Chocolate realmente faz mal para a pele?

Ele é frequentemente associado ao aparecimento de acne. Mas e ai? O chocolate é mesmo um vilão?

Já falamos aqui no blog sobre o quanto uma boa alimentação pode, sim, estar atrelada à saúde da sua pele - e do seu corpo como um todo, né? Mas tem uma dúvida que fica na cabeça de muita gente, afinal, trata-se de uma paixão verdadeira para muitos. Mas, e aí... chocolate realmente faz mal para a pele?

Crédito: Unsplash/ Julia Androshchuk

Chocolate é um vilão para a pele?

A resposta é: não é bem assim! Existem mitos e fatos em relação ao chocolate, principalmente, quando o assunto é acne. Por isso, nós estamos aqui para a ajudar. Com a palavra, a Dra. Liliana Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve.

“O cacau, principal componente do chocolate, não é um vilão - pelo contrário, é uma fonte de magnésio e triptofano, nutrientes benéficos por estimularem o organismo a produzir endorfinas e serotoninas, responsáveis pelas sensações de bem-estar. Estudos revelam que o chocolate escuro (rico em cacau) tem excelente capacidade antioxidante. Portanto, quanto mais cacau melhor!”, diz a dermatologista.

Merve Aydin / Unsplash

Se não o chocolate em si, o que pode causar a acne?

Na verdade, são outros componentes presentes no chocolate que acabam trazendo problemas para a pele, principalmente, para quem sofre com a acne.

Açúcar, leite e gorduras são considerados “prejudiciais” para uma boa saúde da pele. Alimentos que levam farinha branca (carboidrato simples) ou açúcar acarretam o aumento da insulina no sangue, que, por sua vez, estimulam a produção de hormônios andróginos, que desencadeiam uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando a chance de aparecimento de cravos e espinhas, por exemplo.

Frituras e alimentos mais gordurosos, assim como o leite e seus derivados, estimulam a maior produção de gordura pelas glândulas sebáceas. Então, na verdade, o chocolate pode ser um vilão, mas não pelo seu principal ingrediente (cacau) e sim pelo açúcar, leite, e gorduras em sua composição.

Taisiia Shestopal / Unsplash

“Algo interessante é que em caso de acne o ideal é optar sempre pelo leite integral, pois substâncias adicionadas ao leite desnatado para deixá-lo mais semelhante ao integral são prejudiciais e estimulam a acne”, aponta ainda a Dra. Liliane Torloni.

O ideal é optar por chocolates com concentração mais alta de cacau (de 60% para cima). E é importante ressaltar sempre: moderação é tudo nessa vida!

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading