carnosina

Das colabs à fórmula: como nasceu o Antioxidante Hidratante?

Sempre contamos que os produtos da Sallve nascem das conversas com a nossa comunidade, mas com o Antioxidante Hidratante foi diferente.

"Aqui na Sallve, a gente gosta de ouvir as pessoas, aprender com elas e, assim, criar produtos melhores. Mas a gente gosta também de contar nossa história e o nosso Antioxidante Hidratante merece". Foi assim que, há exatos dois anos, Julia Petit apresentou o primeiro lançamento da Sallve ao público. Era o lançamento oficial do nosso primeiro produto. A estreia da Sallve na jornada da pele de tantos de vocês.

+ A Sallve é feita de milhares de pessoas

A gente sempre conta aqui que os produtos da Sallve nascem das conversas com a nossa comunidade através das nossas colabs (para participar, basta colar aqui), mas com o Antioxidante Hidratante foi diferente. Até bem pouco tempo antes do seu lançamento, a Sallve ainda era a tão falada "fábrica de geleias" lá no Instagram, lembra? O Antioxidante Hidratante nasceu de um jeito diferente: nosso primeiro produto foi resultado da interação da nossa comunidade no quiz da pele (que também norteia até hoje as nossas fórmulas) e conversas que fomos tendo pelo Instagram - foi lá, aliás, que, quando perguntamos qual era a textura que você mais queriam, houve o empate entre sérum e gel. Resultado? Nosso Antioxidante Hidratante é um sérum-gel.

carnosina

“Víamos no mercado que a maioria dos séruns de vitamina C eram à base de silicone, com estruturas de características mais oleosas, porque a vitamina C é oleosa. Então veio a Sallve com essa característica de sérum-gel, que parece uma geleia gostosa, que traz conforto e hidratação, que se adapta à pele oleosa. Foi uma mexida no mercado”, opina Fabiana Souza, que hoje é Especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve, mas que na época da formulação do produto trabalhava como consultora.

+ Antioxidante Hidratante e Hidratante Reparador, essa dupla incrível!

No quiz da pele, as principais dores da nossa comunidade eram, na época, controle de oleosidade, manchas, poros dilatados, inchaço, olheira, textura da pele, além de uma série de pedidos - como, por exemplo, uma hidratação leve e prolongada. "Daí a gente pensou: e se a gente fizer uma fórmula com tudo isso?", relembra Julia. "Até então isso era improvável, impossível de fazer, uma vez que os ativos que estão na fórmula - e que são os que a indústria usa - não podem ser misturados. Ao entrarem em contato um com outro, eles desestabilizam, como é o caso da vitamina C e da niacinamida", explica.

E como reunir todos esses ativos, criando uma fórmula inédita? Foi aí que entrou a nanotecnologia. Dra. Carine Dal Pizzol, gerente do time de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve, complementa: "Também utilizamos um sistema de entrega de ativos nanoencapsulados no nosso Antioxidante Hidratante para melhorarmos a estabilidade da vitamina C, a entrega do ativo resveratrol - que tem característica lipofílicas - e aumentar a performance da cafeína no quesito de microcirculação. A vitamina C, especificamente, é um potente antioxidante, e por ter essa característica, ela é instável. Decidimos utilizar a nanotecnologia para contornar esse problema, característico da molécula de vitamina C".

+ Quem faz os produtos da Sallve? Conheça nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento

"Essas nanocápsulas abrem dentro da pele, então a vitamina C vira vitamina C na camada certa em que precisa virar, e não na superfície da pele, para não entrar em contato com outros ativos. Para uma coisa não inativar a outra", diz Julia, que revela: a vitamina C sempre foi o ingrediente que encabeçou o que seria a primeira fórmula da Sallve. "Era um dos ingredientes que a comunidade mais pedia, junto com ácido hialurônico". Resultado? Os dois estão ali, lado a lado, na fórmula do Antioxidante Hidratante.

Escolhido o primeiro ativo, veio a conversa: o que a fórmula da vitamina C vai tratar, afinal? "A niacinamida é seborreguladora e ajuda na uniformização de manchas e redução dos poros, a cafeína vai ajudar a melhorar a circulação do sangue no rosto, o que ajuda a desinchar... Então o que a gente tem é um produto para o rosto, pescoço, colo e olhos", segue Julia.

Quanto à embalagem, ela lembra: "As pessoas tinham muita vontade de ter um sérum, mas como você faz um em uma embalagem que não seja muito pesada e cara, de vidro, que pode precisar de conta gotas? A textura sérum-gel também ajuda nisso, pois pudemos usar uma bisnaga, que é uma embalagem mais prática, mais leve, que precisa de menos proteção."

+ Por dentro da nova fórmula do Antioxidante Hidratante

Os desafios

A Fabi, nossa especialista em PeD, lembra que participou de uma colab que aprovou a fórmula final do Antioxidante Hidratante. “Eu ainda não fazia parte da Sallve. Havia influenciadores, pessoas que faziam parte da comunidade, a Julia Petit, aquela 'baguncinha' gostosa. Lembro de pedirem para a gente testar e perguntaram o que achamos, se gostamos. Ali foi escolhida a cor que o produto teria, entre testes e opiniões. E, por fim, foi definido o produto. Teve uma super comemoração na hora. Nasceu ali o Antioxidante Hidratante”, relembra, cheia de nostalgia.

