Com uma linha maior, novos encontros e longas conversas, enxergamos a necessidade de mudar os cartuchos (aquela caixinha que envolve as embalagens, sabe?) dos nossos produtos. A mudança é discreta, mas essencial e traz muito mais informação para quem dá de cara com a nossa família por aí. O primeiro produto que chegou na casa das pessoas com o novo cartucho foi o Hidratante Antiatrito, mas a linha inteira vai mudar. Aqui te explicamos o que mudou e, claro, por quê!
Por que os cartuchos mudaram?
A nossa linha cresceu bastante nos últimos tempos, você deve ter notado. Isso sem dúvida foi um motivo para repensar nossos cartuchos. Afinal, mudanças são naturais e muito bem-vindas, sempre contando com a parceria tão valiosa da nossa comunidade.
Mas o projeto de novos cartuchos tem muito a ver com um novo encontro que teremos: nas farmácias (explicamos tudo por aqui!). Quem conta um pouco é a Ana Carolina Dellabarba, Senior Creative da Sallve, área responsável por conceito de produto, campanhas de lançamento e estratégia criativa: “Este projeto de cartucho teve muito a ver com projeto de entrarmos nas farmácias. Olhamos para as nossas embalagens e pensamos: em uma prateleira de farmácia nosso cartucho conta bastante quem a Sallve é, mas, ao mesmo tempo, precisávamos ser um pouco mais didáticos para que pessoas que nunca tiveram contato com a gente, entendessem o que nossas fórmulas são e o que elas fazem de incrível na pele das pessoas.”
+ Sallve na farmácia? Sim, juntinho com a nossa comunidade
A padronização da nossa família também surgiu como uma necessidade. “A mudança é parte desse movimento de crescimento de portfólio e de novos pontos de contato com as pessoas. É sobre como a gente consegue ser Sallve e, ao mesmo tempo, dizer todas as informações que a gente precisa. Deixar claro para os consumidores o que aquela fórmula faz e se ela tem chances de combinar com a pele da pessoa”, completa Ana Carolina.
O que mudou?
As mudanças foram discretas, e a ideia nunca foi descaracterizar a carinha já reconhecida e amada dos nossos produtos. “Foi uma mudança muito funcional, mas que não é para parecer que mudamos a marca. Pelo contrário: a gente demorou muito tempo para fazer a mudança mais simples que conseguimos. Não é algo que o consumidor vai olhar e falar, ‘meu Deus, eu não sei mais qual é o meu produto’. Precisamos que as pessoas continuem reconhecendo. Foi uma mudança estrutural muito grande para que, na verdade, as pessoas percebessem muito pouco o que mudou. É só o suficiente para melhorar”, começa Talita Cardozo, uma das lideranças do projeto de mudança dos cartuchos.
A primeira grande diferença é: saem todas as embalagens vazadas e entram caixas fechadas e com uma maior gramatura. Isso permite que elas fiquem em pé em gôndolas, mas também têm a ver com a logística. “Ela é mais grossinha para poder ser mais resistente e proteger melhor tanto o produto que vai estar na farmácia quanto o que vai para a casa das pessoas”, aponta Talita.
A face já conhecida dos nossos produtos (com o nome de cada um bem grande, o logo da Sallve e quantidade do produto) permanece. Do outro lado, sai a face branca e entra muito mais informação para quem pega o produto na mão pela primeira vez. Na frente, ela é igualzinha à embalagem do produto e dá as informações mais importantes que você precisa sobre ele: ativos, as principais funções e benefícios do produto, para quais tipos de pele e a informação de que ele é vegano e sem crueldade. “Deixamos nas cores do produto para que quem já conhece consiga identificar. É como se a gente tivesse achatado o produto físico no cartucho. Deixamos ele em 2D”, descreve Talita.
Nas laterais, agora temos de um lado informações sobre testes clínicos e também uma “régua” que indica em qual etapa da rotina de cuidados o produto se encaixa (limpeza, tratamento, hidratação ou proteção)”, além de um QRCode para quem quiser saber mais informações. Do outro, informações sobre modo de uso, precauções, lista de ingredientes e algumas informações, como os selos do “eureciclo” e “cruelty free and vegan” (o famoso coelhinho).
A ideia também era trazer um pouco da experiência de receber a Sallve em casa para quem vai comprar em um ponto físico. Ao abrir o cartucho do produto, em uma das abas você pode ver o #vivasuapele.
“As informações aqui também replicam um pouco a experiência de você receber o produto em casa. Então, por exemplo: se você abre vai ver o viva sua pele aqui dentro. Quando você recebe o kit em casa, a caixinha, você sempre tem uma mensagem dentro. E agora você vai ter na embalagem também”, completa Talita.
Comunidade sempre presente
Como tudo na Sallve, a mudança dos cartuchos é fruto de uma grande conversa com a comunidade: os novos cartuchos também passaram por colabs para serem aprovados e algumas mudanças foram implementadas após essas conversas.
“Entregamos para cada uma das pessoas uma embalagem antiga e a nossa nova proposta. A maioria das pessoas gostou bastante da nossa nova embalagem, porque explicava muito mais. Principalmente quem não conhecia tanto a Sallve, que pode saber um pouco mais do produto sem ter o histórico ou o contato que outras pessoas tiveram”, conta Ana Carolina.
A empreendedora Yara Geines foi uma das pessoas que esteve nas colabs, e que deu a ideia de deixar a informação de que o cosmético é vegano e cruelty free mais aparente, na frente da caixa. “Foi minha primeira experiência em colab, nunca tinha participado, eu gostei muito. A mudança dos cartuchos é importante para uma melhor visualização do produto pelos clientes. Ficou muito bom. O que eu mais gostei foi ter os testes, as advertências e o modo de uso. Fiquei muito feliz que colocaram essa informação de ser uma fórmula vegana, ficou muito legal."
A Della explica um pouco mais: “Tínhamos deixado essa informação na lateral, mas falaram que era importante ter na frente, porque era uma decisão de compra para elas. É uma informação super relevante. Então, a gente colocou na frente. Gostaram muito da indicação de tipo de pele, que é uma coisa que a pessoa bate o olho e já consegue saber se vai funcionar para a pele dela ou não. Acharam bem interessante também a parte da régua, de indicação de qual etapa da rotina aquele produto se encaixa (limpeza, tratamento, hidratação, proteção)”.
A empresária Telma Souza, 47 anos, também participou da colab e achou que a mudança é essencial para vendas em pontos físicos. “A mudança para a venda em farmácia é ótima, porque as embalagens são abertas na parte de cima, o que complicaria a integralidade do produto. Lembro que pedi para deixar em evidência os passos de uso e para reforçar os símbolos de livre de crueldade, vegano etc. Acho essenciais essas informações, porque tem gente (como eu) que procura por isso”, relembra.
Reciclável? Sim, é claro!
Vale lembrar que nossas embalagens seguem 100% recicláveis. O Brasil é um dos maiores consumidores de produtos de beleza no mundo, atrás de Estados Unidos, China e Japão. Ou seja, a quantidade de lixo gerada só pode ser enorme, causando um problemão para o meio ambiente. Portanto, reciclar é preciso! Assim como observar com cuidado as embalagens dos produtos que você escolhe.Já falamos sobre isso aqui, mas se você reparar, nas nossas embalagens temos o selo do “eureciclo”, que conecta marcas de bens de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social, através da compensação ambiental.