espremer espinha

Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

Fica confuso sobre o que é acne da mulher adulta e como cuidar dela? Aqui você aprende tudinho.

acne da mulher adulta

Aqui na Sallve a gente bate sempre na mesma tecla, seja qual for o assunto: procure sempre um dermatologista. A ressalva torna-se ainda mais essencial quando se fala de acne adulta - uma das campeãs de dúvidas entre nossos leitores, e também conhecida como acne da mulher adulta. Afinal de contas, o tratamento para a acne adulta não é simples e envolve todo um quadro de exames e diagnósticos que, de forma alguma, podem ser deixados de lado ou feitos de forma DIY. Basta conversar cinco minutos com a Dra. Denise Steiner para se ver que o assunto é delicado! E requer o acompanhamento imprescindível de um especialista.

A fim de esclarecer todas as perguntas que recebemos, procuramos a Dra. Denise Steiner para montar um post essencial para quem sofre com acne depois dos 25 anos. A conversa, claro, durou bem mais de cinco minutos. E foi repleta de informações valiosíssimas que toda mulher deve saber antes de começar a tratar sua acne adulta sozinha em frente ao espelho.

O que é a acne da mulher adulta e quais são as causas?

"Existem basicamente dois tipos de acne: a acne adolescente e a acne da mulher adulta. A acne do adolescente começa na época da puberdade, com a produção dos primeiros hormônios e modificações de corpo, voz e outras características. Nesse período, devido a produção desses hormônios, a acne é bastante comum, porque os hormônios masculinos produzidos nessa época (tanto por homens quanto por mulheres) induzem as glândulas sebáceas a trabalhar mais intensamente, acarretando a acne. Já a acne adulta está mais relacionada a distúrbios hormonais, o que não significa que ela seja uma acne hormonal", responde a Dra. Denise.

A acne da mulher adulta acontece geralmente depois dos 25 anos, e geralmente em mulheres que nunca tiveram acne. "Muitas vezes ela está relacionada a um quadro de ovário policístico ou em geral a alguma alteração dos hormônios masculinos, que podem ter aumentado", explica a dermatologista. "A acne da mulher adulta é caracterizada por começar mais tardiamente, comprometendo mais a área do pescoço e o terço inferior do rosto - a região da mandíbula, linha de transição do rosto pro pescoço. As lesões são mais inflamadas e doloridas e deixam mais sequelas de manchas", continua.

Por ter desdobramentos mais profundos, é mais difícil de se tratar com tratamentos tradicionais. Porém a Dra. Denise ressalta que nada disso é definitivo. "Você pode ter acne que persiste da adolescência para a fase adulta, pode ter acne da mulher adulta que melhora com os tratamentos tradicionais. É uma gama muito grande com muitas coisas a serem esclarecidas durante o diagnóstico. Muitas vezes essa acne da mulher adulta com essas características pode não apontar qualquer alteração hormonal. Por isso ela vem sendo chamada de acne da mulher adulta, e não acne hormonal", esclarece a dermatologista.

Acne adolescente x acne da mulher adulta: vale o mesmo tratamento?

Não. "A acne da mulher adulta geralmente é mais resistente aos tratamentos convencionais. Como por exemplo a isotretinoína, que é considerada padrão ouro para adolescente", responde a Dra. Denise. E explica ainda que não há um ativo específico para a acne da mulher adulta disponível no mercado. Mas isso pode mudar em breve! Ela revela que no último encontro da Academia Americana de Dermatologia, foi apresentado um ativo específico, a clascoterona, primeiro antiandrógeno tópico. Ele provavelmente será lançado como uma loção para o tratamento da acne da mulher adulta, mas ainda não chegou no Brasil. "Ele pode melhorar a acne da mulher adulta. Mas no Brasil não existe nenhum produto tópico com característica hormonal", ressalva.

Como tratar a acne da mulher adulta?

Quando se fala em acne da mulher adulta e toda a sua relação com os índices hormonais, é claro que imediatamente se pensa em pílulas anticoncepcionais. São elas o tratamento clássico para o quadro. "Elas geralmente têm estradiol combinado com progestágeno, que pode ser androgêniconeutro ou antiandrogênico. Em geral esse tipo de tratamento é o da escolha", explica a Dra. Denise. 

"Outra substância usada é a espironolactona, de ação antiandrogênica, que usamos normalmente para a pressão. Também se pode tratar a acne adulta com a isotretinoína sistêmica, que ao longo do tempo melhora o excesso de sebo e inflamação." Ou seja: cada caso tem seu diagnóstico específico.

Junto com este passo, a Dra. Denise explica que receita um tratamento tópico para acompanhar, em que se combina peróxido de benzoíla (espécie de antibiótico que controla o crescimento das bactérias em poros entupidos) e retinóides. "Eles agem especificamente nos receptores de retinóides, que conseguem diminuir a produção do sebo, promover uma troca mais acentuada da pele e uma diminuição da glândula sebácea", explica.

"Geralmente, o tratamento da acne da mulher adulta é baseado numa substância antiandrogênica sistêmica. E depois uma associação de tratamentos locais que podem ajudar no quadro", resume Dra. Denise, sublinhando a importância de se manter sempre a pele bem hidratada, fotoprotegida e limpa - usando produtos que não causem irritação.

Tratamentos tópicos para a acne da mulher adulta

tratamento da acne da mulher adulta é muito relativo. Antes de tudo, a dermatologista afirma que é preciso fazer vários exames. Checar ovários policísticos e outros tipos de alterações hormonais (como distúrbios da glândula drenal) e daí por diante. Se há qualquer desconfiança dessas alterações, se controla os índices sanguíneos. "Se há alteração hormonal significativa ou ovários policísticos, é muito difícil tratar sem nenhum ativo com características hormonais", diz a Dra. Denise.

