Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?

Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?

Dos fatores de envelhecimento extrínsecos, o sol é o que mais desponta

Um fato incontestável: o sol pode afetar sua pele. Por aqui já falamos sobre bronzeado, queimaduras solares e até do grave câncer de pele. Mas tem mais uma coisa: a radiação UV também pode envelhecer prematuramente sua pele, o que os dermatologistas chamam de fotoenvelhecimento.

fotoenvelhecimento

O envelhecimento da pele

Como já falamos aqui no blog, há dois tipos de envelhecimento cutâneo. O primeiro é o intrínseco, relacionado a fatores internos e cronológicos, relacionados com o passar dos anos mesmo.

+ É no dia a dia que recebemos 70% da radiação solar da nossa vida

O segundo é o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores externos ao nosso corpo. É justamente aqui que a exposição solar entra. Dos fatores externos, é radiação UV o fator que mais desponta, o número um.

"A radiação solar é ao mesmo tempo necessária e danosa. O que vai diferenciar é o grau de exposição. Em pequenas quantidades e nos momentos adequados, a exposição solar tem efeitos benéficos como ativar a cascata de produção da vitamina D. Por outro lado, a exposição exagerada pode causar danos que vão desde queimaduras, vermelhidão, manchas e envelhecimento precoce a acne, queda da imunidade e câncer de pele”, já explicou por aqui a Dra. Monalisa Nunes.

O que é fotoenvelhecimento?

A Associação Canadense de Dermatologia traz uma definição simples e efetiva sobre o que é o fotoenvelhecimento: "é o envelhecimento prematuro da pele causado pela exposição repetida à radiação ultravioleta (UV), principalmente do sol."

+ 5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

Esse envelhecimento precoce altera estruturas normais da nossa pele, causando alterações no DNA em nível celular. Um texto da Yale Medicine afirma que o dano causado pela radiação UV atinge camadas profundas da pele e pode levar anos até que se torne visível aos nossos olhos.

+ Quais são os tipos de filtro solar e como eles funcionam?

Aqui citamos alguns fatos interessantes sobre o fotoenvelhecimento, segundo artigos científicos:

  • O fotoenvelhecimento afeta as três camadas da pele, epiderme, derme e hipoderme;
  • Todos os comprimentos de onda UV contribuem para fotoenvelhecimento da pele humana;
  • A radiação UV promove o aumento da produção de radicais livres,  que contribuem para degradação de fibras de colágeno e elastina;
  • A suscetibilidade ao fotoenvelhecimento é influenciada por fatores endógenos, como pigmentação da pele, reparo de DNA, defesa antioxidante, etc;
  • O fotoenvelhecimento da pele humana resulta principalmente da exposição diária a doses baixas, que não causam alterações visíveis nos momentos de exposição;
  • São altas as evidências de que o uso regular de protetores solares pode retardar o fotoenvelhecimento;

O que causa o fotoenvelhecimento?

O que causa o fotoenvelhecimento é principalmente a radiação UV, que pode levar não só ao envelhecimento precoce da pele, mas também outros danos, como o câncer de pele. Lembrando que o envelhecimento extrínseco da pele é favorecido principalmente pela radiação UV vinda da exposição solar.

+ Benefícios do sol para a saúde: muito além da vitamina D

A radiação solar que incide na Terra inclui a radiação ultravioleta, a luz visível e infravermelho. A radiação UV pode ser dividida em ultravioleta B, ultravioleta A e ultravioleta C.

"A UVB é uma radiação que está presente nos raios solares em maior intensidade entre às 10h e 16h, quando o sol está incidindo mais diretamente na Terra - por isso que esse é o período que a gente não indica a exposição solar. Embora a UVB penetre mais superficialmente na pele, ela tem um poder maior de reagir com o nosso DNA, por isso é mais associada ao câncer de pele", contou a Dra. Monalisa.

+ UVA, UVB, FPS, PPD, PA: o que são as siglas do Protetor Solar?

Já a radiação UVA, por sua vez, está presente nos raios solares o dia inteiro: "inclusive ela ultrapassa vidros de janelas, e consegue estar presente mesmo com o clima frio. O tempo pode estar nublado, mas ela ainda está ali. Digamos que ela consegue ultrapassar todos esses obstáculos. A radiação UVA penetra mais na pele e também está associada ao câncer de pele, além de ser a radiação que causa o envelhecimento precoce da pele", explicou também a Dra. Monalisa.

Tanto as radiações UVA e UVB, assim como a UVC, segue Dra. Monalisa Nunes, pertencem à parte invisível da luz solar, que gente não vê. "A UVA e a UVB ultrapassam a camada de ozônio, enquanto a UVC não incide na Terra de forma significativa".

Quais os sinais do fotoenvelhecimento na pele?

A radiação UV promove o aumento da produção de radicais livres,  que contribuem para degradação de fibras de colágeno e elastina. Com isso, a pele fica mais suscetível ao aparecimento de rugas e linhas de expressão, além de contribuir com a flacidez facial.

+ Precisa usar protetor solar dentro de casa?

Pode gerar também manchas e textura áspera e irregular. "(Além da degradação de fibras de colágeno), temos o envelhecimento epidérmico superficial, em que a exposição solar deixa a pele com uma aparência mais áspera e com algumas manchas, o que evidencia ainda mais as rugas", conta o Dr. Abdo Salomão.

O que fazer para prevenir?

Você já deve imaginar, né? O protetor solar é o melhor cosmético para prevenir o envelhecimento precoce da sua pele, além de ser fundamental para se prevenir contra o câncer de pele.

+ 10 Verdades e mitos sobre Protetor solar

Ele deve ser usado diariamente, e reaplicado a cada duas horas (ou menos, caso você sue muito), não pode ser esquecido nem dentro de casa e sim, deve ser usado até no inverno.

Por fim, é importante também respeitar os horários adequados de sol, evitando a exposição das 10h às 16h.

Proteção solar na Sallve

Com todos os benefícios e efeitos do Antioxidante Hidratante, nossa fórmula do Antioxidante Hidratante FPS 30 reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB, se tornando a opção mais eficaz e prática para cuidar bem da pele.

+ 7 benefícios incríveis do Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB

Desenvolvido para rosto, região abaixo dos olhos e pescoço, ele combina o poder do Ácido Hialurônico a 6 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida, Cafeína e Carnosina. Graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele. A loção cremosa também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele.

Só ele: previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, protege contra a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição oferece proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

antioxidante hidratante fps 30

Protetor Solar FPS 60

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Protetor Solar Toque Seco

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Protetor Solar Com Cor

Ainda na linha facial, temos nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos

Protetor Solar Muito Resistente

Um protetor facial muito resistente? Temos por aqui também. Conheça um protetor solar com alta proteção FPS 60 UVA/UVB e muita resistência à água e ao suor, sendo ideal para uso diário e também para prática de esportes.

Seu formato em bastão, além de ser prático para carregar na bolsa, proporciona uma aplicação rápida e simples, facilitando a reaplicação do protetor ao longo do dia.

Invisível na pele, sua fórmula conta com vitamina E e carnosina, que ajudam a preservar o colágeno e a prevenir os sinais do tempo. Além da alta proteção contra radiação solar, ele também protege contra os danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição. Tudo isso sem deixar a pele pegajosa, arder os olhos ou escorrer.

Artigos e referências usados para este texto

Photoaging (Sun Damage)

Photoaging of the skin

Photoaging: Mechanisms and repair

Skin aging and photoaging: An overview

Photoaging of human skin

Photoaging

Envelhecimento cutâneo

Fotoenvelhecimento

The Skin Aging Exposome

Voltar para o blog