Cravos e espinhas: melhores ativos para combater e prevenir

Conheça alguns dos ingredientes que são os melhores amigos da pele acneica e que vão te ajudar a combater/prevenir cravos e espinhas.

cravos e espinhas

Quem convive com pele acneica muitas vezes tem um arsenal de produtos em casa para lidar com as mais variadas situações que envolvem cravos e espinhas. Se esse é o seu caso, você sabe exatamente quais ingredientes podem ajudar seu quadro? E se você está começando agora no skincare, sabe detectar quais ativos são seus maiores aliados para uma rotina de cuidados com a pele eficaz?

+ Guia da acne: o que é, como prevenir e quando procurar um médico

Vem que a gente te ajuda:

Ácido salicílico para combater cravos e espinhas

O ácido salicílico é o superstar dos ingredientes para peles acneicas, e não à toa: esse beta-hidroxiácido não só promove a renovação celular nas camadas mais superficiais da pele como também age no interior do poro, ajudando ainda mais em sua desobstrução e a esfoliar profundamente células mortas e excesso de sebo.

+ BHA: seu guia completo sobre beta-hidroxiácidos

É justamente essa ação dos BHAs que os tornam tão poderosos para a pele acneica. Basta lembrar o que é uma espinha - uma pápula infectada e inflamada, fruto da proliferação excessiva da glândula sebácea. O conteúdo da espinha é sebo e células mortas, basicamente, associados aos agentes infecciosos.

Quer mais benefícios do ácido salicílico na pele oleosa? Ele atua diretamente no controle das glândulas sebáceas e diminuiem hiperqueratinização (controle excessivo de queratina, um dos responsáveis pelo surgimento da acne), atua no controle da glândula sebácea, diminuem a proliferação bacteriana e o processo inflamatório local.

+ Pele oleosa precisa ser hidratada sim!

Não só isso: por ser um esfoliante potente, ele promove a renovação celular, aumentando a produção de colágeno, o que disfarça as rugas e linhas de expressão, deixando a pele mais uniforme. Além de tudo isso, os beta-hidroxiácidos são menos agressivos que outros ácidos, por isso, com seu uso, há menos chance de causar sensibilidade.

Ah! E não vale só para o rosto, viu? A ação dos beta-hidroxiácidos funciona muito bem para tratar a acne corporal, foliculite e até queratose pilar.

oleosidade

Aqui na Sallve, o ácido salicílico aparece na fórmula do nosso Sérum Antiacne. Muito mais do que um secativo poderoso que seca espinhas em 24 horas, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar.

O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele. Para antes, durante e depois da acne: que tal inserir o Sérum Antiacne na tua rotina de skincare?

Ácido glicólico para a renovação celular e previnir cravos e espinhas

O ácido glicólico faz parte do time dos alfa-hidroxiácidos, que promovem a renovação celular da camada mais superior da pele, deixando-a com a textura mais uniforme, diminuindo manchas e cicatrizes de acne e suavizando linhas finas, além de trazer aquele viço que a gente tanto adora. Por tudo isso, ela previne poros obstruídos e acúmulo de sebo e células mortas que podem causar cravos e espinhas.

+ Alfa-hidroxiácidos: o seu guia completo para os superstars do skincare

extrato de alcaçuz

Na Sallve, o ácido glicólico aparece na fórmula do nosso Tônico Renovador. Com sua poderosa fórmula de tratamento com AHA 7%, (uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%), ele limpa e esfolia a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.

Ácido hialurônico para uma pele hidratada

O ácido hialurônico é um componente presente no nosso corpo, mas ao longo do tempo sua produção vai caindo, o que dá origem ao aparecimento de rugas e linhas de expressão. Como é uma molécula capaz de reter uma alta quantidade de água, o ácido hialurônico é um hidratante perfeito para pele propensa a acne, mantendo-a hidratada, firme e livre de óleo.

Na Sallve, ele aparece na fórmula do Antioxidante Hidratante e do Hidratante Firmador, com oito pesos e três formas de ácido hialurônico, para agir em diferentes camadas da pele.

Peróxido de benzoíla para tratar a inflamação e manchas

Conhecido por matar as bactérias que causam inflamação, dor e vermelhidão - e que costumam aparecer com os tão temidos cravos e espinhas, o composto pode realmente ajudar em tratamentos.

Muitas marcas usam a benzoíla como promessa de acabar de vez com aquelas manchas vermelhas, mas vale citar que o ingrediente não é indicado para todos os tipos de pele, já que pode causar sensibilidade em alguns tipos de pele.

Óleo de melaleuca (Tea tree oil) para combater a bactéria que causa acne

Você já pode ter ouvido falar nele em inglês: é o famoso tea tree oil, muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatória e antissépticas e muito popular entre quem tem pele acneica. Além disso, ele é considerado uma substância antioxidante, combatendo ainda certas bactérias, vírus e fungos, além de aumentar a atividade dos glóbulos brancos, que auxiliam no combate de germes e outros invasores.

+ Acne: afinal de contas, quais são as causas das espinhas?

Mas por que o óleo de melaleuca tem tudo a ver com acne? Simples! Com suas propriedades antissépticas e antibacterianas, o óleo combate a bactéria Propionibacterium acnes, que é a responsável pela inflamação causada pela acne. Olha que incrível: em uma concentração de 5%, o óleo se mostrou tão eficaz quanto o peróxido de benzoíla, um ingrediente famoso no tratamento de peles acneicas, com uma vantagem: o óleo de melaleuca irritou menos a pele.

Por ser antibacteriano, o óleo de melaleuca também ajuda a limpar os poros profundamente, fazendo com que eles pareçam menores.

Aqui na Sallve, o 4-terpineol (extraído do óleo de melaleuca) também aparece na fórmula do nosso Sérum Antiacne.

Argila para absorver o óleo

Produtos à base de argila podem ser ótimos para pele com cravos e espinhas, principalmente, nas categorias Bentonita e Kaolin, que ajudam a absorver o óleo e se livrar das impurezas da pele, deixando os poros limpos.

Enxofre como antibacteriano

A gente sabe que o cheiro do enxofre não é dos melhores, mas temos que dizer que ele é um ótimo antibacteriano, deixando a pele menos ressecada do que o peróxido de benzoíla.

Hamamélis para adstringência

Presente em tônicos (como o Tônico Renovador da Sallve), a hamamélis funciona como um bom adstringente e é ideal para uma limpeza profunda e suave. Além disso, a hamamélis também é conhecida por ter potentes compostos anti-inflamatórios, como o ácido gálico e também os taninos. Assim, ajuda a prevenir e reduzir inflamações, além de acalmar a pele.

Vitamina C para antioxidar e dar viço

A vitamina C é um antioxidante e protege a pele da ação nociva dos radicais livres e é ótima para ajudá-la a se recuperar depois do surgimento daquela espinha enorme, sabe? A vitamina C também é ótima para atuar na hiperpigmentação da pele. Isso porque consegue inibir a produção da tirosinase, uma enzima que atua no processo da formação de melanina. Como ela age na raiz do problema, além de clarear, ela também previne o aparecimento de novas manchinhas escuras.

+ Vitamina C e acne: dá match?

Além disso, a vitamina C também consegue uniformizar o tom da pele. Dessa forma, a deixa mais radiante e iluminada. Se você quer um creminho para melhorar olheiras, procure também o ativo.

Você já conhece o Antioxidante Hidratante da Sallve? Ele é um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço. Combina a hidratação do ácido hialurônico a 5 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida e Cafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

Óleo de argan para equilibrar os tratamentos

Você não leu errado. Apesar de ser um óleo, não aumenta a oleosidade da pele e é absorvido rapidamente (e tem índice comedogênico "0"). Por isso, é bom para quem passa por tratamentos que acabam ressecando o rosto. O óleo de argan é rico em vitaminas A, D e E, além der ser antioxidante e conter bons níveis de ácidos graxos essenciais, ômega 6 e 9, polifenóis e fitosteróis.

+ Oito óleos queridinhos do skincare

Segundo pesquisas acadêmicas, em uso tópico, o ingrediente ajudou a controlar e reduzir o excesso de sebo na pele. Porém, quem tem pele oleosa e acneica sabe bem que é importante buscar a opinião de um especialista.

Niacinamida e seus superpoderes

A niacinamida também é um herói do skincare para a pele acneica. Para a pele acneica, ela apresenta uma série de benefícios que, a gente garante, vão te convencer a incluí-la na sua rotina de cuidados com a pele. Para começo de conversa, ela já age no primordial: usada regularmente em sua rotina, a niacinamida comprovadamente controla a produção de sebo da sua pele. Essa, como quem tem acne sabe bem, é a raiz de muitos dos problemas de quem tem acne.

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!

E já que falamos em espinhas, a niacinamida também tem ação anti-inflamatória. Ou seja: ela também age na diminuição de quadros de inflamações da pele (lembra que espinhas são frutos de inflamações na pele?). Há estudos, inclusive, que comprovam que a niacinamida é eficaz no tratamento de acnes ativas (aqui, a frequência foi de duas vezes por dia), reduzindo inflamações.

Mas tem mais: a niacinamida ainda ajuda a reduzir poros dilatados e a hiperpigmentação e de quebra hidrata e protege a sua pele da ação dos radicais livres. Aqui na Sallve, ela está presente na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante e do Sérum Antiacne!

Vamos falar sobre retinol?

retinol e o ácido retinóico aparecem em várias listas como ingredientes importantes para quem quer tratar a pele com acne e cravos. Porém são ingredientes controversos: essa forma potente e sintética da vitamina A, dependendo da quantidade usada, pode causar irritações em alguns tipos de pele.

+ Cicatrizes de acne: a ação do Sérum Antiacne

A boa notícia é que existem "versões" naturais do composto, como Sytenol A e Revinage. Eles têm as mesmas propriedades que o original, mas foram desenvolvidas tendo em mente diminuir esse tipo de irritação.

Alguns estudos usados para este texto:

Alternative Treatments for Acne

Acne - Sociedade Brasileira de Dermatologia

Moisturizers for Acne

Over-the-counter Acne Treatments

Complementary therapies for acne vulgaris

The efficacy of 5% topical tea tree oil

Tea tree oil gel for mild to moderate acne

FDA - Topical Acne Drug Products for Over-the-Counter Human Use

The Role of Skin Care as an Integral Component in the Management of Acne Vulgaris

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!