Alimentos antioxidantes: a ação de dentro pra fora

Alimentos antioxidantes: a ação de dentro pra fora

Da verdura ao tempero: conheça os alimentos antioxidantes que refletem a sua ação de combate aos radicais livres de dentro pra fora.

Quando falamos em antioxidante nos vem imediatamente à mente a poderosa Vitamina C. Já sabemos, por sinal, que os antioxidantes presentes em cosméticos são os melhores aliados no combate dos efeitos dos radicais livres na pele - alô, Antioxidante Hidratante! O nosso "tudão" foi formulado com seis potentes antioxidantes: Nano vitamina C a 10%, Vitamina EResveratrol, Niacinamida, Cafeína e carnosina, unidos com a hidratação do Ácido Hialurônico. Mas além de caprichar na rotina de skincare, podemos sempre prestar mais atenção à nossa alimentação. Aliás, você sabe se os alimentos antioxidantes estão presentes na tua mesa?

+ A nossa alimentação está melhorando?

Alimentos antioxidantes: o que significa?

Não é por acaso que lembramos logo da Vitamina C quando falamos em ação antioxidante. Quando cortamos uma maça ela escurece depois de alguns minutos. O tom que vemos é a ação do oxigênio que prejudica as células da fruta. Mas se você pingar algumas gotas de um cítrico sobre a maça assim que a cortar, ela vai se proteger contra a ação dos radicais livres, mantendo o seu tom por mais tempo.

O mesmo acontece no nosso corpo. Quando introduzimos alimentos antioxidantes na nossa dieta, estamos combatendo os radicais livres. E quando aliamos a alimentação com a rotina de skincare, damos mais força à ação antioxidante.

+ Alimentação: uma aliada no combate ao cansaço

Freestocksorg / Pexels

Quais são os alimentos antioxidantes?

  • Cítricos: as frutas cítricas como limão, laranja e mais são conhecidos por serem fontes de vitamina C. A sua ação é tão potente que estudos comprovam que o consumo regular de laranja, de três a cinco vezes por semana, reduz consideravelmente o risco de demência em idosos.
  • Alimentos vermelhos: além do licopeno, super antioxidante que combate os radicais livres, os vermelhos (acerola, amora, açaí, framboesa, morango, tomate) são fontes de flavonóides, que agem na prevenção do envelhecimento precoce e auxiliam na absorção da vitamina C. Ou seja, força dobrada!
  • Abóbora, acerola, damasco, cenoura, goiaba, mamão, manga: os vegetais de cor laranja são ricos de betacaroteno, um precursor da vitamina A e antioxidante, um grande aliado da pele.
  • Alho: ele não só deixa qualquer comidinha caseira mais saborosa como é muito importante na nossa alimentação, principalmente por conta da alcilina, antioxidante com ação no nosso sistema imunitário. Capricha no alho ai!
  • Feijão: e o que é um de prato de feijão sem alho? Aqui você pode unir dois grande antioxidantes! Até os alimentos mais básicos carregam antioxidantes importantes. Rico em zinco que protege o nosso cérebro da ação dos radicais livres.
Nicholas Githiri / Pexels

+ Alimentos que podem ajudar a manter a pele saudável

  • Uva preta, amoras, mirtilo e cranberry: as cascas e sementes destas frutas são ricas de resveratrol, um potente antioxidante com propriedades bioativas, como a eliminação de radicais livres.
  • Cacau: o ingrediente principal do chocolate é uma fonte de magnésio e triptofano (que nos proporcionam as sensações de bem-estar) e também tem uma excelente capacidade antioxidante. A dica é optar por chocolates com alta concentração de cacau (de 60% para cima).
  • Cúrcuma: a raiz usada na milenar medicina chinesa tem ação antioxidante sobre os efeitos dos radicais livres por conta da curcumina que funciona em dose dupla, despertando as enzimas antioxidantes do corpo.
  • Chá verde: entre vários chás com ação antioxidante, o verde é o mais rico de polifenóis, que combatem os radicais livres.
  • Café: e que tal fechar esse papo gostosinho com um cafezinho? Aliás, mais um ativo do nosso "tudão", reparou? Os grãos de café são tão importantes na nossa dieta que estudos apontam que o consumo diário pode aumentar a perspectiva de vida. Isso porque ele é uma das mais ricas fontes de antioxidante, por conta de seus mais de 400 compostos.
Bianca Gonçalves / Pexels
Alimentos que podem ajudar a manter a pele saudável

Uma dica importante é a de seguir a recomendação da OMS - Organização Mundial da Saúde - de consumir pelo menos cinco porções de vegetais ao dia, ou seja, cerca de 400 gramas. Uma porção equivale a uma maça ou um prato de salada. Nos conte: o teu prato contempla várias cores?

Voltar para o blog