+ Por dentro da fórmula do Antioxidante Hidratante

Foi aí que veio um desafio para a fórmula, e a Fabi entrou de vez pro nosso time. “Estávamos formulando com uma determinada vitamina C, que também era nanoencapsulada, mas logo que o projeto foi aprovado o fornecedor nos informou que não teria como nos fornecer a matéria-prima. Então de última hora, antes dos testes, a gente precisou substituir a vitamina C da formulação. Foi uma loucura! É sempre com emoção”, se diverte.

Bom, a gente nem precisa dizer que deu tudo certo no final, né? Conseguimos um novo fornecedor de nano vitamina C e a fórmula foi produzida. “Foram feitos todos os testes e tivemos resultados super positivos. Foi aí que produzimos pela primeira vez. Eu estava lá e foi muito interessante, porque a gente via aquela comunidade enlouquecida. Eles nem sabiam o que seria direito e já queriam comprar, sem nem ter certeza o que era. Foi muito bacana. Foi uma movimentação muito grande do mercado cosmético. Lembro também que estávamos com produto na linha de envase e já estava tudo vendido”, conta.

A Fabiana pondera que o produto teve poucos desafios de formulação em si, já que tudo era muito claro desde o início. As alterações foram sempre mais pontuais. “Não foi uma fórmula que gerou muitas formulações, mesmo porque foi o primeiro produto. Já tínhamos mais ou menos uma ideia formada do que eles queriam e tinha que ter essa característica mesmo, esse sérum-gel. Essa característica de textura com cara de geleinha”, afirma.

+ Conhecendo a textura de todos os produtos da Sallve

“Quando trocamos a vitamina C, tivemos uma alteração na viscosidade do produto, que ficou mais líquido. A gente precisou fazer o que? Um retrabalho de formulação, de chegar na uma performance que tinha antes, com a mesma característica de espalhabilidade. São dificuldades, mas que fazem parte do nosso dia a dia. Para chegar em um produto que é excelente, a gente precisa de todas as etapas”, diz.

Um produto que é vários

antioxidante hidratante

Desde o primeiro o produto, a gente já pensava em fórmulas sinérgicas, em que tudo se complementa para chegar ao melhor resultado. "Ele já tinha essa ideia. A gente tem a niacinamida, que potencializa o efeito da vitamina C. Tem o resveratrol, que vem com suas características antioxidantes, e assim vai. A fórmula foi muito bem desenhada para que um complementasse a ação do outro. E aí a gente viu os resultados. Quando eu fiz a construção da avaliação, fiquei bem surpresa com as concentrações de matérias-primas que tinham ali, porque realmente são concentrações boas. Temos concentrações muito assertivas de produto e a ação dele é algo comprovado, que não é apenas para encantar os olhos do consumidor, sem benefícios a longo prazo", complementa Fabi.

+ Como o Antioxidante Hidratante age em cada tipo de pele?

No final das contas, afirma Julia Petit, o Antioxidante Hidratante incorpora exatamente o que é a Sallve, e não por coincidência: "Quando começamos a pensar nele, a gente tinha em mente que esse ia ser o produto que ia explicar o que é a Sallve. A fórmula, a embalagem, tudo isso tem todo o pensamento da Sallve: simplificar uma rotina, trazer novas tecnologias que permitam que as pessoas tenham nova experiências e usem esse produto de maneira nova e mais prática, permitir que as pessoas dêem uma nova forma para esses produtos, um outro jeito de usar, e que também seja algo mais prático do que, por exemplo, aquele líquido sérum que escorre pela mão e se desperdiça demais".

“Tem coisas que nasceram com o Antioxidante Hidratante e se perpetuam até hoje na Sallve. O produto não pode ter a questão de danificar sua pele para depois cuidar, de sentir primeiro a pele craquelando e depois cuidar. Além do viço, de aceitar a pele com brilho e saudável. Até então, era só o efeito mate que reinava. Algumas coisas nasceram com o Antioxidante. Ele trouxe tudo isso”, complementa ainda a Fabi.

Um ponto crucial que é chave do Antioxidante Hidratante e da Sallve? Um produto que é vários: "Com o Antioxidante Hidratante, você tem um produto que te entrega o que cinco ou seis produtos juntos te entregariam. Em um produto só, com um preço incrível. E isso é muito o resumo do que a gente que mostrar para as pessoas que é possível. Cada vez que a gente pensa num novo produto, estamos tentando ajudar a simplificar a sua rotina - lembrando sempre que rotinas são diferentes. Então temos um demaquilante que vai limpar seus poros, um tônico que vai limpar sua pele e ao mesmo tempo dá para usar só com a mão, um ácido hialurônico que vai preencher um monte de camadas da sua pele e ao mesmo tempo dar aquela esticada na sua pele antes de maquiar... E daí por diante", finaliza Julia.

O início de uma história incrível, e nossa: da Sallve e da nossa comunidade. Esse é o nosso Antioxidante Hidratante.

Voltar para o blog