Gui Poulain: a saúde da pele começa pelo prato

Gui Poulain, de Minas Gerais, dá boas dicas para quem quer cuidar mais da beleza e da saúde começando pelo prato com crocância e mais sabor.

Na semana passada a Turnê Sallve aterrissou virtualmente em Minas Gerais. E se você deu uma espiada no Instagram de um dos nossos convidados, o cozinheiro Gui Poulain, aposto como ficou com água na boca.

Bem por isso, pedimos boas dicas para o Gui! Ah, antes, vale dizer tchau pra aquele prato sem graça, viu? Ele nos mostra que comer bem, com sabor e qualidade, não é tão difícil assim quanto pode parecer. Com vocês, Gui Poulain:

Gui Poulain desmistifica a alimentação saudável

"Acho que um dos grandes problemas nas nossas refeições é tratar como coadjuvantes os legumes e verduras. Sempre me lembro dos pratos que fazia antigamente tendo como protagonista uma carne e arroz, com as verduras e legumes quase sempre feitos de uma forma sem graça, meio que obrigados a estar ali. E aí o legal de me ver na cozinha é uma busca por mais criatividade pra colocar inclusive frutas e folhas no meio do nosso prato principal.

A OMS recomenda o consumo de ao menos 400 g de frutas, legumes e verduras por dia e os dados são de que apenas um a cada dez brasileiros consome essa recomendação. Além disso, cada cor tem nutrientes diferentes: o vermelho encontrado no tomate, morango, pimentão vermelho, por exemplo, tem licopeno, um antioxidante. O laranja da cenoura e abóbora tem betacaroteno, que dá origem à vitamina A no nosso organismo e é ótimo pra pele, unha e cabelos. Quando a gente consegue fazer pratos mais coloridos a gente acaba ingerindo diferentes nutrientes e isso faz bem pra gente."

Menos industrializado, mais comidinha caseira

"Pra quem está começando a cuidar mais da alimentação, uma dica boa são os legumes assados: você pode colocar vários ao mesmo tempo numa assadeira e fazer outra coisa enquanto assam. Tem alguns segredinhos, como: tente deixar os pedaços mais ou menos do mesmo tamanho, uniformes, para que assem por igual. É legal que estejam espalhados pela assadeira, sem amontoar, vão assar melhor e dar crostinha.

Use ervas e especiarias! Ervas como alecrim e tomilho são ótimas, não precisa colocar muito. Especiarias como páprica e cúrcuma dão cor e sabor. Pra uma assadeira cheia de legumes, uma colher de chá da que escolher (ou uma mistura delas) está ótimo. A gordura: colocar azeite ajuda a dar uma crocância nas bordas e a dar mais sabor aos legumes, além de que não ressequem. Gosto de cozinhar a batata um pouco em água antes pra evitar que fique dura, mas os outros podem ir direto ao forno: abóbora, abobrinha, cenoura, cebola, alho, couve-flor, brócolis, pimentão, mandioquinha. Normalmente em torno de uns 40 minutos de forno tudo fica bem gostoso e dourado."

Uma receita do Gui para experimentar na cozinha

"Uma receita que amo e acho rápida é a salada de cuscuz marroquino":
125 g de couscous marroquino
2 tomates picados
1/2 pimentão amarelo em cubinhos
1/2 cebola roxa em lâminas
1 abobrinha italiana cortada em fatias médias e depois em meia lua
folhinhas de hortelã ou manjericão
250 ml de água fervente
1 colher (chá) de açúcar
sal
pimenta do reino
azeite
suco de 1 limão

"Tempere o couscous marroquino com uma colher (chá) de sal e uma colher (sopa) de azeite. Coloque a água fervente sobre ele, tampe com um pano de prato e aguarde cinco minutos. Destampe e, com um garfo, solte os grãozinhos cozidos. Leve para a geladeira. Coloque a cebola num pote e misture a colherzinha de açúcar. Cubra tudo com água fria e deixe repousar uns dez minutos. Coloque azeite numa frigideira e grelhe as meia luas de abobrinha, cerca de três minutos de cada lado, salpicando um pouco de sal enquanto doura. O ponto é quando elas começam a amolecer e ficarem douradinhas. Escorra a água da cebola. Misture tudo no couscous: o tomate, o pimentão, a abobrinha, a cebola. Tempere com sal, limão, pimenta do reino, azeite e hortelã ou manjericão. Misture bem e sirva a seguir. Pode deixar guardado na geladeira pra comer bem geladinho em outra hora. Rende 2 porções."

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading