Lábios ressecados: por que acontece e como tratar?

Lábios ressecados: por que acontece e como tratar?

Conversamos com a Dra. Camila Rosa para entender tudo sobre lábios ressecados

Sabe aquela sensação de lábios ressecados, rachando ou até soltando "pelinhas"? Quase todo mundo já deve ter passado por isso e sabe que não é lá muito gostoso. Mas você já parou para pensar no porquê isso acontece? Será que a pele da nossa boca é mais suscetível? Ou então por que essa região resseca tanto? Vem com a gente que temos respostas!

A pele dos lábios

Já te contamos que a pele não é igualzinha em todas as partes do nosso corpo. E quando falamos da região da boca, realmente ela tem especificidades únicas.

"A pele dos lábios é uma pele de transição entre a pele normal e a mucosa bucal, ela tem uma quantidade menor de queratina, que chamamos de camada córnea, por isso ela é mais sujeita a agressões", explica a Dra. Camila Rosa, dermatologista.

+ A importância do antioxidante nos lábios

Além disso, a pele dos lábios tem componentes e comportamento de áreas mucosas, sem a presença de glândulas sebáceas.

Lábios ressecados: por que isso acontece tanto?

Como você já deve ter notado, se a pele dos lábios tem menor quantidade de queratina, não tem a presença de glândulas sebáceas e está altamente sujeita a agressões do dia a dia, é natural que ela tenha sua hidratação prejudicada. Se a pele não está hidratada, acontece o ressecamento.

+ 14 mitos e verdades sobre hidratação da pele para sabermos já!

"Os lábios são muito sensíveis às agressões do dia a dia. Alterações climáticas como o vento, poluição, sol quente, baixa umidade do ar e frio podem influenciar na pele do lábio", aponta a dermatologista.

A Dra. Camila Rosa ainda aponta outros fatores que contribuem para o ressecamento dos lábios: a ingestão não adequada de água, saliva e alguns tipos de alimentos podem agredir a pele dos lábios e gerarem descamação. "Em alguns casos, até fissuras. Como a camada córnea (que é a nossa barreira cutânea) é mais fina, o lábio sofre influência desses fatores com maior facilidade."

+ 70% da nossa pele é água: já parou pra pensar nessa relação?

Tendência a lábios ressecados?

E será que é possível ter tendência a ter lábios ressecados? Na verdade, a Dra. Camila explica que o que existe são fatores agravantes, como alguns que já foram citados anteriormente.

"A baixa ingestão de água, passar a língua com frequência nos lábios, algumas dermatites, alguns alimentos e cosméticos são alguns fatores que podem desencadear com maior frequência essas alterações”, explica.

+ Pele seca ou desidratada? Entenda a diferença entre elas

Quem tem ressecamento dos lábios, com a presença das famosas "pelinhas", algumas vezes fica tentando arrancar essas peles (que são apenas - e nada mais - que a descamação da pele), ou então mordendo os lábios ou passando a língua. E adivinha só? Isso não é muito legal!

"Pode ser pior, pois deixa a pele desprotegida contra agressões, podem ser porta de entrada de bactérias e fungos, ou gerar uma inflamação e infecção na pele", aponta a especialista.

+ Esfoliação nos lábios: por que devo fazer?

Como evitar esse ressecamento?

Para evitar o ressecamento, o caminho envolve hidratação. E não só a hidratação tópica dos lábios (oi, Hidratante Labial!), beber água também contribui, ok?

"Hidratação é fundamental, tanto a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, quanto a hidratação com agentes emolientes. Hábitos como arrancar as 'pelinhas' e passar a língua nos lábios devem ser abandonados", explica a Dra. Camila Rosa.

+ O Hidratante Labial pode ser usado com batom?

A esfoliação pode ajudar muito e é benéfica, é claro! Mas precisa ser feita com frequência adequada, sem exagerar e com produtos que sejam gentis com os lábios, pensados para eles. "A ação abrasiva em excesso pode deixar a pele opaca e seca", aponta a dermatologista.

E sabe qual outro passo que não dá pra esquecer? Ele mesmo: o protetor solar. "O filtro solar não pode ser dispensado nunca, nem nas épocas mais frias, pois o sol ainda continua emitindo radiações ultravioletas", alerta a especialista.

+ Você protege os seus lábios dos raios solares?

Família Sallve

Se você conhece a Sallve, já viu que o Esfoliante Labial está entre nós para deixar sua pele renovada e macia, né? Ele é um esfoliante labial que garante uma esfoliação efetiva e gentil do lábio para uma boca mais uniforme sem irritar.

Na fórmula, muitos ativos incríveis. Primeiro, partículas de bambu promovem uma esfoliação física efetiva mas delicada; em seguida, o óleo de semente de uva vem cheio de antioxidantes que ajudam a manter a hidratação dos lábios; e, por último, ainda temos a vitamina E, em sua forma mais efetiva (tocoferol), combina seu grande poder antioxidante e hidratante, criando uma barreira preciosa de proteção da pele, além de ser um poderoso antioxidante que combate os danos causados pelos agentes externos.

Após a esfoliação, o ideal é continuar a rotina com uma camada bem generosa de Hidratante Labial. Dessa forma, os ativos vão penetrar com mais facilidade, potencializando a hidratação.

E como vai o seu cuidado com os lábios? O nosso Hidratante Labial conta com PhytoesqualanoÁcido HialurônicoVitamina E e Manteiga de Shorea em sua composição.

Voltar para o blog