espinha no bumbum

Como o Tônico Renovador age em cada tipo de pele?

Pele normal, seca, oleosa ou mista? Pele madura ou sensível? Entenda como o nosso Tônico Renovador age em cada tipo de pele.

O mais novo lançamento da Sallve, o Tônico Renovador, é rico de AHAs, com uma combinação dos ácidos glicólico, lático e málico, e foi desenvolvido para todos os tipos de pele. Mas espera ai: quer dizer que eleajuda a controlar a oleosidade excessiva da pele mista ou oleosa ao mesmo tempo em que ajuda a manter a hidratação da pele seca? E o que ele faz pela pele normal? Chega de dúvidas: hoje vamos responder como o Tônico Renovador age em cada tipo de pele.

Tipos de pele

Saber qual é o nosso tipo de pele é fundamental para se traçar a rotina de skincare. É a partir dessa informação que você vai entender quais ativos usar, o que evitar e até qual veículo ou textura é ideal para a tua pele.

"Basicamente temos quatro os tipos de peleoleosamistanormal, ou seca, determinadas pela produção de sebo e óleo cutâneo. Na pele mista é relativa a localização dessa oleosidade", explica a Dra Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Cada tipo de pele tem características muito particulares, como uma maior produção de óleo (no caso da pele oleosa), ou a perda de água (no caso da pele seca). Mas existem também os estados da pele, como a pele desidratada, a pele madura ou a pele sensível. Que por sua vez, "podem estar associadas a qualquer um desses tipos de pele", explica a Dra Monalisa. Por isso é tão importante uma consulta com um médico especialista para analisar o teu tipo de pele.

Pele normal

"A pele normal é, na verdade, a mais difícil de ser encontrada. É aquela pele rosada, bem nutrida, vascularizada, com uma textura homogênea, elástica, com poros bem diminutos, quase invisíveis - como na pele seca, em que a gente não tem praticamente os poros visíveis. Porém a pele normal tem uma hidratação diferente da seca, que por sua vez tem muita dificuldade de segurar água nas camadas dérmica e epidérmica. A pele normal tem um fator natural de hidratação, que a mantém o tempo todo elástica, uniforme e homogênea”, explica a Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. 

E como o Tônico Renovador age na pele normal?

"O Tônico vai agir principalmente na regulação do pH e na hidratação da pele, prevenindo que essa pele entre em desequilíbrio com o uso de produtos inadequados, por exemplo", nos ensina a Dra Monalisa Nunes. 

Pele seca

A pele seca é propensa à descamação e vermelhidão, e o que a caracteriza é a perda de água em excesso. Esse tipo de pele requer alguns cuidados especiais por conta da sua produção insuficiente de sebo ou de óleo. A falta destes agentes naturais influenciam na capacidade de retenção da hidratação, favorecendo, dessa forma, uma barreira cutânea mais frágil.

Qual é a função do Tônico Renovador na pele seca?

"Os tônicos hidratantes e renovadores fazem com a que pele absorva muito melhor o hidratante, mantendo a hidratação por mais tempo", explica a dermatologista consultora da Sallve. 

Pele oleosa

A pele oleosa é caracterizada pela produção excessiva de sebo e óleo, com poros dilatados e obstruídos, consequentemente com tendência a desenvolver quadros de acne e espinhas.

O que o Tônico Renovador faz pela pele oleosa?

"A pele oleosa é muito beneficiada pelos tônicos adstringentes e renovadores. O tônico tem a capacidade de regular a produção de sebo nas glândulas sebáceas, de desobstruir os poros deixando eles mais fechadinhos. O uso consistente dos tônicos tem a capacidade de realmente tratar a oleosidade excessiva da pele", explica a Dra Monalisa. 

Pele mista

A pele mista nada mais é do que a combinação de dois tipos de pele. O mais comum? Oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e extremidades secas ou normais. Para manter uma rotina saudável, é necessário atenção e alguns cuidados especiais para que nada seja deixado de lado.

Como o Tônico Renovador age na pele mista?

A ação do Tônico Renovador é a de tratar a oleosidade excessiva na zona T enquanto influencia na capacidade de retenção de hidratação nas áreas mais secas.

Pele madura

A pele madura é caracterizada pela perda de viço, elasticidade e pelas rugas. Isso acontece porque a partir dos 40 anos a pele perde, entre outros compostos, a capacidade de repor o ácido hialurônico. Ele é degradado diariamente, resultando em desidratação e perda de volume na derme. 

“As transformações hormonais, a redução na velocidade de renovação das células e a queda na produção de colágeno e elastina são as principais causas das mudanças na pele madura. A pele fica mais rígida, originando marcas de expressão e sinais do tempo”, aponta a Dra. Joana Barbosa, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. 

O que o Tônico Renovador faz pela pele madura?

"Os tônicos hidratantes e renovadores são incríveis já que a pele madura tende a ser mais ressecada e ter a renovação celular reduzida dando aspecto de pele mais áspera e grosseira", indica a especialista. 

Pele sensível

A pele fica sensível quando sua barreira cutânea passa por uma agressão e dessa forma, vai afetar a proteção da pele contra inflamações, infecções e irritações. Exposição solar, medicamentos e até um banho muito quente podem desencadear essa sensibilidade.

O Tônico Renovador traz benefícios para a pele sensível?

Recomendamos consultar um dermatologista antes de aplicar o Tônico Renovador em peles sensíveis ou sensibilizadas. Mas a Dra Monalisa responde que a sensível é "outro tipo de pele que o tônico por si só é um tratamento. Dependendo da composição só o tônico é suficiente para controlar coceira e vermelhidão". Portanto, antes de experimentar, consulte o teu especialista, combinado?

O Tônico Renovador já faz parte da tua rotina de skincare? Você pode usa-lo uma vez ao dia, após a limpeza, seguido da aplicação do teu hidratante e de protetor solar.

Voltar para o blog