4 dicas para melhorar cicatrizes e marcas de acne

4 dicas para melhorar cicatrizes e marcas de acne

Um dermatologista explica algumas questões que podem ajudar e dá dicas importantes sobre cicatrizes de acne

Quem tem acne sabe bem que, além de cuidar do desconforto que as espinhas podem causar, também há uma chance de desenvolver cicatrizes e marcas de acne, como hiperpigmentações pós-inflamatórias, que aparecem depois que as lesões já se foram.

E aí surge a dúvida: o que dá pra fazer pra evitar cicatrizes de acne ou simplesmente melhorar a aparência das que já estão por ali? Conversamos com um dermatologista e chegamos com dicas!

Por que as cicatrizes de acne se formam?

Já conversamos sobre isso aqui no blog da Sallve, mas é importante relembrar. As cicatrizes de acne se formam pelo não tratamento ou manipulação indevida das espinhas - um processo que causa uma ferida na pele.

+ Estresse causa acne sim! Entenda por que e aprenda a tratar

“As cicatrizes são formadas por um processo de cicatrização alterado no local onde existiu uma lesão da acne (espinha). Este processo alterado forma uma alteração na textura da pele que pode ser elevada ou deprimida”, afirma o Dr. Renato Soriani, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Lembrando que existem diversas profundidades de espinhas e, algumas delas, podem se aprofundar formando cistos e nódulos. Quando a espinha passa da derme, há um risco maior de criar uma cicatriz.

+ A importância de tratar a acne além do skincare

O que pode ajudar a evitar e melhorar cicatrizes e marcas de acne?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o processo de formação da cicatriz ou das manchas de acne, o Dr. Renato dá algumas dicas.

Não esqueça o protetor solar

Não é de hoje que falamos disso aqui. É muito importante quem tem acne usar o protetor solar porque o sol estimula a glândula sebácea, portanto piora a acne. Mas há ainda um segundo fator: ele pode acabar aumentando a inflamação e piorar marcas/manchas de acne.

+ Protetor solar para pele oleosa e acneica: por que é importante e como escolher

"O uso de filtro solar é importante para a prevenção das alterações de pigmentação (manchas) da pele devido a inflamação causada pelas espinhas", afirma o Dr. Renato.

Não esprema espinhas

Espremer espinhas favorece o aparecimento de cicatrizes e manchas de acne, viu? "A espremedura não acelera a resolução do problema. Pelo contrário, ela altera o processo de cicatrização, podendo prejudicá-lo e favorecer o aparecimento de cicatrizes e manchas em locais onde elas não existiriam sem a manipulação inadequada", explica o médico.

+ Pode espremer espinha? Uma dermatologista explica por que não

Mantenha sua rotina de cuidados com a pele em dia

O médico aponta que é ideal manter a pele sempre limpa e higienizada, além de utilizar produtos adequados para o seu tipo de pele. Tudo isso mantém a saúde da sua pele em dia, o que contribui para cuidar de marcas de acne.

E estimular a renovação celular para reduzir a aparência de cicatrizes/marcas? AHAs e BHA, como o famoso ácido salicílico, podem ser aliados. Eles suavizam a textura da pele e ajudam a pele a produzir mais colágeno, contribuindo para o tratamento.

+ AHAs e BHAs: a combinação que é um sucesso para pele acneica

“Pensando na relação causa/efeito, (esfoliantes químicos gentis) podem ter a sua relevância. Podem ser úteis no manejo das lesões mais iniciais das espinhas. Desta forma, teríamos uma menor chance de evolução para lesões mais intensas e consequentemente menos cicatrizes”, opina o Dr. Renato.

Evite receitas caseiras e produtos agressivos

Importante lembrar: cicatrizes de acne envolvem tratamentos complexos, que dependem do tipo de lesão. Não é um tratamento único. A rotina de cuidados cosméticas é uma aliada, como te contamos, e procurar um dermatologista é de essencial importância.

+ Esses truques de redes sociais para a acne funcionam mesmo?

“Evite receitas caseiras ou utilizar produtos sem orientação adequada”, alerta o dermatologista, para que não haja agravamento do quadro ou piora das manchas e cicatrizes de acne.

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Com ácido salicílico em suas fórmulas, ela ajuda a tratar espinhas, prevenindo cicatrizes, e a suavizar cicatrizes de acne já existentes.

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Super Ácido Salicílico 2%

Um sérum de alta performance para potencializar o seu tratamento antiacne. Sua fórmula reúne a máxima concentração permitida dos ácidos salicílico (2%) e mandélico (10%) aliados ao poderoso peptídeo antiacne e ao zinco PCA.

Juntos, agem dissolvendo o sebo, desobstruindo poros e esfoliando células mortas, além de reequilibrar o microbioma cutâneo e reduzir a presença de bactérias causadoras da acne. O resultado você vê na pele: redução de cravos e espinhas, prevenção da acne e uma melhora efetiva na textura da pele, suavizando marcas deixadas pelas espinhas. um tratamento poderoso para você usar 1x ao dia, na rotina diurna ou noturna.

Voltar para o blog