gua sha e roller facial

Gua Sha x Roller facial: o que é melhor e quais as diferenças para a pele?

Assim como o roller facial, o Gua Sha é uma técnica milenar chinesa que ajuda na saúde da pele

Já falamos por aqui no blog sobre os rollers faciais e todos os seus benefícios. Assim como os famosos rolinhos, outro objeto que desperta cada vez mais o interesse dos apaixonados pela rotina de skincare é o Gua Sha. Na verdade, essa é uma técnica milenar chinesa que promete muitos benefícios para a saúde da pele e do organismo como um todo.

O que é um gua sha?

gua sha
Crédito: Pexels/ Elina Fairytale

Para quem ainda não conhece, ele pode surgir em diferentes formatos anatômicos e em diversas pedras preciosas, principalmente jade e quartzo rosa. Os diferentes formatos servem para que encaixem em diversas partes do corpo.

+ Jade roller e rollers faciais: o que é e quais os benefícios para a pele

Entre os benefícios mais conhecidos para a pele estão o estímulo da circulação sanguínea, promovendo uma redução no inchaço e, por exemplo, a diminuição de bolsas ao redor dos olhos. Além disso, melhora a elasticidade e tonificação, alivia a tensão muscular e facilita absorção de cosméticos pela pele. E, sim, todos os tipos de pele podem se beneficiar do uso.

Talvez lendo os benefícios, você tenha identificado muitos parecidos com o que os rollers trazem. Mas a verdade é que há, sim, diferença.

Qual a diferença entre o roller facial e o gua sha?

Quem responde a dúvida é Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD): "O rolinho tem aplicação simples e rápida, através de movimentos de vai e vem. Sua pressão é leve e mais superficial."

O roller facial, também conhecido como jade roller ou quartzo roller, faz uma espécie de drenagem linfática suave a ativa a circulação local, além de facilitar a absorção de cosméticos na pele também.

+ Massagem facial: conheça todos os benefícios para a sua pele

Já o Gua Sha desliza menos e, por isso, a pressão é maior e mais profunda. "Além dos benefícios do roller, por ter maior pressão e mais profunda, relaxa a musculatura facial, liberando a fáscia muscular", explica a especialista.

gua sha e roller facial
Crédito: Pexels/ Arina Krasnikova

Dependendo da área onde é aplicada, o Gua Sha pode relaxar a musculatura e atenuar tensões. "Por exemplo, se aplicada no músculo masseter (músculo da mastigação) ajuda no bruxismo. Se aplicada na glabela (entre as sobrancelhas) ajuda a relaxar a musculatura local e a não ficar com "cara de brava'", aponta a Dra.

O que é melhor: Gua Sha ou Roller Facial?

O que é melhor vai depender muito dos resultados que você busca. E se você está pensando que o Gua Sha é mais efetivo, bem, ele tem propriedades extras, mas cada um tem seu ponto de existir. A técnica do Gua Sha é mais elaborada na aplicação, diferente do rolinho, que são movimentos de vai e vem.

+ Antioxidante Hidratante: seu parceiro para a região dos olhos!

"Ele é um método mais profundo de massagem facial. Sua aplicação é mais demorada do que a do roller. Traz alguns dos mesmos benefícios do roller, mas ainda relaxa a musculatura e pontos de tensões por liberar a fascia muscular", reforça a especialista.

Não existe apenas um jeito de usar o Gua Sha. Porém, no rosto, um método mais simples é fazer movimentos ascendentes, a partir do meio do rosto (indo em direção a testa e orelhas). Quanto ao tempo, é importante conhecer sua pele e não forçar demais a ponto de sensibilizá-la. Usar séruns hidratantes é uma ótima ideia para a aplicação.

Não se esqueça... consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog