Sal nos cosméticos? Entenda para que serve este ingrediente

Sal nos cosméticos? Entenda para que serve este ingrediente

Para quem tem pele sensível ou lava muito os cabelos pode não ser um aliado

Quando você lê por aí que um produto é “sem sal”, pode imaginar que ele deve ser um ingrediente a se evitar. O termo ‘sal’, nesse caso, se refere ao uso do cloreto de sódio (NaCl) na composição de determinado produto. Mas talvez você também o conheça pelo nome de sal de cozinha, apesar de não ser exatamente o mesmo usado nas composições cosméticas.

Tá, mas o que esse sal anda fazendo nos seus produtos? Na verdade, ele está mais presente em xampus. Mas caso você queira saber como encontrá-lo nos rótulos, é só procurar por: Sodium Chloride.

Crédito: Pexels

Para que serve?

O ingrediente é usado para proporcionar um espessamento da fórmula de produtos tensoativos (agentes de limpeza, xampus, sabonetes líquidos, etc) e também para ajudar na formação de espuma.

“Para a indústria cosmética [o ingrediente] tem a vantagem de possuir baixo custo para finalidade a qual se aplica. Para peles e cabelos não possui benefícios terapêuticos. Chamamos de excipientes ou adjuvantes substâncias que fazem parte da composição da fórmula como parte da ‘estrutura’ do cosmético, não possuindo ou não sendo a sua ação primária de ativo, que proporciona os principais benefícios do produto”, aponta a farmacêutica Lariza Alves.

Ou seja, o fato de um produto ser “sem sal” não significa que ele é melhor do que produtos que contenham sal.

Crédito: Jason Tuinstra/Unsplash

Vale ressaltar que, quando um produto se diz "sem sal", ele realmente é livre de cloreto de sódio. Porém, é importante dizer que, com certeza, há outros tipos de sal em sua composição, como lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio, que são usados no lugar do NaCl para dar viscosidade ao produto.

Afinal, qual o problema?

Na verdade, o seu “malefício” teria a ver apenas com o ressecamento e não com nada “grave”! “Os xampus que contém sal, por exemplo, podem acabar ressecando mais os fios. Ele vai atrair a água, digamos assim, e acabar removendo essa umidade do fio, do couro cabeludo. Por isso, tende a ressecar”, explica a Dra. Ana Carolina Sumam, dermatologista.

“Para quem lava o cabelo todo dia, pode ser ruim usar xampus com sal. O legal seria usar os que são sem. Acabamos por contraindicar para quem tem o fio mais ressecado, para quem faz química no cabelo. Então, esse tipo de paciente deve evitar. Quem tem pele sensível e com tendência ao ressecamento também! ”, alerta ainda a especialista.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog