Por: Mari de Freitas (@mariidefreitas)
Lavar o rosto é, possivelmente, o passo mais importante da rotina de skincare. É com uma pele limpa que tudo começa, e é assim que temos a tranquilidade de saber que, pelo menos, o mínimo foi feito. Mas como saber quando ultrapassamos algum limite com essa limpeza?
+ As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare
Ao contrário do que se imagina, lavar o rosto não é tão simples quanto parece. Dá pra errar de várias formas: escolhendo a temperatura errada da água, deixando o produto pouco tempo – ou tempo demais – em contato com a pele, errando na escolha do limpador facial ideal para a nossa pele, deixando de lavar ou lavando muitas vezes ao dia... Esse último erro é simples de identificar pois deixa alguns sinais, e se prestarmos atenção, conseguimos evitar cometê-lo.
+ Lavar o rosto: 7 erros comuns que você pode cometer e como evitá-los
Sua pele fica esturricada
Há poucos anos, era normal amar essa sensação de pele repuxando tanto que até ficava brilhosa. Quanto mais sequinha, melhor, né? Mas não! A pele estar repuxando, super seca, não é um sinal de limpeza eficaz, mas sim de que houve dano à barreira da pele, que deve ser protegida para que sua saúde seja mantida.
Vale procurar um limpador menos ressecativo para a sua pele (como o Limpador Facial) ou até mesmo pensar se a sua pele realmente precisa de duas lavagens com sabonete – muitas pessoas tem preferido substituir a limpeza matinal com sabonete por uma limpeza com um produto mais suave, como a Água Micelar, que retira a rotina noturna e as impurezas acumuladas durante o sono, já deixando a pele pronta para a rotina diurna. Também vale verificar a temperatura da água que você está usando – água muito quente pode ressecar e prejudicar a barreira natural da pele.
+ Um produto, múltiplas funções: tudo que o Leite Micelar faz pela sua pele
Sua pele está ficando muito reativa
Sabe quando tudo que você passa faz sua pele arder? Quando parece que a pele está super sensível e você não consegue usar nada, e às vezes até água arde? Pois é, esse é mais um sinal de que a barreira da sua pele foi comprometida, de que os óleos que são essenciais para a saúde dela foram removidos. Essa barreira comprometida pode abrir caminho para alergias e até eczema, uma condição de pele irritada que, acredite, ninguém gostaria de desenvolver.
+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar
Para resolver, é preciso devolver para a pele o que lhe foi tirado. Procure produtos com ceramidas, como o Hidratante Reparador, ácido hialurônico, como o Hidratante Firmador, ou niacinamida, como o Hidratante Facial. Esses ingredientes ajudam a trazer conforto para a pele reativa e a repor o que foi tirado da barreira da pele.
Você está desenvolvendo acne ou dermatite
Esse último tópico não é tão fácil de diagnosticar sozinha, pois existem inúmeros motivos para o surgimento de acne ou dermatite, por isso é sempre importante fazer aquela visita ao dermatologista, especialmente se algo parece não estar normal.
No entanto, se nada mudou na sua rotina e você começa a desenvolver acne ou dermatite (que de forma simples, é aquela descamação na pele que muitas vezes coça) e você não sabe o que pode ser a causa, talvez seja excesso de limpeza. Mais uma vez, retiramos da pele mais do que deveríamos, então essa é outra forma que ela encontra de reagir e nos mostrar que algo não está certo.
+ 5 benefícios incríveis do nosso Hidratante Facial
É sempre muito importante manter a pele hidratada! Ceramidas e niacinamida, presentes no Hidratante Reparador e no Hidratante Facial, respectivamente, são ingredientes que ajudam muito a fortalecer a barreira da pele e a repor o que foi perdido, mas é indispensável a visita ao dermatologista, para que ele possa prescrever medicação específica se for necessário – e isso só ele vai saber te dizer.
Tá, mas quantas vezes se deve lavar o rosto?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda lavar o rosto duas vezes por dia – uma pela manhã e outra à noite, mas isso pode variar dependendo da sua pele, do tipo dela e das condições em que ela se encontra, além de fatores como clima e como suor (se suar muito, é importante limpar logo, pois suor pode irritar a pele). É importante procurar os limpadores certos para o seu tipo de pele e, mesmo assim, evitar usá-los em excesso.
+ É obrigatório lavar o rosto duas vezes por dia?
Lavar o rosto demais é um erro que todos nós já cometemos ou cometeremos algum dia, até porque se por muito tempo a sensação de pele repuxando foi adorada por ser associada à limpeza, quem pode nos culpar? Mas ao menos agora sabemos o que fazer caso aconteça, né? Assim ficamos um pouco mais perto de uma pele cada vez mais saudável!