Dia ou noite: em que hora do dia é melhor aplicar seus cosméticos?

Aprenda quais ativos funcionam melhor quando usados de dia e de noite?

Nossa rotina de skincare vai muito além de conhecer nossa própria pele e escolher, com informação e a ajuda de um dermatologista, as fórmulas que vão funcionar para deixá-la ainda mais incrível. Cuidar da nossa pele envolve uma série de variáveis que, aplicadas corretamente, vão potencializar ainda mais o efeito de cada ativo que você escolhe passar na sua pele. Aqui você pode incluir a ordem correta de aplicação dos produtos, algumas dicas extras que são grátis, combinações incríveis e, olha só: o momento do dia em que você aplica cada ativo sobre a sua pele.

+ Pausar a rotina de skincare para descansar a pele: tá certo?

Você sabia que há ativos que podem funcionar melhor na sua pele quando aplicados pela manhã, enquanto outros são mais indicados para a noite? É tudo bem simples, a gente promete - e bem fácil de entender. Vamos lá?

De manhã

A escolha do que você vai aplicar de manhã segue alguns critérios: texturas mais leves (um hidratante em gel pode funcionar melhor pela manhã para quem tem a pele mais oleosa, enquanto o creme mais denso fica para a noite, atuando como máscara), ativos que não sejam fotossensibilizantes e fórmulas que dão aquele viço incrível na sua pele são perfeitos para começar o dia.

A vitamina C é um desses ativos que brilha muito quando usado pela manhã: embora possa ser aplicada qualquer hora do dia, ela faz ainda mais sucesso se você usá-la de manhã. É que a vitamina C é conhecida por contribuir com um viço incrível e aquele "brilho que vem de dentro", sabe? E não seria um desperdício deixar esse efeito bem para a hora de dormir?

Além disso, a vitamina C, como um poderoso antioxidante que protege sua pele dos radicais livres, potencializa o efeito do protetor solar. É que combinando antioxidantes ao seu filtro solar, você tem a proteção da ação dos radicais livres liberados na pele pelos raios UV e a própria proteção da radiação solar - o que ajuda a prevenir ainda mais o envelhecimento precoce da pele.

+ Combinações do ácido hialurônico que vão beneficiar sua pele

Por não ser fotossensibilizante, o ácido hialurônico pode ser usado de dia sem problemas. E olha que maravilha: ele combina perfeitamente com a vitamina C e com filtro solar. Ou seja: rotina redondinha!

Falando em protetor solar, essa é bem óbvia: ele deve ser aplicado todos os dias pela manhã, e reaplicado a cada duas horas - mesmo no inverno ou dentro de casa. Embora haja uma grande discussão em torno do seu uso à noite por conta da luz azul, muitos dermatologistas afirmam que seu uso à noite não é necessário.

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

De noite

A rotina de skincare da noite é perfeita para hidratantes mais potentes e produtos de tratamento mais profundos, já que ao aplicá-los antes de dormir não temos a interferência da radiação solar, maquiagem e poluição, entre outros fatores.

Quer uma listinha? A gente tem!

Retinóides (ou vitamina A)

O motivo pelo qual você deve deixar os retinóides para uso noturno é bem simples: eles têm ação esfoliante e promovem a renovação celular da nossa pele. Você até pode usá-los de dia, mas saiba que a luz solar pode influir na ação do ativo, diminuindo sua eficácia. Outro motivo? Expor sua pele com vitamina A à luz do sol pode causar irritações, justamente por esse processo que vai ocorrer na sua pele.

Vale lembrar que o "retinol da Sallve", o nosso Sérum Uniformizador, não é fotossensibilizante. Atendendo a pedidos da nossa comunidade, que queria um retinol para ser usado também durante o dia, nossa fórmula conta com retinol biomimético, que tem todas as vantagens do retinol convencional mas diminuindo muito os riscos de reações adversas que podem surgir na pele com o uso do ativo (como vermelhidão e ardência).

+ Como inserir o retinol biomimético na rotina de skincare?

Ácidos: Alfa hidroxiácidos (ácido lático, glicólico) e ácido salicílico

Ácidos, à excessão do hialurônico, geralmente são deixados deixados para uso noturno: é que sua ação esfoliante afina a pele, deixando-a mais exposta aos danos da radiação solar. Por exemplo: ativo número um de quem tem a pele oleosa / acneica, o ácido salicílico preferencialmente deve ser deixado para uso noturno, já que ele também pode deixar a pele mais sensível à exposição solar. Quando usado de dia, com a pele exposta a raios solares, o ácido salicílico pode desencadear até manchas de pele. Acordou no dia seguinte após aplicar uma concentração mais alta de ácido salicílico na pele? Lave o rosto!

+ AHA: o seu guia completo para os superstars do skincare

Quer usar seu Tônico Renovador ou Sérum Antiacne de dia? Não deixe de passar o Protetor Solar para evitar manchas e hipersensibilidade da pele, tá?

+ BHA: seu guia completo sobre beta-hidroxiácidos

Cleansing oil

Da mesma forma que o Protetor Solar é deixado para uso diurno, o demaquilante ou cleansing oil (oi, Bálsamo Demaquilante!) é um ótimo parceiro da rotina noturna, já que, aliado ao seu Limpador Facial, ele limpa profundamente a pele retirando não só a maquiagem como poluição e resquícios do protetor solar.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading