Maquiagem à prova d'água? O Bálsamo Demaquilante tira!

Maquiagem à prova d'água? O Bálsamo Demaquilante tira!

Quer entender como nosso Bálsamo Demaquilante tira até as maquiagens mais insistentes? A gente te explica.

"Aprender que a gente precisa limpar a pele com produtos específicos para ela e tirar resíduo é o básico, é o chão do cuidado com a pele, sabe?", já nos ensinou nossa ruiva Julia Petit. E tirar a maquiagem da sua pele é um passo fundamental dessa etapa de limpeza. "A maquiagem tem substâncias que não foram feitas para serem absorvidas pela pele ou para ficarem sobre ela por longos períodos", já nos explicou a Dra. Monalisa Nunes. "Fora a maquiagem, a gente ainda tem toda a poluição do ambiente que foi acumulada na pele durante o dia (ou noite). Além disso, muitas das maquiagens, especialmente as que as brasileiras usam, acabam sendo muito oleosasoclusivas - ou seja, elas formam uma capa sobre a pele, que impede sua oxigenação adequeada e entope os poros. Esse entupimento de poros, por sua vez, gera as famosas espinhas e cravos".

Se é tão importante assim tirar a maquiagem, nada mais natural do que fazermos esse passo com calma e paciência, para não agredir nossa pele nem deixar qualquer resíduo ao final do procedimento. Até porque quem aqui não resiste a uma base de longa duração? E uma máscara à prova d'água, daquelas que não borra por nada? O Bálsamo Demaquilante tira tudo isso, graças à alta quantidade de emolientes em sua fórmula.

Como?

Você já ouviu falar em emolientes aqui no blog, lembra? Só que quando falamos sobre emolientes, o ponto de vista era seu poder de hidratação. Na fórmula do nosso Bálsamo Demaquilante, eles entram principalmente graças a outro papel que exercem muito bem: o de derreter.

"São esses emolientes (ou óleos) que vão penetrar na maquiagem e que vão dissolver aquela rede que está formada ali em cima, borrando tudo. Sabe aquele vídeo da Julia borrando a maquiagem? São esses compostos que fazem isso, na nossa fórmula", explica Marcus Amaral, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento. "Esses emolientes são apolares, ou seja, se ligam a óleos, e maquiagens geralmente são uma rede de pigmentos em óleo. No caso de maquiagens à prova d'água, então, os produtos são feitos para repelir água, e é aí que entra a dificuldade de remoção com demaquilantes mais aquosos. Lembra do que já explicamos aqui que semelhantes removem semelhantes? Então."

Para você entender como funciona a tecnologia de sprays fixadores de maquiagem e bases de longa duração, Marcus explica que elas formam polímeros que viram uma espécie de filme por cima da sua pele, fixando tudo no lugar por muito tempo. "Se você pegar a composição de delineadores, por exemplo, tem muito formador de filme ali também, para fixar o produto na pele quando ele seca." Existe ainda outro componente na maquiagem que é mais difícil de tirar com água ou um sabonete facial comum, que são as ceras presentes em algumas máscaras de cílios, por exemplo."

É aí que entra nosso Bálsamo Demaquilante

Um demaquilante normal ou até um limpador facial com poder de retirar a maquiagem mais leve, aquela do dia-a-dia, usa tensoativos para retirar a maquiagem. No caso de bifásicos, você tem uma parte de óleo, que se liga ao óleo, e uma parte em água, com tensoativos, que retira o que é diluível em água. "O que a gente sabe, porém, é que mesmo esses sabonetes não necessariamente conseguem quebrar completamente as cadeias solúveis em água por não ter afinidade o suficiente com as fases oleosas. Quando você tem produtos com cera ou formador de filme, eles não são suficientes - o tensoativo, por mais que você lave, uma hora se satura", explica Marcus.

Na nossa fórmula, nós contamos com cinco emolientes, escolhidos especificamente por serem mais leves, de toque mais seco, não comedogênicos, por exemplo, reduzindo a probabilidade de aparecimento de comedões.

Aliás, nosso Bálsamo Demaquilante ajuda até no combate a eles, justamente por esse aspecto de sua composição: "Cravos são poros entupidos principalmente por óleo, que fica preto por oxidar na sua superfície. Como a base do Bálsamo Demaquilante é principalmente composta de óleos, ele consegue "amolecer" os cravos e assim facilitar sua retirada, dado que semelhante dissolve semelhante", explica Marcus. "Emolientes estão na fórmula, de novo, no sentido de amolecer, derreter. Não é todo óleo que faz isso, temos produtos comedogênicos que têm o efeito contrário."

Para fechar o pacote? Nosso Bálsamo Demaquilante tem ação hidratante e antioxidante, para manter sua pele equilibrada e sua barreira lipídica bem saudável.

E aí: que tal inserir o Bálsamo Demaquilante na sua rotina de skincare?

Voltar para o blog