Manchas e pele sensível: quais os desafios no tratamento?

Quando o assunto são manchas e pele sensível já podemos adiantar que sua pele tem um aliado e tanto: olá, Sérum Antimanchas!

Quem tem pele sensível sabe bem que alguns tratamentos de pele podem exigir cuidados ainda mais especiais. Esse é justamente o caso de quem tem manchas e pele sensível, por exemplo.

manchas e pele sensível

Manchas e pele sensível: é um desafio?

É claro que para cada tipo de mancha, há um tratamento específico, como já te contamos por aqui. Porém, é bem comum usarmos ácidos e até o famoso retinol para manchas, ativos que podem acabar sensibilizando a pele de alguma forma. Mas e quem tem pele sensível? Não faz o tratamento, então? Claro que faz!

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

Quem explica melhor, é a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve: "Não é que é mais desafiador, mas quem tem pele sensível precisa de alguns cuidados específicos. Quando a gente trata manchas, normalmente usamos ativos que são renovadores celulares, como os famosos ácidos. Isso pode acabar sensibilizando mais a pele. Então, precisamos usar, principalmente, cosméticos bem voltados para a pele sensível e redobrar a hidratação."

Aqui ainda vale lembrar um ponto: todos os tipos de pele podem ser sensíveis. "Uma pele sensível é um tipo de pele também. Só que você pode ter uma pele oleosa sensível, uma pele mista sensível, uma pele seca sensível", já nos contou a Dra. Monalisa. É algo determinado geneticamente. É da sua pele, você não consegue mudar. Você pode tratar, melhorar, mas sua pele sempre vai ser sensível.

+ Manchas na pele: um alerta para procurar um dermatologista?

É uma pele suscetível a vermelhidão, inflamação e ressecamento. Ela, no geral, tem uma composição mais fina do que peles tidas como "normais", com uma barreira cutânea mais frágil. Sendo assim, ela é mais suscetível, por exemplo, a reações alérgicas.

Quais os principais cuidados?

Se você tem pele sensível e está com manchas na pele, o ideal é sempre procurar um dermatologista. Afinal, é ele quem vai te ajudar a entender o que aquela mancha é, quais as causas e qual a melhor forma de cuidar. O diagnóstico correto é essencial para o tratamento.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

Porém, alguns cuidados com a pele são básicos e bem essenciais quando falamos sobre tratamento de manchas em pele sensível. Os principais são: limpar a pele com produtos de limpeza para peles sensíveis, hidratar bastante e passar muito protetor solar.

"Gosto muito de acrescentar algum antioxidante, principalmente, a vitamina C pela manhã, porque é um ativo que ajuda muito nas manchas e não tem a influência do sol, pelo contrário. E também produtos como o Sérum Antimanchas da Sallve, que você pode usar durante o dia. E, normalmente, a gente vem com um tratamento noturno com renovadores, com concentrações menores para não irritar a pele e vamos aumentando a concentração progressivamente ao longo do tempo", explica a especialista.

+ Afinal, como as manchas se formam?

Além dos cuidados em casa, a rotina também pode incluir alguns tratamentos realizados em consultório. “O laser é muito bom, porque você faz um tratamento mais potencializado de uma vez só. E também os peelings mais indicados para pele sensível, mais delicados, como o de ácido mandélico”, completa a médica.

Quais os ativos são amigos na hora de cuidar das manchas?

As peles sensíveis podem se beneficiar de despigmentantes mais delicados. A Dra. Monalisa indica o ácido kójico, ácido fítico e do ácido mandélico em baixa concentração. Além disso, o alfa-arbutin, a vitamina C e a niacinamida.

+ Como é o tratamento de manchas e por que é a longo prazo?

E para evitar? "Não é uma regra. Mas para evitar seria bom evitar os retinóides, em sua forma não encapsulado, como o retinol mesmo e a tretinoína, que é o ácido retinóico", aponta a Dra. Monalisa.

Sérum Antimanchas

E sabe quem pode ajudar? Ele mesmo: o Sérum Antimanchas, que foi testado em pele sensível e apresentou alta tolerância cutânea. "O Sérum Antimanchas é perfeito e impecável para quem tem mancha e pele sensível. Pode ser usado de manhã e à noite. É muito, muito bom mesmo", aponta a Dra. Monalisa.

+ Como o Sérum Antimanchas age antes, durante e depois da mancha

Ele é uma fórmula multifuncional e poderosa para o tratamento e prevenção de manchas, olheiras pigmentares e linhas finas. Na fórmula, ele tem retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom. O retinol biomimético tem ação muito parecida com o retinol original e traz as muitas propriedades já conhecidas pelo clássico do skincare, como renovação celular, melhora da textura e firmeza da pele, estímulo da síntese de colágeno e elastina, além de ajudar a suavizar manchas e linhas finas. O ponto principal aqui é que preservam-se todos os benefícios, só que sem efeitos que podem ser sensibilizantes para algumas peles.

Além disso, temos a niacinamida 5%, que reduz a pigmentação excessiva; o nanoácido tranexâmico e o alpha-arbutin, que regulam o início da produção da melanina, e o óleo de rosa mosqueta, um antioxidante com ação hidratante e cicatrizante. Uma fórmula única que trata todos os níveis da hiperpigmentação. Incrível, né?

E aí, que tal incluir o Sérum Antimanchas na sua rotina de cuidados?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!