Como regar plantas em casa? Aqui tem dicas para você não errar

Como regar plantas em casa? Aqui tem dicas para você não errar

Nossa série sobre plantas em apartamento continua, e hoje você vai aprender tudo sobre regas: como fazer, quando, e truques simples para não esquecer mais.

Foto: Lincon Catto (@el.catto)

 

Tá: você finalmente decidiu que vai começar a criar plantas em seu apartamento. Já leu todas as dicas do primeiro post da nossa série sobre tudo o que levar em conta antes de comprar seu primeiro vaso e como não se tornar um assassino de planta em série. Seu espaço, sua rotina, sua ligação com a planta, tá tudo afinadinho.

A pergunta seguinte, de maneira curta é grossa, é a de sempre: como é que eu mantenho minha planta viva? Na verdade, vamos abrir essa mente e pensar melhor: como vou ajudá-la a crescer e ficar bem linda... E viva? São alguns fatores importantes que você precisa saber para arrasar na manutenção da sua planta, sendo o mais primordial deles a água.

Regar plantas em casa: começando pela água

Foto: Lincon Catto (@el.catto)

 

Lincon Catto, o designer e jardineiro que vem nos ajudando a desvendar todo esse território sofrido que é aprender a ter planta em apartamento já começa o papo com uma dica: é muito importante você saber o nome da espécie que você está comprando e pesquisar sobre ela. "Outra coisa importante é levar em conta que a sua missão agora é reproduzir dentro do seu apartamento tudo que essa planta receberia em seu habitat natural" ensina.

O primeiro passo para regar plantas em casa

Chegou em casa com a sua planta? Lincon tem um truque: "Tire o vaso da planta de onde ela está (um cachepot, por exemplo) e coloque-o na pia. Em seguida, encha de água aquele recipiente e deixe escorrer por baixo. Depois disso, coloque-a de volta no cachepot (ou no pratinho, se tiver só o vaso) em que você quiser e pronto: "Você pode até molhar sua planta direto no cachepot, mas não pode deixar acumular água".

Um parêntese: a diferença entre vaso e cachepot e por que é essencial sabé-la

É bem simples: vaso é o que tem furos por baixo e drena a água (quando você compra uma planta, aliás, seu vaso já vem os furos necessários para esta função, pensando especificamente naquela espécie). Cachepot é onde você coloca o vaso da sua planta, e não tem furos no fundo, ou seja: não faz drenagem da água. Plantar diretamente no cachepot é uma péssima ideia: sem drenagem, a água empoça, apodrece a raiz da planta e acaba, em muitos casos, matando-a em questão de dois ou três dias.

Sobre as regas

Lincon ensina outro deslize quando se fala de água e plantas: a rega irregular. "A água tem que entrar e molhar ao redor da planta. Muita gente pega um copo e joga em cima da planta, criando um buraco. Mas pensa num vaso grande, que você molha só de um lado. A raiz da planta é como se fossem nossas veias: têm plantas cujas raizes são mais grossas, outras mais finas", explica. "Você deve molhar todo o espaço do vaso, todas as partes em cima, deve deixar tudo bem úmido, e deixar a água escorrer".

O truque da hidratação potencializada

Lincon conta mais um truque bom para dar aquela hidratada poderosa nas suas plantas, e que serve também para quando você precisou viajar e esqueceu da rega: levar todas para o chuveiro. Isso mesmo!

"É bacana fazer isso uma vez por mês, ou até a cada 15 dias, porque você dá uma mega hidratada - especialmente numa época quente. Se a planta fica tomando sol direto vai desidratar mais rápido. Por isso a gente precisa ficar atento a isso, e nesse caso essa hiper hidratada ajuda. Já salvei plantas minhas que ficaram 25 dias sem rega. Você leva para o chuveiro, deixa ela dez minutinhos ali embaixo, na água fria e fraquinha, como se fosse uma chuva leve. Depois é só deixá-la meia-horinha ali para que ela pare de pingar e pronto", ensina.

A periodicidade das regas

Ele alerta, porém, para a importância da periodicidade: não adianta molhar sua planta um dia, depois passar duas semanas sem molhar e, para compensar, encharcar sua terra: "Isso só vai estressar a raiz da planta. É como a nossa pele, sabe? Se você não hidratá-la regularmente, não beber água, ela vai desidratar. Você deve manter a hidratação - não exceder, também não deixar secar.

Adaptando a rega

Foto: Lincon Catto (@el.catto)

 

São muitos fatores que influem em como você vai regar sua planta. Essa rega, aliás, não vai ser imutável. É aqui que entra aquela questão que a gente já conversou, sobre a nossa sensibilidade e o nosso poder de observação: em dias muito quentes ou muito frios, essa rotina pode mudar, assim como a localização da sua planta dentro do seu apartamento.

Por exemplo, se você tem uma planta no banheiro. Lincon explica que você deve analisar como é o cômodo. Como é seu banheiro de dia? Como é no verão? Tem janela grande, que permite uma boa circulação de ar? "Não existe planta pra lugar específico, cada lugar e cada planta têm suas particularidades", afirma. "Muita gente procura planta para o banheiro. Banheiros bem arejados, que mais parecem quartos, com janelas que proporcionam circulação de ar, permitem qualquer planta. Só que a gente tem que lembrar que acabamos tomando mais banho quente no inverno, e esse vapor da água é absorvido pela superfície das folhas da planta. Nesse caso, fique de olho na terra. Às vezes a planta absorve água pela folha, e aí você tem que dar uma segurada na rega pela terra, porque ela já vai estar molhada".

As estações do ano também influenciam sua rega: "no verão o calor vai fazer a água evaporar mais rápido, então de novo, você deve prestar atenção na terra. Nenhuma planta gosta de viver em terra que é barro, tem que ser uma terra fresca. Tem plantas que gostam que a terra seque totalmente até a próxima rega. Aí que entra esse lance de frequência", conta Lincon.

E os borrifadores?

Lincon brinca que muita gente gosta de ter borrifador em casa para ficar fazendo Stories no Instagram, mas a ferramenta funciona bem além das curtidas. "O borrifador vai servir pra dar um refresco na planta, depois de regar. Sabe o petisco do cachorro? É o borrifar", brinca Lincon. "Ele serve também para tirar a poeira das folhas." Para isso, aliás, você pode borrifar ou limpá-las com um paninho úmido, só com água. Tem planta na cozinha? Dia sim, dia não, passe um pano úmido com sabão de coco e depois um paninho só com água dia sim dia não, para limpar as folhas e desobstruir sua respiração, que pode ter sido interrompida pela gordura no ar.

"Muitas vezes só se vê o recorte da beleza da planta, mas tem toda a manutenção por trás".

Lincon Catto

Vale frisar que é importante tomar cuidado com o horário em que você borrifa suas plantas: "Tem que tomar cuidado com o sol batendo ali, que esquenta a água e queima a folha", diz Lincon.

Lincon cita a samambaia como um bom exemplo de planta que gosta de borrifador, e discorre sobre a planta que é uma das favoritas de quem mora em apartamento: "Gente que gosta de molhar planta à noite, atenção: se você molhar a sua samambaia à noite, vai matá-la. Samambaia também odeia vento. É até engraçado, ela gosta de estar fresca, mas odeia corrente de ar. Não gosta de estar encharcada mas gosta de estar úmida. Mas eu te juro, ser humano é bem mais complicado do que planta", ri. Concordamos, claro, sobre esses verdadeiros rockstars da jardinagem.

"Tem ainda o truque de enfiar um dedo cinco centímetros dentro da terra e sacar: tá úmido, tá fresco? Você tem que imaginar: eu gostaria de estar dentro dessa terra? Parece muita coisa, mas depois que você se insere nessa rotina, tudo começa a fazer sentido e ficar mais fácil. Mas é que nem adoção responsável, não fazem um monte de perguntas para a pessoa antes dela adotar um bicho? É a mesma coisa com planta".

Água filtrada

Foto: Lincon Catto (@el.catto)

Você certamente já deve ter ouvido falar também que o ideal é regar suas plantas com água filtrada. Lincon afirma que não é frescura: "Se você puder, é melhor, porque não tem tanto cloro. Sabe quando a planta fica com manchas pretas ou amarelas bem no meio das folhas? Isso é excesso de cloro. Ela mancha, cria uma cicatriz - que depois fica marrom - e não volta a ser verde", explica o jardineiro.

"Outro truque muito massa para quem não tem água filtrada é pegar um balde d'água e deixá-lo de lado por uma noite. Com esse tempo o cloro evapora da água, fica menos denso, e a planta não sofre tanto. Você também pode ferver a água, mas claro, tem que esperar esfriar antes de regar".

De novo, voltamos sempre ao ponto da sensibilidade: deixe sua planta conversar com você e aos poucos vocês vão se entendendo. Essa, aliás, é a parte mais deliciosa desse convívio - bem mais que o clique no feed! <3

Voltar para o blog