Flacidez facial: o que pode ajudar a dar firmeza para o rosto

Com a queda natural da produção de colágeno e elastina, a pele acaba perdendo rigidez e sustentação.

A flacidez facial é uma reclamação comum e uma preocupação contundente a partir dos 30 anos de idade. E qual o motivo? É a partir dessa idade que começamos a perder fibras de colágeno e elastina, o que dá sustentação e firmeza para a pele. Ou seja, é o envelhecimento natural do seu rosto (e corpo também!).

Mas segura essa emoção! Isso não significa que assim que você assoprar as velinhas do seu bolo de 30 anos, seu rosto vai começar a cair instantaneamente. Nada disso! Esse é um processo natural do corpo e vai acontecer ao longo dos anos.

É exatamente por este motivo que os cuidados com a pele se intensificam com essa idade: para retardar as tão temidas rugas e a também a flacidez. Vale ressaltar também que, na pele negra, isso acontece mais lenta e tardiamente por conta da quantidade de melanina e das fibras colágenas mais densas.

Créditos: Unsplash

Outro ponto interessante é que vários fatores externos aceleram o envelhecimento, prejudicando a formação de colágeno e elastina, como exposição solar excessiva, sedentarismo, alimentação e tabagismo, por exemplo. Portanto, atenção na vida saudável!

É claro que existem diversos tratamentos dermatológicos disponíveis para cuidar da flacidez do rosto e pescoço - sim, ele também! -, mas os cosméticos podem dar uma ajuda real a longo prazo, como aponta um estudo liderado por pesquisadores de universidades canadenses e norte-americanas.

E quais ingredientes de skincare são benéficos?

A vitamina C, por exemplo, é uma grande estrela, por ser um importante antioxidante, que aumenta o colágeno da pele e ajuda a reverter danos causados pelos raios UV, ou seja, ótimo para deixar a pele mais firme, segundo uma pesquisa da Universidade de Oregon.

Outro queridinho é a Coenzima Q10, que é produzida pelo corpo, mas com a idade é comum que as pessoas sejam deficientes nessa produção. A sua falta gera uma incapacidade de produzir colágeno e elastina. Com isso, alô, flacidez!

Créditos: Unsplash

A Niacinamida é outro aliado, por se tratar de um antioxidante potente. Ajuda a reduzir a perda de água na pele e a melhorar a elasticidade, estimulando a produção de colágeno.

O Ácido glicólico, que faz parte da família dos Alfa Hidroxiácidos, tem entre suas propriedades ser um excelente esfoliante, penetrando profundamente na pele ajudando a eliminar células mortas, melhorando a aparência e a textura da pele.

É claro que o ácido hialurônico não podia ficar de fora. Ele ajuda a reidratar a pele, preenchendo rugas e estimulando a produção de colágeno, dando uma força para recuperar a firmeza natural da pele. Uma ótima opção para combater o envelhecimento prematuro!

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Alguns estudos e referências consultados para este texto

Conheça os processos de envelhecimento da pele e saiba como retardá-los

Flacidez de face e corpo: o que fazer?

A randomized, controlled comparative of the wrinkle reduction benefits of a cosmetic

Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging

Is Hyaluronic Acid All Hype?

The Roles of Vitamin C in Skin Health

Niacinamide: A B vitamin that improves aging facial skin appearance.

An antiaging skin care system containing alpha hydroxy acids and vitamins

Hydroxy Acids, the Most Widely Used Anti-aging Agents

Tem algum ingrediente que dá mais resultado na sua pele? Alguma dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?