Atire a primeira pedra quem nunca chorou tanto que acabou com os olhos inchados em algum momento da vida. Apesar de muito natural, essa “reação” costuma intrigar algumas pessoas. Mas por que os olhos incham quando choramos?
Em resumo, uma combinação de fatores acaba por acumular líquido na região dos olhos. Afinal, o choro emocional costuma ser volumoso e isso tem muito a ver com o processo de inchaço que acontece depois. Mas vamos por partes!
Lágrimas emocionais
Nosso corpo produz três principais tipos de lágrimas: as basais (lubrificam a córnea e protegem os olhos), as reflexivas (respostas a agentes irritantes, como a poeira) e as emocionais. E aqui vamos falar exclusivamente do último tipo, que vem durante ou após um momento de alegria, estresse ou até de alívio.
Quando passamos por um momento de estresse emocional, produzimos lágrimas distintas das basais e reflexivas. Elas têm composição química diferente, com substâncias hormonais como prolactina, serotonina, testosterona, etc. Muito por isso são mais viscosas e escorrem mais lentamente pelo nosso rosto.
E tá tudo certo chorar e transbordar suas emoções, viu? Inclusive, estudos afirmam que o choro emocional ativa uma parte específica do nosso sistema nervoso central, conhecida como parassimpático, e libera ocitocina. Isso ajuda que a gente se acalme e fique um pouco mais relaxado. Sim, chorar comprovadamente acalma e melhora o estado emocional.
Por que os olhos incham quando choramos?
Mas voltando a nossa pergunta inicial: por que após chorar muito ficamos tão inchados? Como te dissemos, essas lágrimas têm composição diferente das que geralmente produzimos para lubrificar os olhos e vem num volume bem maior também. Assim, isso acaba causando um desequilíbrio.
Quando a gente abre a torneira das lágrimas não são todas elas que extravasam pelo canal lacrimal e rolam pelo seu rosto. Com tanta lágrima, uma parte delas acaba também “inundando” o tecido da região suborbital.
É aí temos que lembrar do processo de osmose: sabe, aquele da escola? É um líquido tentando equilibrar substâncias, como o sal, em ambos os lados. Ou seja, essas lágrimas passam para o tecido ao redor dos olhos para equilibrar a concentração de sal em ambos os lados.
Só que o volume costuma ser muito alto, assim, não há equilíbrio e há uma retenção de líquidos. Como a pele dessa região é fina e sensível, há um inchaço e se formam as famosas bolsas.
Há ainda outras questões envolvidas, como um aumento na dilatação dos vasos sanguíneos da região para um maior fluxo de sangue – o que também contribui para o inchaço.
“O choro usa bastante a circulação sanguínea e, além de tudo, nós esfregamos os olhos quando choramos. Tentamos secar as lágrimas e não de uma maneira adequada. Esfregamos a área. Então, essas bolsas ficam muito inchadas”, aponta a Dra. Mônica Aribi, sócia-efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Ou seja, há um desequilíbrio pontual e o resultado na pele é esse inchaço na região dos olhos.
Dá para desinchar?
Diante de tudo isso, fica a dúvida do que fazer para desinchar a região. Aplicar compressas frias nas regiões dos olhos contribui para aliviar a sensação de inchaço.
O gelo, a famosa colher gelada ou compressas frias tem propriedades vasoconstrictoras e com isso acabam ajudando na diminuição do inchaço local.
Além disso, massagens faciais e o uso de gua sha ou roller podem ajudar a reduzir a tensão muscular e estimular a drenagem linfática, o que reduz inchaço também.
Bastão Antioxidante Olhos
Para o bonde das emotivas, a gente ainda tem uma solução ainda mais prática: o Bastão Antioxidante Olhos.
Um bastão para área dos olhos com vitamina C, cafeína, niacinamida 5% e taurina que previne e suaviza linhas finas, desincha bolsas e minimiza olheiras de cansaço, além de proporcionar um efeito “geladinho” para alívio imediato do inchaço.
Seu formato permite uma aplicação prática e rápida, perfeito para levar onde quiser. E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados com a pele?