séruns da sallve

Por dentro da nova fórmula do Antioxidante Hidratante

Um produto que é muitos. Feito por muitos.

antioxidante hidratante

Dizem que não se mexe em time que está ganhando, né? Mas aqui na Sallve a gente acredita que dá pra mexer sim: até nosso produto mais vendido, a gente acredita que pode melhorar. É que pra gente, uma fórmula acabada não significa trabalho acabado - significa um novo desafio: como podemos melhorar ainda mais? E mais ainda: com nossas fórmulas prontas e lançadas, nossa comunidade segue interagindo com a gente. Contando suas histórias, impressões, dando sugestões... E nós, do lado de cá, vamos anotando tudo. Afinal de contas, a Sallve é feita por todos vocês.

A gente não resolveu evoluir a fórmula do Antioxidante Hidratante assim, do nada: a gente resolveu evoluir porque a comunidade pediu. Quando a gente ouve as histórias de vocês, a gente constrói junto a nossa história. E a história de cada um de nossos produtos é criada assim: pela nossa comunidade.

No aniversário de dois anos do Antioxidante Hidratante, agora mesmo em 2021, a Julia Petit contou aqui no blog um pouco sobre sua origem: "Quando começamos a pensar nele, a gente tinha em mente que esse ia ser o produto que ia explicar o que é a Sallve. A fórmula, a embalagem, tudo isso tem todo o pensamento da Sallve - simplificar uma rotina, trazer novas tecnologias que permitam que as pessoas tenham nova experiências e usem esse produto de maneira nova e mais prática, permitir que as pessoas dêem uma nova forma para esses produtos". Mais ainda? "Tem coisas que nasceram com o Antioxidante Hidratante e se perpetuam até hoje na Sallve", ela contou ainda. Uma dessas coisas? Essa relação incrível que a gente tem com a nossa comunidade.

Hoje, nós estamos felizes demais de apresentar a vocês a nossa primeira evolução de fórmula, do nosso Antioxidante Hidratante. Uma evolução co-criada com vocês. E aqui, vamos te levar para mergulhar fundo nesse processo tão incrível.

+ Quem faz os produtos da Sallve? Conheça nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento

Em time que está ganhando se mexe sim

"Na indústria de cosméticos, a cada novo lançamento, a gente sempre tem que estar pensando no depois. Seja um novo benefício ou um novo ativo que vai melhorar a fórmula", explica Dra. Carine Dal Pizzol, gerente do nosso time de pesquisa e desenvolvimento. "A gente sempre tem que estar pensando à frente", ela segue, contando que lançar um produto é acompanhar bem de perto como ele pode ficar ainda mais incrível. "O objetivo é sempre fazer melhor. Nosso Antioxidante Hidratante já é incrível, mas o que a gente pode fazer para melhorá-lo ainda mais? Como a gente pode trazer ainda mais pessoas para essa nossa conversa? Tudo isso faz parte de relançar uma fórmula. Cada resenha, o trabalho de cosmetovigilância... Tudo funciona junto, para evoluirmos sempre".

O que mudou na fórmula?

Clara Amore, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento, explica: "Mudamos o veículo da fórmula por um ingrediente que forma um filme macio sobre a pele, que seca rápido e entrega uma hidratação mais prolongada".

Esse ingrediente mais tecnológico é uma evolução da goma xantana, que agora é revestida pela goma acácia. Essas gomas têm caráter estruturante (formam o gel): “A sinergia delas tem propriedade espessante, emulsionante e estabilizante”, explica Clara.

E como você vai sentir isso na fórmula? Clara explica: "Temos uma fórmula com menos alteração de cor e uma textura e sensorial ainda melhores. Quando você passa o Antioxidante Hidratante, ele continua sumindo na pele imediatamente, com fácil espalhamento e aquela mesma sensação aquosa do gel. A comunidade sempre percebia isso como algo excelente, mas sentia falta de um sensorial mais duradouro. Então pensamos como melhorar esse sensorial. Ele continua o mesmo, mas agora forma um filme sobre a pele que é mais duradouro, e aumenta ainda mais o poder de hidratação da fórmula, ao mesmo tempo em que controla a oleosidade da pele". Clara Amore completa que, em estudos comparativos, o novo Antioxidante apresenta um maior frescor ao ser aplicado sobre a pele. "O Antioxidante Hidratante continua sendo um sérum-gel, só aperfeiçoamos essa textura", pontua Dra. Carine.

