de seguir
Hidroxiácidos e a Sallve
A Sallve tem alguns membros da família que contam com os famosos hidróxiácidos e todos tem resultados incríveis para a pele.
Tônico Renovador
O Tônico Renovador éum poderosa fórmula de tratamento com AHA 7%, uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%, para limpar e esfoliar a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura.
Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa. Pode ser usado no rosto e no corpo.
Máscara Super Renovadora
Nossa Máscara Super Renovadora reúne uma poderosa combinação de 6% Ácido Lático, 4% Ácido Glicólico, LHA e Retinol Biomimético para promover uma esfoliação química potente.
Depois de, no máximo, 15 minutos de ação, vem o resultado: uma pele mais luminosa, com textura mais uniforme e aparência de poros reduzida. o creme oferece um sensorial gostoso e macio e contém alfa-bisabolol para reduzir a irritação dos ácidos.
Esfoliante Enzimático
A fórmula do Esfoliante Enzimático da Sallve conta com Enzimas de Romã e AHA de frutas, que ajudam a uniformizar a textura da pele, enquanto as partículas naturais de Bambu removem as células mortas, sem agredir a pele ou o meio ambiente. Os Ômegas 6 e 9, por sua vez, ajudam a hidratar a manter íntegra a barreira cutânea da sua pele.
O Esfoliante Enzimático remove células mortas sem agredir a pele, além dos cravos. Ele ainda uniformiza textura e relevo enquanto hidrata e repara a pele. Ele entra na etapa de limpeza, logo depois de você lavar o rosto, tá? Ah, e ele deve ser usado no máximo duas vezes por semana. No dia de esfoliar a pele, pule a etapa do tônico, para evitar um quadro de sensibilização da pele.
Sérum Antiacne
Muito mais do que um secativo poderoso, o Sérum Antiacne é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados.
O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.
Esfoliante Hidratante Corporal
Um esfoliante corporal que combina esfoliação química e física, com ácido lático (AHA) e partículas vegetais biodegradáveis. Assim, promove a renovação celular, uniformiza o tom e textura da pele e desobstrui poros, contribuindo para prevenir o surgimento de pelos encravados.
Além disso, o Esfoliante Hidratante Corporal também conta com manteiga de karité e phytoesqualano, responsáveis por deixar a pele hidratada, macia e iluminada.