Se você sempre quis entender melhor como é o ciclo de crescimento do seu cabelo e quanto tempo ele demora de fato para crescer, seu momento chegou. Mas já adiantamos que as respostas não são tão simples e que o tempo é muito precioso quando pensamos em cabelo.
Como o cabelo cresce?
Assim como a pele, o cabelo se forma pela divisão e diferenciação de células-tronco que formam queratinócitos, que migram, achatam e morrem. O resultado disso é a formação de queratina. O cabelo é formado basicamente por queratina.
Os cabelos, assim como os pelos, nascem no folículo piloso, uma estrutura complexa, com vários componentes, como haste capilar, glândula sebácea, entre outros.
+ Cabelo oleoso e pele oleosa: existe alguma relação?
Como é o ciclo de crescimento capilar?
O crescimento do cabelo é cíclico e não acontece de forma sincronizada. Cada fio tem um ciclo independente. O ciclo de crescimento capilar tem 3 fases:
- Anágena: de forma geral, é a fase de crescimento, quando ele cresce e forma a haste capilar. Aqui há uma alta divisão e multiplicação celular, fazendo com que o cabelo aumente de comprimento. Entre 85% a 90% dos seus folículos capilares estão nesse estágio no momento. Essa fase pode durar vários anos, com uma média entre 2 e 7 anos. Aqui ainda vale lembrar: a fase anágena em pelos pubianos e pelos das sobrancelhas, por exemplo, é muito mais curta do que a fase dos fios que surgem no nosso couro cabeludo, ok?
- Catágena: começa quando a fase anágena termina e pode durar cerca de uma a três semanas. Essa é a fase de transição, nela as divisões celulares que estavam acontecendo freneticamente param de ocorrer. Ou seja, o cabelo para de crescer e sofre uma regressão, podendo perder até um sexto do seu diâmetro padrão. Entre 3% e 5% dos seus cabelos estão nessa fase.
- Telógena: é a última fase, conhecida também como fase de repouso. Ela normalmente dura de 2 a 4 meses, antes que os folículos entrem novamente na fase anágena e o ciclo recomece. Durante esta fase, a haste do cabelo amadurece em um cabelo totalmente queratinizado, que se desprende do folículo (geralmente ao pentear ou lavar o cabelo). Isso mesmo, é quando o nossos fios caem! Entre 10% a 15% dos fios estão nessa fase agora. Quando essa porcentagem aumenta, há uma queda excessiva de cabelo.
+ Xampu a seco: é bom pra todo mundo?
Talvez você já tenha visto por aí uma "quarta fase" do crescimento capilar: a exógena. Porém, ela faz parte da fase telógena e acontece quando o cabelo cai.
Aqui você consegue ver uma representação do ciclo de crescimento capilar:
Queda de cabelo na fase telógena: quanto é normal?
Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar: "Normalmente, uma pessoa tem em média 100 mil fios de cabelos e uma fase de crescimento de três anos, ou seja, esta pessoa troca cerca de 100 mil fios a cada 1.000 dias, tendo uma perda de 100 cabelos por dia. Se o indivíduo tiver mais do que 100 mil fios, com o mesmo tempo de fase de crescimento, ele terá uma maior perda diária."
+ Você sabe qual o seu tipo de cabelo?
A queda de cabelo considerada natural é entre 100 a 120 fios de cabelo por dia. “Aproximadamente 10% do total capilar”, explica a Dra. Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“Geralmente, quando o cabelo cai nesta quantidade, não causa espanto, pois as pessoas já estão adaptadas com essa queda corriqueira. Lembrando que esse total inclui os fios perdidos no banho, no travesseiro, na escova de cabelo e todos os outros que caem de maneira imperceptível ao longo do dia. Segundo os estudos nos mostram, as pessoas só percebem queda aumentada quando realmente há mais que 10% de perda diária dos fios. Essa condição chamamos de Eflúvio Telógeno, na qual as quedas ultrapassam 150 fios, podendo chegar a 600 fios ao dia"
Dra. Lilian Brasileiro
A Dra. ainda faz um alerta importante: o ciclo capilar é extremamente sensível as alterações do organismo e muitas são as condições que promovem o insulto da queda: como alterações hormonais, nutricionais, emocionais e doenças sistêmicas.
Quanto tempo o nosso cabelo demora em média para crescer?
Um novo fio demora cerca de 3 meses para nascer e o crescimento dos fios tem uma influência genética importante.
E quanto um cabelo cresce por mês?
Entre 1 e 1,5 centímetros por mês. “A média pode ser maior ou menor dependendo da genética de cada um”, alerta a Dra. Cintia Guedes.
“A quantidade de fios também é ditada geneticamente. Quem tem poucos fios nunca terá cabelo cheio, mesmo que faça inúmeros tratamentos. O que conseguimos é engrossar o fio, associando medicamentos orais, tópicos e procedimentos em consultório”, completa ainda.
Tônico Antiqueda
O Tônico Antiqueda é um tônico feito para reduzir a queda de cabelo e estimular o crescimento dos fios, sem incomodar ou pesar o couro cabeludo, além de proporcionar fios mais fortes e encorpados, e menos quebradiços.
Sua fórmula possui baicalina e extrato de alcaçuz, poderosa combinação de ativos antiqueda e estimulantes de crescimento, além da biotina, para que os fios cresçam fortes e o pantenol, que atua fortalecendo a barreira cutânea do couro cabeludo. Ah, e ele também pode ser usado na barba, viu?
E aí, que tal incluir o Tônico Antiqueda na sua rotina?