O Óleo Antissinais ajuda com manchas?

O Óleo Antissinais ajuda com manchas?

Com retinol, fitoceramidas e óleos de macadâmia e rosa mosqueta, o Óleo Antissinais é cheio de benefícios incríveis para sua pele

O Óleo Antissinais chegou com retinol 0.3% na fórmula e com isso é natural que surja a dúvida: ele também pode ajudar a suavizar manchas? Bom, o retinol tem ação conhecida nessa área. Então, sim. Ele ajuda e hoje vamos te explicar como.

Antes de mais nada, sempre importante lembrar: manchas são assunto sério e podem indicar uma variedade de condições. Por isso, nada de tratar por conta própria. Converse sempre com seu dermatologista!

Óleo Antissinais manchas

Como as manchas se formam?

Não tem como não falar de mancha sem falar de melanina. De forma resumida, todo o processo começa nos melanócitos, células que produzem a melanina. Esse pigmento todo se acumula em pequenas bolsinhas, conhecidas como melanossomas, que transportam esse pigmento até os queratinócitos da superfície da pele, dando a coloração que conhecemos.

+ Manchas na pele: o que são, quais os tipos, causas e tratamentos

As manchas se formam por conta de um desequilíbrio. É uma desregulação, que pode acontecer por diversos fatores. Um dos fatores mais comuns é a exposição solar, mas elas também podem surgir por conta de irritações, inflamações (oi, acne), alterações hormonais e até a genética (como as sardas, por exemplo). Também há diferentes tipos e formações de manchas - e nós já falamos um pouco sobre elas aqui no blog!

Mas como elas se formam de fato? A formação vem de uma irritação do melanócito. Toda vez que o melanócito (célula de defesa) se sente ameaçado ou irritado, seja por uma exposição solar exagerada ou uma inflamação da acne, temos como reflexo essa produção exacerbada de melanina, que acaba por aparecer como uma mancha na pele, uma hiperpigmentação.

O retinol e a renovação celular

E o Óleo Antissinais pode ajudar com as manchas em si? Apesar de essa não ser sua função principal, sim ele pode ajudar a uniformizar o tom da pele, principalmente aquelas manchinhas mais superficiais, como as que ficam de lesões inflamatórias de acne, por exemplo. E como? Tem muito a ver com o retinol, como já te contamos lá no começo desse papo. E aqui podemos falar em duas frentes. A principal delas é o estímulo da renovação celular.

+ Manchas e pele sensível: quais os desafios no tratamento?

Lembrando: a renovação celular é o processo de nascimento e morte da célula. Dura 28 dias em média, mas conforme envelhecemos esse tempo aumenta, podendo chegar a 40 dias a partir dos 26 anos, por exemplo. Nesse período, uma célula nasce na camada mais profunda da epiderme e vai sendo transportada para a camada córnea (a mais superficial da pele). Lá, ela já chega como uma célula morta e fica por ali até “descamar”.

Com o surgimento de novas células, as anteriores (já mortas), vão sendo descartadas. O ponto é que, conforme envelhecemos, esse ritmo de renovação celular diminui, podendo causar um acúmulo dessas células mortas na superfície da pele, que além de deixar a pele sem viço e sem vitalidade, também podem resultar em manchasporos entupidos, cravos e espinhas.

Como dissemos, o retinol estimula o processo de renovação celular, ou seja, acelera o processo que vai ficando mais lento, dando a chance de uma "camada nova" chegar à superfície, viçosa e mais uniforme no tom, ajudando a deixar as manchas mais suaves.

+ Manchas: para cada caso existe um tratamento específico

Além disso, o retinol também atua reduzindo produção de melanina, através da diminuição da atividade da enzima tirosinase, uniformizando o tom da pele.

Aqui vale lembrar dois pontos. Primeiro, o retinol pode ser sensibilizante para algumas peles, podendo gerar descamação e vermelhidão. Peles sensíveis também não costumam ser amigas do retinol.  

Segundo, a Sallve tem um produto poderoso para uniformizar o tom da pele – olá, Sérum Uniformizador -, testado em peles sensíveis. Ele também tem retinol em sua fórmula, mas é um retinol biomimético, que traz todos os benefícios do retinol tradicional, mas sem o fator sensibilizante. Além disso, a ação do retinol se une a niacinamida, ao ácido tranexâmico e alfa-arbutin para agir antes, durante e depois da mancha. Um rei!

Óleos Antissinais e manchas

É claro que também temos resultados de testes clínicos, que comprovam essa eficácia em manchas. Em estudo clínico com pessoas com idade média de 50 anos, foram registradas imagens de alta resolução antes e após a primeira aplicação do Óleo Antissinais no equipamento VISIA®. As imagens foram analisadas em software adequado e os dados foram submetidos à análise estatística.

+ Uniformizar a pele: o que é e quais cuidados ajudam

O resultado? Redução estatisticamente significativa (p<0,05) de manchas cutâneas após 28 dias de uso do produto, com 91% dos participantes de pesquisa apresentando melhora.

Em teste de eficácia percebida, também tivemos bons resultados. Participantes de pequisa usaram o Óleo Antissinais, de acordo com o modo de uso, e nos contaram o que perceberam:

Após 28 dias

  • 87, 1% disseram que o produto ajudou a uniformizar o tom da pele (manchas ficaram mais suaves);

Após 56 dias

  • 93,5% disseram que o produto ajudou a uniformizar o tom da pele (manchas ficaram mais suaves);

O Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega tratamento potente da pele. Além de hidratar, reduz a aparência de poros, trata linhas e rugas, melhora firmeza e elasticidade da pele, promove a renovação celular, uniformiza tom e textura e aumenta a luminosidade.

Na fórmula, ainda temos fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e na hidratação da pele.

E aí, que tal incluir o Óleo Antissinais na sua rotina de skincare?

Voltar para o blog