Outra mudança que vocês vão sentir na fórmula é o cheiro: embora as fórmulas da Sallve não tenham fragrância, é possível sentir o cheiro de ativos específicos em algumas delas: essa evolução do Antioxidante Hidratante trabalhamos para reduzir esse cheiro. "Nesta evolução, o cheiro dos ingredientes é menos pronunciado", diz Dra. Carine.

Um novo antioxidante: a carnosina!

Claro que é impossível falar sobre uma mudança que você já vai ler logo de cara: se antes tínhamos cinco antioxidantes atuando juntos para entregar tantos benefícios (da uniformização de manchas e controle da oleosidade à proteção dos danos dos radicais livres e hidratação), agora temos seis. Entra na fórmula a carnosina, que vocês já conhecem do nosso Protetor Solar. Além de antioxidante, o ativo se destaca por sua ação anti-glicante.

A glicação é o processo em que uma molécula de açúcar se liga a uma proteína, deixando-a instável. Com isso, ela perde sua função biológica no organismo, trazendo alguns danos. Um deles? O envelhecimento da pele, que nada mais é do que a degradação dessas proteínas.

“Na pele, essa união da molécula de açúcar ocorre com as proteínas mais presentes nela, como o colágeno e a elastina. Isso faz com que essas proteínas sejam danificadas e quebradas. Por sua vez, causam flacidez e envelhecimento precoce”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Bem, a ação antiglicante em um cosmético tem como objetivo impedir que a glicação aconteça. Ou seja, evitando que as moléculas de açúcar causem danos para as proteínas, como o colágeno e a elastina.

A carnosina, um ativo biomimético (ou seja, que seu corpo já produz), age basicamente não deixando essa ligação entre a molécula de açúcar e a proteína acontecer. Assim, ela protege as fibras de colágeno e elastina, ajudando a manter sua pele mais firme.

Hidratação prolongada

Ana Paula Fonseca, pesquisadora da área de Pesquisa Clínica do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve, fala sobre uma melhoria muito pedida pela nossa comunidade: aquela sensação de hidratação mais prolongada. "No estudo comparativo que fizemos entre as duas fórmulas do Antioxidante Hidratante - a anterior e a evolução -, esse filme criado sobre a pele é interpretado, pelos consumidores, como uma melhor hidratação na pele. Neste mesmo estudo, aparece a tendência da percepção de uma melhor performance da hidratação".

Dra. Carine conta que esse foi um dos maiores cuidados ao mexer na fórmula do Antioxidante Hidratante: "Ela é muito mais tecnológica", afirma. "Não estamos mudando a fórmula. Quem ama, vai continuar amando. Quem não gostava, agora vai amar também. Nos nossos testes comparativos, só foram percebidos ganhos - no cheiro, na textura, no sensorial..."

Neste estudo, porém, as porcentagens não foram tão discrepantes. Um exemplo: 93% das pessoas sentem a pele mais hidratada com a nova fórmula, contra 88% da fórmula anterior. E isso, para Clara, é justamente o que o time de pesquisa e desenvolvimento buscava: "Buscávamos uma diferença sutil. A gente não descaracterizou o produto, ele não está diferente. Nós fizemos uma melhoria".

Avaliações da performance do produto: tecnologia e avanços incríveis, para resultados ainda mais visíveis

Um dos maiores destaques dessa evolução do Antioxidante Hidratante é a parte de robustos estudos que avaliaram a performance do produto, que mostraram a fundo, com ainda mais clareza, todos os benefícios da fórmula: "Nós já tínhamos muitas comprovações da eficácia da nossa fórmula atual, mas quisemos dar um passo atrás e fizemos testes pré-clínicos; com estudos ex-vivo e in-vitro, para entender um pouco mais como cada ativo atua na fórmula", explica Dra. Carine. "Os resultados são incríveis. Fizemos algo totalmente novo, que é a análise in vivo do teste de colágeno, e temos muitas imagens impressionantes desse estudo. Elas comprovam uma grande evolução da fórmula. Nós realmente reviramos nossa fórmula, e nos aprofundamos ainda mais para entender seus mecanismos de ação. É uma evolução no sentido também de estudos clínicos, de comprovações que a gente sabia que existia, mas não sabia mensurar. Agora, com essa evolução, conseguimos fazer isso".

