ácido kójico

Ácido Kójico: o que é, o que faz e quais os benefícios para pele

Um ativo que tem ação uniformizadora, muito usado no tratamento de manchas

Quem busca produtos de skincare que auxiliem no processo de uniformizar a pele, precisa ficar de olho em um ativo: o ácido kójico. Um ácido de origem japonesa, que tem poderosa ação em manchas e que ajuda a uniformizar o tom da pele, minimizando as marcas. É daqueles que você precisa conhecer!

ácido kójico

O que é o ácido kójico?

O ácido kójico é obtido através do processo de fermentação por fungos, como Aspergillus e o Penicillium.

Em 1907, Saito descobriu o ácido no Japão, a partir do micélio do fungo Aspergillus oryzae cultivado em arroz cozido a vapor. Seu primeiro nome foi “Koji”, que é o nome do fungo do qual foi derivado.

+ 10 mitos e verdades sobre manchas de sol na pele

Vale lembrar que ele também é consumido na alimentação, como subproduto de alguns clássicos japoneses, como saquê e molho de soja, por exemplo. No país, acredita-se muito em seus benefícios para saúde.

Como o ácido kójico age na pele?

Por aqui, vamos focar nos seus benefícios na pele e, para isso, precisamos de detalhes do seu mecanismo de ação.

O ácido kójico é um agente quelante. Isso significa que ele se liga a íons de cobre e ferro, por exemplo, impedindo algumas reações de acontecer. No caso do ácido kójico, sua principal ação é atuar diretamente na inibição da enzima tirosinase, que é parte no processo de formação da melanina.

+ Uniformizar a pele: o que é e quais cuidados ajudam

Quando uma ativo é capaz de inibir essa enzima acaba impactando o início do processo de formação do pigmento, antes mesmo do estímulo do melanócito, as células que produzem a melanina – a responsável por mudar a cor da sua pele e que quando há uma produção exacerbada vai gerar manchas.

Quais os benefícios para pele?

O benefício mais conhecido do ácido kójico é sem dúvida a sua ação em manchas. Ele age diretamente na síntese de melanina.

Como te contamos, ele inibe a enzima tirosinase, impactando logo o início da formação do pigmento. Isso faz com que ele seja muito eficaz no tratamento e prevenção de manchas, e uniformização do tom da pele.

+ Manchas na pele: o que são, quais os tipos, causas e tratamentos

É comum que agentes despigmentantes sejam mais agressivos para pele, mas não é o caso desse ácido. Ele costuma ser gentil e não irritativo, sem causar descamações. Ele também é conhecido por se dar bem com outro ativos que tem ação em manchas, como a niacinamida e o ácido tranexâmico, formando fórmulas uniformizadoras poderosas e sinérgicas.

Além de sua ação principal de reduzir marcas na pele, ele também tem ação antioxidante e age neutralizando radicais livres, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce da pele.

Por fim, ele também tem ação antibactericida e antifúngica.

Qual a diferença do ácido kójico para outros ácidos?

A principal diferença do ácido kójico para outros ácidos está em seu mecanismo de ação. Por exemplo, os alfa-hidroxiácidos (AHAs) agem diminuindo a adesão entre as células superficiais da pele, acelerando o processo de renovação celular. Com isso, deixam a pele mais viçosa e uniforme, reduzindo manchas superficiais, linhas finas e rugas.

+ AHA x BHA x LHA x PHA: qual a diferença entre eles?

Enquanto isso, o ácido kójico é um agente quelante e tem sua atuação diretamente na produção do pigmento melanina, tendo uma atuação forte em regiões hiperpigmentadas.

Super Niacinamida 20%

Um sérum de alta performance para quem busca reduzir marcas na pele e potencializar o tratamento de hiperpigmentações. Sua fórmula reúne ativos uniformizadores potentes, que além de promoverem a renovação da pele, atuam diretamente na produção de melanina, oferecendo um resultado mais rápido e eficaz. a Niacinamida 20% aliada ao peptídeo Uniformizador, ao Ácido Tranexâmico 3%, ao Ácido Mandélico e ao Ácido Kójico proporcionam uma pele muito mais uniforme em tom e textura.

Juntos, atuam para reduzir a intensidade e o tamanho de marcas na pele, além de prevenir o aparecimento de novas hiperpigmentações. tudo isso mantendo a pele macia e saudável, fortalecendo e protegendo a barreira cutânea. um tratamento uniformizador que pode ser usado 1 vez ao dia, pela manhã ou à noite.

Referências usadas para o texto

 Kojic Acid: A Comprehensive Review

Review on the Use of Kojic Acid—A Skin-Lightening Ingredient

Benefícios do ácido kójico no tratamento de hipercromias

Voltar para o blog