Protetor Solar Toque Seco: como surgiu e quais os desafios da fórmula?

Protetor Solar Toque Seco: como surgiu e quais os desafios da fórmula?

Tudo o que a Sallve faz começa com uma conversa

Nosso Protetor Solar Toque Seco FPS 50 chegou, depois muitos e muitos pedidos da nossa comunidade. Como sempre, tudo por aqui nasce de uma conversa e fazer um protetor que atendesse tudo o que as pessoas imaginaram, leva tempo e traz desafios enormes.

Como surgiu o Protetor Solar Toque Seco?

Durante a nossa Turnê Sallve, que passou por 27 estados do Brasil em uma conversa deliciosa sobre pele entre 2020 e 2021, pedidos por um protetor solar mate eram frequentes, especialmente na comunidade do Norte e Nordeste.

Em colabs e questionários respondidos pela comunidade, pessoas de pele oleosa desejavam um protetor solar de toque seco e, de preferência, com acabamento matificado também.

+ Por que é tão importante proteger a pele?

Mas não era só isso. Ele precisava ter uma textura leve e ser fácil de espalhar, além de ter absorção rápida, não esfarelar, ter FPS alto, não arder os olhos e, claro, não deixar resíduos esbranquiçados.

Ainda era essencial que tivesse controle de oleosidade ao longo do dia e cumprisse essa promessa. Algo mais? Sim! Assim como nosso Protetor Solar Facial FPS 60, tinha que proteger dos danos da luz azul e poluição e ter ação antioxidante.

+ 5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

Bom, vocês pediram e a gente fez, e os desafios dessa formulação para anteder todos os pedidos, não foram poucos. “O Protetor Solar Toque Seco veio um pouco do nosso Protetor Solar FPS 60. Depois do lançamento, nossa comunidade experimentou e gostou muito dele porque é fluído, leve e fácil de aplicar. E o principal é que ele é transparente, não deixa a pele de fototipos mais altos com efeito branco (whitecast)”, explica Renata Ribon de Melo, pesquisadora da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Os desafios da fórmula

Foram cerca de 20 fórmulas até chegarmos na que temos hoje. Afinal, os desafios eram muitos e fórmulas de protetor solar nunca são simples. "Protetor solar em si já é difícil de ser formulado. Ele é difícil de estabilizar. E temos alguns filtros solares que são aprovados pela Anvisa. É um leque pequeno para trabalhar com filtro solar, porque a maioria deles é muito oleoso, dá muito brilho. A combinação de não deixar whitecast e ser mate é o que torna mais difícil", conta a pesquisadora.

+ 10 Verdades e mitos sobre Protetor solar

Renata explica que filtros solares com o sensorial mais sequinho geralmente são físicos, como o dióxido de titânio. Porém, eles costumam deixar um efeito esbranquiçado na pele negra. “Assim, no Protetor Solar Toque Seco optamos por filtros químicos e fizemos um balanço com filtros particulados, que são químicos, mas tem partículas e aparência branca”, explica.

Além dos filtros, outros ingredientes da fórmula são necessários para deixar um protetor solar com toque seco, com FPS alto, controle de oleosidade e acabamento mate, sem deixar a pele esbranquiçada. “O desafio é esse: filtros são muito oleosos e dão muito brilho na formulação, no resultado final da pele, e a gente teve que trabalhar muito nesse equilíbrio entre modificadores de sensorial (como sílica e amido), emolientes mais secos, filtros particulados e filtro químicos, pensando no FPS alto que precisávamos. Basicamente isso”, completa.

+ Precisa usar protetor solar dentro de casa?

E encontrar esse equilíbrio não é só seguir uma receita. “Ser mate e não deixar whitecast piora ainda mais o nível de criticidade da formulação, de dificuldade mesmo. Por exemplo, a sílica (modificador de sensorial) vem para absorver essa oleosidade, tirar o brilho. Só que dependendo da quantidade que você coloca, ela dá esfarelamento e também pode trazer whitecast. Se você diminui emolientes, também pode esfarelar. O protetor precisa formar um filme uniforme para ter proteção. É um nível alto de criticidade”, finaliza.

Além de chegar em todos os benefícios que já falamos, precisávamos também atender os pedidos por uma ação antioxidante e a proteção contra os danos da luz azul, infravermelho e poluição, por isso acrescentamos a carnosina, que é responsável por essas ações na fórmula.

+ Quais são os tipos de filtro solar e como eles funcionam?

Já o controle de oleosidade vem pela niacinamida. que tem esse benefício, mas também pela fórmula como um todo, que foi inteiramente pensada para peles mistas e oleosas.

Protetor Solar Toque Seco

Um protetor solar facial com toque seco e alta proteção UVA/UVB FPS 50 PA++++ . Ele oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e é antiglicante, ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. É invisível na pele, compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

E aí, que tal incluir o Protetor Solar Toque Seco na sua rotina?

Voltar para o blog