5 dicas para evitar assaduras sem abrir mão do seu shortinho

Assaduras são incômodas e dolorosas, mas sabia que dá para evitá-las com algumas dicas simples? Aqui você confere cinco!

assaduras em adultos

Assaduras são um problema comum entre todos nós. Mas sabia que ela é um mecanismo de defesa? O atrito excessivo combinado com outros fatores, como suor, umidade, ou atividade física intensa, causa um processo inflamatório que ativa os melanócitos e o aumento da queratinização da pele, fazendo com que surja assim a assadura. Além da sensação de desconforto e vermelhidão, isso pode gerar uma hiperpigmentação progressiva e um aspecto típico de pele áspera por assadura. E, claro, a dor faz com que a gente se movimente com mais cautela. 

Mas sabia que é possível evitar o processo de formação de assaduras? Ah, e sem você ter que abrir mão do seu shortinho favorito ou minissaia. E nada de medo de se movimentar demais: nosso corpo, afinal, nasceu para ser livre!

Por isso, aqui, reunimos cinco dicas para prevenir sua pele de assaduras - sem abrir mão de fazer (ou vestir!) nada do que você mais gosta.

+ Como o Hidratante Antiatrito previne e regenera assaduras

Para evitar assaduras, mantenha sua pele sempre hidratada

Atenção, preguiçosos do hidratante corporal: manter a pele do corpo bem hidratada é chave para evitar assaduras. Afinal de contas, uma pele hidratada é uma pele com sua barreira protetora íntegra, e com uma capacidade maior de se defender de inflamações cutâneas. Pense assim: o cuidado com sua pele do corpo, especialmente para evitar assaduras, deve acontecer diariamente. Por isso, não esqueça de hidratar a pele do seu corpo com o mesmo cuidado que você faz com seu rosto, tá?

+ Bem-vindos ao grupo dos preguiçosos do hidratante corporal!

Pelos também podem influir no surgimento de assaduras, mas caso queira retirá-los, faça com antecedência

Caso você se depile, uma dica importante: não o faça logo antes do exercício físico, já que a depilação - seja ela qual for -, já sensibiliza a sua pele. E uma pele sensibilizada é mais propensa a desenvolver assaduras.

+ Depilação a laser: quais os cuidados antes e depois

Em entrevista ao blog da Sallve, a dermatologista Dra. Carla Vidal aproveita para explicar que aquela técnica de retirar os pelos do corpo, bastante comum entre atletas, também tem como objetivo evitar assaduras: "Assaduras nas coxas têm vários motivos, mas o principal vilão é o suor. Por isso que normalmente se indica, nesses casos, a retirada desses pelos para diminuir o atrito e diminuir a umidade da pele naquela região".

Dra. Carla, aliás, sugere que a retirada dos pelos caso você faça corridas, por exemplo, aconteça por métodos como o laser ou trimmer - "técnicas que não arranquem o pelo, o que pode causar foliculite".

Mantenha a pele sempre sequinha

O suor, como já aprendemos, é um fator crucial para o surgimento de assaduras. Por isso, outra recomendação da Dra. Carla Vidal é manter especialmente as regiões com dobras ou mais propensas a assaduras o mais sequinhas possíveis. Quanto mais umidade em uma região, maior a chance de aparecer uma assadura. Ou seja: chegou em casa suado? Vá direto para o banho e seque bem as áreas de atrito.

+ Assadura em adultos: o que é, como tratar e prevenir

A composição dos tecidos também ajuda

Especialmente no verão, tecidos mais frescos, como os de algodão, que favorecem a ventilação da pele, podem ser mais indicados, já que facilitam a circulação do ar. Já se for fazer exercícios físicos, Dra. Carla aponta que tecidos como a poliamida têm uma tecnologia de secagem rápida, o que não deixa a pele ficar úmida.

Hidratante Antiatrito

Nossa dica quente? O Hidratante Antiatrito, seu parceiro perfeito para evitar assaduras. Baseado em atritos reais, ele é um creme corporal diário para prevenção e tratamento de assaduras. Sua poderosa ação hidratante diminui a fricção entre as pernas, dobras de pele e a roupa e a pele (entre outros atritos), garantindo mais conforto e movimento no seu dia a dia. Com textura superleve que não mancha a roupa, ele também age nas regiões já sensibilizadas, acalmando e auxiliando no processo de recuperação da pele.

Sua fórmula, com niacinamidaalantoína e manteiga de abacate, previne a formação de assaduras, acalma e recupera a pele já sensibilizada, auxilia na uniformização de tom e textura da região, não deixa a região esbranquiçada ou pegajosa, oferece hidratação corporal prolongada e facilita o deslize dos seus movimentos. Nos nossos testes clínicos, 85% dos voluntários sentiram que o produto não saiu com o suor. No entanto, nossa recomendação é reaplicar o produto após sudorese intensa. 

Não se esqueça do dermatologista!

Com todas essas dicas em mãos e o nosso Hidratante Antiatrito, não fica mais fácil evitar as assaduras? Nessa conversa, porém, é importante ressaltar que em alguns casos mais intensos, porém, os locais que apresentam assaduras podem ser acometidos pela presença de microorganismos como fungos: "Isso acontece quando há, junto à assadura, a presença da micose. Existem sinais clínicos  e exames que podem ser realizados na pele que evidenciam a presença de fungos. Portanto, é sempre válido consultar um dermatologista em casos mais intensos ou que estão demorando a sumir, mesmo com as medidas de prevenção adotadas. Nesses casos, a recomendação é a associação com produtos anti fúngicos", explica Dra. Liliana Torloni, dermatologista consultora da Sallve.

E aí: que tal inserir o Hidratante Antiatrito na sua jornada da pele?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!