Quando se tem todas as características da acne da mulher adulta mas não há alterações hormonais, pode ser possível tratar o quadro com produtos tópicos. "Geralmente é preciso usar pelo menos retinóides, como ácido retinóico, retinol ou vitamina A. Com isso você consegue fazer combinações. Como por exemplo com o próprio ácido salicílico, produtos de limpezahidratação suave... Muitas vezes você consegue alguma melhora. Às vezes porém, isso não será o suficiente. Se você não usar retinóide ou algum ativo como antibiótico tópico, é muito difícil controlar a acne da mulher adulta, a não ser em casos leves", esclarece a Dra. Denise.

Há ainda de se levar em conta que a acne da mulher adulta pode ser acarretada por estresse. Assim, pode refletir no aumento do cortisol que, por sua vez, pode ter ação nos hormônios masculinos e causar esse desequilíbrio. Ou seja: para a Dra. Denise, não é impossível você melhorar seu quadro de acne da mulher adulta investindo na sua qualidade de vida. Inclusive, ela acredita que o aumento dos diagnósticos hoje em dia se dá justamente por conta do alto nível de stress. Some ainda as noites mal dormidas e o excesso de preocupação.

Outros tratamentos

A Dra. Denise Steiner explica que a ordem do tratamento é o sistêmico e depois o tópico. Ela revela ainda mais terapias que podem ser usadas para tratar a acne da mulher adulta. Entre elas estão o laser para diminuir a inflamação e são mais leves, ou laser de luz azul para diminuir a população bacteriana. Há ainda a possibilidade de se usar a terapia fotodinâmica. "É um tratamento em que se passa uma substância que tem uma afinidade pela glândula sebácea e bactérias. Ele fica em torno de duas horas na pele da paciente. Depois desse contato, usamos uma luz que atinge diretamente essas fotoprospirinas provocadas pelo produto, seguindo com a luz vermelha que vai agir diretamente nesse local destruindo as glândulas sebáceas", descreve a dermatologista.

O tratamento é feito no próprio consultório, uma vez por mês. E pode durar de três a cinco sessões, sendo uma boa alternativa para quem não pode usar isotretinoína". É um tratamento para a acne que poderia funcionar para a acne da mulher adulta, dependendo da situação", diz a Dra. Denise.

Mas antes de começar... Informe-se com calma

Antes de dar início a qualquer tipo de tratamento, a Dra. Denise faz questão de falar sobre a importância de se fazer uma avaliação de cada paciente. "Antes de começar a tomar hormônios, você precisa se informar sobre o risco de trombose. Analisar toda a circunstância individual e familiar, além de conversar. O tratamento para a acne da mulher adulta interfere na concepção e na vida da paciente, em geral. A espiritolactona, por exemplo, tem efeitos de atraso menstrual, sensibilidade de mama e alteração nos níveis de potássio do sangue", ela explica. E cita ainda que o hidratante não pode ser oleoso e deve ser não comedogênico e que o tipo de produto que vai ser usado para a limpeza da pele precisa ser cuidadosamente escolhido - podendo ter ou não um ativo como ácido salicílico. "É preciso cuidado com a receita completa para que se tenha um tratamento positivo".

A alimentação

Como se pode imaginar, a alimentação influi muito na saúde da nossa pele e no quadro da acne da mulher adulta. A Dra. Denise aconselha, nestes casos, evitar o leite e seus derivados na dieta. Atenção: não se trata do leite integral ou desnatado nem da lactose. O x da questão é a própria proteína do leite, que pode ativar a linha de hormônios masculinos. Evite também aquelas proteínas vendidas em academias, o excesso de complexo B e alimentos de alto índice glicêmico, que são inflamatórios.

Chocolate causa acne? Não, responde a Dra. Denise. O cacau em si não é o causador da acne, e sim o açúcar. "Nós nem chegamos a conversar sobre isso, mas há ainda a acne medicamentosa. Ela aparece como reação a corticóides e excesso de vitaminas, especialmente o complexo B", diz a dermatologista. A dermatologista cita ainda o nosso desconhecimento dos níveis de hormônios nas carnes que ingerimos. E esse é mais um dos fatores que podem acarretar a acne da mulher adulta.

Em contraponto, dê preferência em sua dieta a muitos antioxidantes, como frutas vermelhas e verduras verdes, que podem ajudar bastante o tratamento.

Concluindo, um quadro de acne da mulher adulta requer invariavelmente um acompanhamento médico responsável, que vai traçar seu quadro com cuidado e escolher, junto com você, a melhor alternativa. Ao mesmo tempo, vale sempre lembrar: a alimentação e nossa qualidade de vida tem papel importantíssimo.

Suspeita de acne da mulher adulta? Procure um dermatologista: "É preciso ter muito cuidado. Não são receitas que você pode fazer em casa depois de ver na televisão", encerra a Dra Denise Steiner.

Linha Antiacne

linha antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Super Ácido Salicílico 2%

Um sérum de alta performance para potencializar o seu tratamento antiacne. Sua fórmula reúne a máxima concentração permitida dos ácidos salicílico (2%) e mandélico (10%) aliados ao poderoso peptídeo antiacne e ao zinco PCA.

Juntos, agem dissolvendo o sebo, desobstruindo poros e esfoliando células mortas, além de reequilibrar o microbioma cutâneo e reduzir a presença de bactérias causadoras da acne. O resultado você vê na pele: redução de cravos e espinhas, prevenção da acne e uma melhora efetiva na textura da pele, suavizando marcas deixadas pelas espinhas. um tratamento poderoso para você usar 1x ao dia, na rotina diurna ou noturna.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Voltar para o blog