Ana Paula faz questão de pontuar uma conquista incrível do time de pesquisa e desenvolvimento: "Nossa fórmula tem uma sinergia de ativos única e exclusiva. Não é só sobre os benefícios da carnosina, mas tudo o que o nosso produto final faz. Cosméticos com vitamina C estão presentes em grande variedade no mercado, mas nós temos o diferencial de termos um pacote completo, reunindo vários ativos cosméticos incríveis em uma fórmula só: a nanovitamina C, o nano resveratrol, a cafeína, a carnosina, a niacinamida, a vitamina E e o ácido hialurônico.

A inovação Sallve é sentida aí: "Há estudos científicos sobre a ação desses ativos separadamente, mas sobre todos juntos, trabalhando em sinergia, não há nenhum estudo publicado, o nosso foi o primeiro", conta Ana Paula. "Tudo isso foi importante pra gente entender o que eles fazem na pele. O que estamos fazendo é algo muito novo e inovador, que ainda não tinha sido descrito de forma científica - o que essa junção de ativos faz na pele?"

Ana Paula continua: "Todas essas novas avaliações pré-clínicas mostram ainda uma alta ação antioxidante da nossa fórmula, um potencial de uniformização de manchas, além do aumento da síntese de colágeno. É uma fórmula que tem uma “ação 360 graus” de tratamento. Temos ainda a comprovação do aumento da filagrina, que é uma proteína muito associada à função da barreira cutânea, e que é muito associada à hidratação.

Para Carine, um dos diferenciais da fórmula do Antioxidante Hidratante é juntar todos esses ativos e esse tratamento tão potente em um veículo agradável: "É um gel levinho mas muito potente em resultado".

As colabs

E como foi participar das colabs de evolução do Antioxidante Hidratante? "Foi uma experiência incrível", conta Mirella Del Mazza. "Deu para perceber o cuidado da marca com a sua comunidade. Além disso, foi uma oportunidade única de ter contato com as pessoas que efetivamente colocam o produto na sua casa (e perceber o entusiasmo de todos com o que estão construindo) a colab também me fez ter ainda mais confiança na marca. Tive uma noção do quanto de trabalho, pesquisa e seriedade fazem parte de um único lançamento". Mirella aprova a nova fórmula: "Uso o Antioxidante Hidratante desde o lançamento, e deu pra perceber que a nova fórmula vem com muito mais hidratação e com uma permanência maior. Eu sentia a minha pele o dia todo macia e com um viço bonito".

Livia Luz também participou da nossa colab. Fã do Antioxidante Hidratante (“já perdi a conta de quantos tubos comprei!”, brinca), ela diz que ele é como sua “maquiagem do dia a dia”: “Sinto menos inchaço nas olheiras e uma pele mais uniforme, selada. A textura dele absorve rapidinho, é o ideal para mim. Agora só falta um desse de um litro para o corpo, né?” A Livia conta que achou a nova fórmula mais fluida, mas os efeitos incríveis que sente na pele seguem os mesmos.

Vivian Caldas, que também participou da colab, tem uma história diferente com a nossa fórmula: "Tive alguns problemas com a primeira fórmula no que diz respeito à hidratação. Minha pele é seca e bem sensível, e não sentia que ela hidratava minha pele o suficiente", conta. A gente ouviu a Vivian, convidou ela para as colabs, e agora ela volta para contar o que mudou: "É muito incrível como o produto realmente hidrata e ilumina a pele mais seca como a minha sem deixar uma sensação pegajosa.

Vivian conta que adorou participar do processo: "Foi uma experiência muito diferente, mas muito enriquecedora também. Tivemos uma reunião em que pudemos dividir as nossas experiências com o produto com equipe da Sallve, que foi bem bacana. Eu me senti participando do processo de reformulação desse produto, e isso me trouxe uma sensação muito boa".

Um produto que é muitos, feito por muitos: esse é o nosso Antioxidante Hidratante.

Voltar para o blog