Alimentos que hidratam a pele seca #dedentroprafora

Alimentos que hidratam a pele seca #dedentroprafora

Existem alimentos que hidratam o nosso organismo e essa ação se reflete inclusive na pele! Conheça quais são e seus benefícios.

Uma rotina de cuidados com a pele, que passa pela limpeza + hidratação + proteção é a base para quem traça uma jornada de skincare, independente do tipo de pele: das mais secas às mais oleosas. Mas quando falamos especificamente de pele seca, é importante lembrarmos que ela é caracterizada pela perda de água em excesso, favorecendo uma barreira cutânea mais frágil. Portanto, a hidratação é um passo muito importante. Mas essa hidratação acontece não só de fora para dentro, como também de dentro pra fora. E os alimentos que hidratam podem reforçar essa tarefa.

Um clássico exemplo é a quantidade de água que ingerimos. O consumo recomendado de dois litros ao dia colabora com a circulação sanguínea, com a absorção das vitaminas hidrossolúveis (vitaminas C e B), com o funcionamento do intestino e dos rins - vale lembrar que a Dra Camila Rosa nos explicou que "há um eixo direto entre pele e intestino", que influencia inclusive a acne.
O consumo diário adequado de água aumenta ainda o fluxo de oxigênio, elimina toxinas, equilibra a temperatura corporal e aumenta a imunidade. Ela faz uma limpeza no organismo e o resultado é sentido em todo o corpo, inclusive na pele.

10 fatores que influenciam na saúde da nossa pele

Alimentos que hidratam: água + sais minerais

Os alimentos ricos em água e sais minerais são os melhores companheiros de quem busca a hidratação de dentro pra fora. A lista com os principais inclui abobrinha, água de coco, alface (90% do seu peso é água), brócolis (ponto também para as fibras), espinafre (94% da sua composição é água!), melancia (92% da sua composição é água), morango (90% água), pepino (com a medalha de ouro do mais rico de água: 96% da sua composição!), tomate.

alimentos que hidratam
Nanxi Wei / Unsplash

Vegetais: damos cor à nossa saúde

Alimentos que hidratam: cereais integrais

Os ultraprocessados fazem parte da rotina prática do dia a dia, é inegável. Mas quando repensamos os nossos hábitos alimentares, nos damos conta (e sentimos no corpo conforme aderimos à mudança) que os cereais integrais interferem na nossa saúde. A mudança não é simples e podemos levar um tempo para acostumar o paladar já acostumado com o alimento refinado. Você pode começar, por exemplo, deixando de lado o pão branco e preferindo começar o dia com o pão (ou bolo, biscoito) integral. Até chegar a três porções ao dia de integrais.

A diferença é no grão: os integrais são inteiros e ricos de fibras, proteínas e vitaminas B e E, enquanto que os refinados perdem o valor nutricional no processo, sem casca e gérmen.

Louise Lyshoj / Unsplash

O poder das oleaginosas

As oleoaginosas (nozes, castanhas, pistache, avelã) são alimentos que hidratam, são anti-inflamatórios e ricos de ômegas e de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, ou seja, que melhoram o colesterol bom, o HDL. Mais: elas melhoram a regeneração da pele e fazem bem ao coração. Porém, o consumo não deve ser excessivo. A castanha-do-Brasil (chamada também de Castanha-do-Pará) é rica de selênio e o consumo recomendado é de 55 microgramas de selênio (mcg) por dia. Segundo uma pesquisa da UFLA, Universidade Federal de Lavras, o nível de selênio pode variar muito de acordo com o território de produção da castanha. Portanto, o ideal é consumir uma porção de uma oleaginosa diferente a cada dia, dando preferência para as com casca ou apenas torradas, sem a adição de açúcar ou sal. E atenção para quem tem alergias: elas podem acentuar dermatites e eczemas.

Foodism 360 / Unsplash

Peixes que hidratam a nossa pele

Um outro grupo de alimentos que hidratam é a dos peixes, ricos de ômegas 3, vitaminas e minerais. O mais famoso por seus benefícios para o corpo e para a pele é o salmão, mas você pode encontrar alternativas mais acessíveis e também ricas, como a anchova (chamada também de peixe azul), cavala, robalo e tainha.

Cottonbro / Pexels

Pronto para unir o skincare e a alimentação?

Voltar para o blog